Crime ambiental

Coleta e análise são feitas onde sardinhas foram encontradas mortas

Equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente também esteve no local para identificar pontos de possíveis lançamentos irregulares de efluentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001][e-s001]Após o episódio no qual milhares de sardinhas foram encontradas mor­tas na região de Ca­rimã, no município de Raposa, localizado na Região Metropolitana de São Luís, técnicos do Laboratório de Análises Ambientais (LAA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), fizeram uma visita àquela cidade ontem, 1º. Foram realizadas coletas e análises da água, na qual os peixes estavam, para posterior emissão de laudo acerca da situação.

De acordo com informações apuradas por O Estado com a Se­ma, a equipe do LAA coletou amostras, que foram encaminhadas para análises bacteriológicas e físico-químicas. O órgão comunicou, por meio de nota, que os técnicos de fiscalização também estiveram nos locais para “identificar pontos de possíveis lançamentos irregulares de efluentes”.

A Secretaria de Meio Ambiente disse, ainda, que, assim que todos os procedimentos forem concluí­dos, serão tomadas as devidas providências e aplicações de sanções penais cabíveis aos possíveis infratores. Alguns fatores, como os naturais, estão sendo estudados como prováveis causas para o fenômeno dos peixes mortos.

Entenda o caso
Grande quantidade de sardinhas mortas foi localizada em trechos como Porto do Braga, Carimã, Vila Laci e Jussara, no começo desta semana. Ao lado das embarcações ou boiando na água, os cardumes deixaram as pessoas atônitas. As explicações para o fenômeno são muitas, mas, para alguns moradores da região, a pesca de zangaria – considerada altamente predatória, sendo proibida nos meses de julho e agosto, devido à reprodução dos cardumes – seria a principal motivação para a mor­te dos peixes.

O uso dessa rede de zangaria alta é considerado prejudicial pa­ra a fauna marinha, uma vez que atrapalha na reprodução das espécies. O fato é que a morte das sardinhas deixou a população de Raposa revoltada, não apenas pelo aspecto da sobrevivência, como, também, no aspecto ambiental. Dessa atividade, as famílias se sustentam.
O problema também aconteceu no município de São José de Ribamar, como no Porto do Viei­ra, onde uma grande quantidade de sardinhas foi encontrada mor­ta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.