Lição

Família compartilha experiência de superação do autismo

Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista desde os 5 anos e meio, Nicolas Brito Sales, hoje com 20 anos, fez palestra em São Luís e abordou a sua luta pela inclusão social

Daniel Matos / coordenador de Reportagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Nícolas é fotógrafo e profere palestras, nas quais conta um pouco da sua história e conquistas pessoais
Nícolas é fotógrafo e profere palestras, nas quais conta um pouco da sua história e conquistas pessoais (Nicolas)

“Autismo: Ciência, Família e Inclusão Social” foi tema da palestra proferida na noite da última quinta-feira (1º), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), pelo premiado fotógrafo Nicolas Brito, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Acompanhado dos pais, Alexsander e Anita, que é professora e doutora em neurociência, Nicolas encantou a plateia, ao compartilhar as vitórias que obteve na luta para superar suas limitações. O evento foi promovido pela Escola Diante do Saber, em parceria com a Sinfonia Diferente, que acolhe autistas e oferece tratamento aos educandos, por meio da musicoterapia.

A palestra reuniu pais de crianças e adolescentes autistas, educadores, médicos, psicólogos e profissionais de áreas afins. Antes da fala, um grupo de estudantes autistas, assistidos pelas duas instituições parceiras na iniciativa, fez uma apresentação no palco e arrancou aplausos do público, tamanho o progresso que demonstraram ao exibirem seu apren­dizado.

Como sempre, Nicolas, hoje com 20 anos, abordou o tema com alegria e carisma, cativando a todos, a exemplo do que já fez nas centenas de cidades brasileiras e do exterior por onde passou. Fora do Brasil, ele já palestrou no Uruguai, Estados Unidos, Panamá, França e Inglaterra.

Contando com a ajuda dos pais, que fazem intervenções valorosas ao longo de uma hora e meia de palestra, o jovem fez um retrospecto desde seus 5 anos e meio, quando nem sequer falava, era incapaz de expressar sentimentos e não conseguia interagir, até a fase atual da sua vida, marcada por conquistas, outrora inimagináveis para pessoas da sua condição.

A mãe de Nicolas, Anita Brito, que calcula em milhares o número de palestras já proferidas pelo filho, desde 2011, diz que as viagens ajudam muito para o desenvolvimento fisiológico e cognitivo dele. “Como ele tem alguns transtornos de ordem alimentar, é hiperativo e apresenta outras restrições, estar, com frequência, em ambientes diferentes exige permanente adaptação. E isso ajuda muito em sua evolução”, destaca.

O pai, Alexsander, abordou, com sempre faz em sua explanação, a importância do luto após o diagnóstico e da luta em conjunto pela superação das limitações. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Logística Empresarial, ele acompanha o filho e a esposa, desde 2012, em todas as palestras pelo Brasil e fora do país.

A cada palestra, a família Sales dá uma lição de amor e superação, transmitindo ensinamentos que ajudam outras pessoas com filhos autistas a vencer as barreiras e a buscar a inclusão social do seu ente querido.

SAIBA MAIS

Mais informações sobre as palestras e o desenvolvimento de Nicolas estão disponíveis nas redes sociais. No Instagram, os perfis são @anitabritooficial e @nicolasbritosalesoficial. No Facebook, as atualizações podem ser acessadas na página Anita Brito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.