COLUNA

Segundo ato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Os trabalhos sequer foram retomados no Congresso Nacional, tampouco a votação em segundo turno da Reforma da Previdência foi iniciada, mas já se discute com intensidade a Reforma Tributária.
Prioridade do Governo Federal, a reforma já conta com, pelo menos, três textos bases que aguardam por análise de deputados federais e senadores da República. Um do Executivo, outro da Câmara Federal e um terceiro do Senado da República.
A Câmara Federal também criou uma Comissão Especial - ainda no primeiro semestre -, para discutir e analisar o tema. O presidente do colegiado é o deputado federal maranhense Hildo Rocha (MDB), que quer levar a matéria para o Plenário no mês de outubro.
O Senado da República, por sua vez, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre a reforma tributária e destacou o senador maranhense Roberto Rocha (PSDB) como relator da peça.
A matéria, portanto, que ainda vai render muita discussão até a apreciação nas duas Casas, já conta com o protagonismo maranhense. Hildo Rocha e Roberto Rocha devem trabalhar para viabilizar uma espécie de parceria entre a Câmara e o Senado na apreciação da peça.
O tema é tão presente do lado de cá, que o governador Flávio Dino (PCdoB) também guarda expectativas sobre a reforma. “O maior objetivo da Reforma Tributária deve ser o combate à desigualdade e à cruel concentração de renda. Isso é o que determina o artigo 3º da Constituição Federal”, disse.

Novos membros
O diretório estadual do PSL no Maranhão oficializou a filiação do prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Rodrigues, e do coronel Monteiro.
O ato foi coordenado pelo presidente da sigla no estado, vereador Chico Carvalho, que trabalha para fortalecer a legenda para as eleições de 2020.
Lahésio já se posiciona, contudo, como pré-candidato ao Governo para as eleições de 2022.

Assumiu
A vice-prefeita do município de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba, assumiu ontem o comando do Executivo.
A posse foi conferida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Muniz (PP), em solenidade realizada às 17h no Plenário do Legislativo.
Paula assume em decorrência da ausência momentânea do prefeito Domingos Dutra, que está internado no Hospital São Domingos, em São Luís, para tratar de um AVC.

Acordo
Após a retomada dos trabalhos, a Câmara Federal deve voltar a debruçar-se sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre o Brasil e os Estados Unidos para exploração do Centro de Lançamento de Alcântara.
No fim do mês de junho, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) concluiu o relatório na Comissão Especial e encaminhou a peça para votação.
O acordo deve assegurar lucros de mais de R$ 37 bilhões por ano para o Brasil.

Investimentos
Maior interessada no tema, a bancada maranhense defende investimentos - de todas as ordens -, no município de Alcântara.
Depois de participarem da missão internacional no Centro de Lançamento de Korou, na Guiana Francesa, deputados federais maranhenses voltaram animados.
Isso porque, com modelo semelhante ao que deve ser aplicado no CLA, a cidade de Korou ganhou em investimentos na saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura.

Norte-Sul
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), assinou na última quarta-feira a concessão da ferrovia Norte-Sul.
O projeto, lançado há mais de 30 anos pelo ex-presidente da República José Sarney, segundo Bolsonaro, vai interligar o Porto do Itaqui ao Porto de Santos. Daí a sua importância.
“Daqui a um ano e meio ou dois, vai estar tudo funcionando e vai ajudar muito a escoar a produção do Centro-Oeste”, esclareceu o presidente.

União
Cento e trinta e quatro casais se uniram em cerimônia civil por meio do projeto “Casamentos Comunitários”, promovido pelo Poder Judiciário de Bacabal.
A cerimônia aconteceu na quarta-feira, na Praça da Bíblia, centro da cidade, e teve a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva.
O juiz Jorge Sales leite presidiu a celebração dos matrimônios e contou com o auxílio de outros 12 magistrados.

DE OLHO

R$ 292 mil é o valor gasto em 2019 pelo Governo do Estado para disparar mensagens de whatsapp.

E MAIS

• Apesar de ala do PDT defender a candidatura do senador Weverton Rocha em 2020, ele nega interesse pela disputa em São Luís.

• A Prefeitura de Barreirinhas ainda não pagou o adiantamento do 13ª a professores da rede pública.

• A Fundação Carlos Chagas divulgou ontem o edital para a realização de concurso público do TJMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.