LEITE MATERNO

Agosto Dourado reforça a importância da amamentação

Ações estão sendo realizadas na Unidade Materno Infantil do HU-UFMA; leite materno deve ser o alimento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida; para prematuros, líquido é indispensável para o correto desenvolvimento

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]Neste mês, a campanha Agosto Dourado promove a conscientização de mães e familiares sobre a importância do leite materno na alimentação durante os primeiros anos de vida dos bebês. Em São Luís, o tema está sendo amplamente debatido e disseminado por meio da parceria entre a Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) e a Sociedade Maranhense de Pediatria. Na manhã de ontem (2), palestra e roda de diálogos foram promovidas na Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais (UCIP), dedicada aos cuidados com bebês nascidos antes dos nove meses de gestação.

Lançada, oficialmente, em 2017 pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a campanha Agosto Dourado busca estimular e incentivar a amamentação, simbolizando, com a cor dourada, o “padrão ouro de qualidade” do alimento que deve ser exclusivo e indispensável durante os seis primeiros meses de vida. A partir desse período, a amamentação deve ser complementada com sopas, papas, entre outros alimentos, de forma que o leite materno permaneça na dieta até os dois anos de idade, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Rico em nutrientes, vitaminas, minerais, anticorpos e água, o leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, por possuir inúmeros benefícios essenciais para a vida do recém-nascido, ajudando no fortalecimento da imunidade, na diminuição dos riscos a alergias e no combate a anemia. Quando se trata dos prematuros, o leite torna-se indispensável para que os pequenos se desenvolvam corretamente fora do útero. Para Luciana de Jesus, que há poucos dias deu a luz a Eduardo Felipe, a amamentação representa um ato de amor entre mãe e filho.

“Ele é o meu segundo filho, mas foi o primeiro prematuro, então é tudo novo para mim. Como ele é pequenininho, tive medo de não saber lidar, por conta da dificuldade de pegar o peito. Ainda assim, insisto porque sei dos benefícios tanto pra ele, quanto pra mim. É um amor dar o leite materno ao meu filho, pois já vi o resultado com a minha primeira filha. Ela se desenvolveu muito bem e, até hoje, não costuma adoecer e, da mesma forma, quero que seja com o Eduardo, ainda mais ele sendo prematuro, que exige mais atenção”, declarou.

Relatos como este somente são possíveis devido aos cuidados tomados pela equipe multidisciplinar que atua constantemente na UCIP e, durante o Agosto Dourado reforçam as orientações às mães e suas famílias, para que mantenham e estimulem a amamentação como alimentação exclusiva dos bebês durante o período indicado, conforme destacou a neonatologista e chefe da UCIP, Marynéa Vale.

“O leite materno é o alimento padrão ouro na dieta de toda criança, em especial dos prematuros, porque eles vêm antes do tempo, as mães costumam estar muito sensíveis, entre tantos outros pormenores. Diante disto, o Banco de Leite do Materno Infantil treina os profissionais da equipe de enfermagem das unidades neonatais e estas equipes promovem rodas de conversa com as mães dos pré-termos para ressaltar o valor do leite materno. Como estamos na semana mundial da amamentação, é simbólico nos reunirmos e reforçar que o leite materno é o melhor alimento para o bebê, em especial para os bebês prematuros”, esclareceu.

Os conhecimentos tornam-se ainda mais valiosos para as mamães de primeira viagem, como Stefane Costa. Seu primogênito, Pedro Gabriel, nasceu durante a 28ª semana de gestação devido a complicações na gravidez. Após passar pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o pequeno foi transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), onde se alimenta, exclusivamente, com leite materno, por meio de sonda, exigindo atenção e esforço da mãe que, diariamente, ordenha o líquido visando o desenvolvimento adequado do filho.

[e-s001]“Ele pesa menos de um quilo e ainda não consegue se alimentar diretamente no peito. Na UTI ele recebia leite de outras mães e, nesse período, eu passava por treinamentos e recebia orientação da equipe do Banco de Leite, porque tinha dificuldade para ordenhar. Agora, na UCI, eu faço questão que ele se alimente unicamente do meu leite, pois já sei dos benefícios que isso trará para o crescimento dele e o resultado é perceptível. Antes ele tomava uma ml a cada três horas, hoje são 19 mL’s e, em breve, mamará em casa, comigo”, afirmou Costa.

Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. Uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência à mãe e ao bebê, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras.

Banco de Leite Humano do HU-UFMA

O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h. A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês. Lá é promovida a assistência aos bebês que nascem na Unidade Materno Infantil, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.

Benefícios da amamentação

Além dos benefícios nutricionais que o aleitamento materno pode trazer para o bebê, esse gesto aproxima mais o elo entre a mãe e o filho e ainda melhora a saúde da mulher. Veja alguns desses benefícios:

– Diminui a ansiedade da mãe: Durante a amamentação, a mãe entra em completa sintonia com o bebê, que precisa de tranquilidade e calma para se alimentar. O momento, consequentemente, faz com que a mãe se acalme e desfrute a maternidade.

– Aumenta a segurança: Principalmente para as mamães de primeira viagem, tudo é muito novo e a insegurança aparece. Porém, quando você amamenta, é perceptível a dependência que aquele ser tem de você, criando forças para confiar e fazer o melhor pela criança.

– Favorece o emagrecimento: Sabe aqueles quilinhos extras que, normalmente, a mãe ganha durante a gestação? A amamentação também ajuda a voltar ao peso ideal. Segundo estudos, o ato gera uma queima de calorias (cerca de 700 Kcal por dia), porque a ocitocina, hormônio produzido naturalmente pelo corpo, aumenta as contrações uterinas, reduzindo a queima natural de gorduras localizadas.

– Previne a anemia: Quando a mulher está amamentando, a menstruação demora mais tempo para voltar ao normal e descer regularmente, sendo assim, a quantidade de ferro do organismo fica preservada por mais tempo, impedindo a anemia.

Benefícios da amamentação

Além dos benefícios nutricionais que o aleitamento materno pode trazer para o bebê, esse gesto aproxima mais o elo entre a mãe e o filho e ainda melhora a saúde da mulher. Veja alguns desses benefícios:
- Diminui a ansiedade da mãe: Durante a amamentação, a mãe entra em completa sintonia com o bebê, que precisa de tranquilidade e calma para se alimentar. O momento, consequentemente, faz com que a mãe se acalme e desfrute a maternidade.
- Aumenta a segurança: Principalmente para as mamães de primeira viagem, tudo é muito novo e a insegurança aparece. Porém, quando você amamenta, é perceptível a dependência que aquele ser tem de você, criando forças para confiar e fazer o melhor pela criança.
- Favorece o emagrecimento: Sabe aqueles quilinhos extras que, normalmente, a mãe ganha durante a gestação? A amamentação também ajuda a voltar ao peso ideal. Segundo estudos, o ato gera uma queima de calorias (cerca de 700 Kcal por dia), porque a ocitocina, hormônio produzido naturalmente pelo corpo, aumenta as contrações uterinas, reduzindo a queima natural de gorduras localizadas.
- Previne a anemia: Quando a mulher está amamentando, a menstruação demora mais tempo para voltar ao normal e descer regularmente, sendo assim, a quantidade de ferro do organismo fica preservada por mais tempo, impedindo a anemia.

Banco de Leite Humano do HU-UFMA

O Banco de Leite funciona de segunda a sexta-feira, na Unidade Materno Infantil, das 7h às 19h. A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês. Lá é promovida a assistência aos bebês que nascem na Unidade Materno Infantil, com acompanhamento também às mães que apresentam problemas de amamentação, consultas pediátricas, visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite), pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal, além do atendimento especializado e atividades de ensino e pesquisa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.