OPERAÇÃO

Campanha Férias Seguras se encerra com balanço positivo

Mais de mil abordagens, em todo o Maranhão, foram feitas pela Capitania dos Portos, resultando em aplicação de notificações, retenção e apreensão de embarcações; 104 militares foram mobilizados

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A campanha Férias Seguras, realizada durante o mês de julho em todo o Maranhão, sob promoção da Capitania dos Portos, encerrou-se com balanço positivo e, de acordo com a instituição, a conscientização e colaboração da população foi fundamental para o sucesso da operação. Mais de 1 mil abordagens foram feitas, resultando em aplicação de notificações, retenção e apreensão de embarcações. Problemas com documentação e ausência de equipamentos de segurança foram as infrações mais frequentes registradas nas férias.

“Na nossa ótica, a campanha foi superior, positivamente, em relação ao ano passado”, afirmou o comandante Márcio Dutra, titular da Capitania dos Portos do Maranhão. Nesta edição, as ações foram realizadas em 217 municípios e, para a ampliação da cobertura, 104 militares foram mobilizados e 1.074 abordagens foram realizadas e 12 palestras voltadas a públicos de todas as idades promovidas em áreas de lazer espalhadas pelo estado. No município de Balsas, em especial, as ações serão prolongadas.

“Neste ano, tivemos uma melhor logística. Dispomos de mais embarcações, o que nos possibilitou ampliarmos bastante a quantidade de municípios que atuamos. Então, além dos quatro municípios que compõem a Ilha de Upaon-Açu (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), também estivemos em Morros, Icatu, Santo Amaro, Humberto de Campos, Barreirinhas, que é um local em que estamos fixos, Santa Rita, em Balsas, onde as atividades seguem até o dia 15 de agosto, enfim, vários municípios em que realizamos ações, especialmente naqueles que aumenta o turismo e apresentam maior influência do transporte de passageiros, esporte e recreio”, esclareceu Márcio Dutra, comandante da Capitania dos Portos.

Como resultado das abordagens promovidas durante toda a campanha - realizada de 5 a 29 de julho -, 74 notificações foram emitidas, 51 embarcações retidas (confiscadas antes da navegação) e outras duas apreendidas (em navegação) pela capitania por descumprimentos de normas legais previstas pela Marinha. Entre as infrações mais cometidas no período, destacaram-se ausência de documentos da embarcação, documentação vencida e falta de equipamentos de segurança em embarcações de transporte de passageiro e de esporte e lazer e condução sem habilitação do condutor, sendo esta última de grande gravidade, pois põem em risco a vida da tripulação.

O comandante enfatizou que, apesar da intensificação, as ações permanecem durante todo o ano, e qualquer embarcação está sujeita às fiscalizações da capitania para cumprimento dos requisitos exigidos para garantir a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica a partir das embarcações. Segundo ele, o apoio da população foi essencial para o sucesso das ações, seja por meio da conscientização ou denúncias.

“Nós conclamamos a população, que é nossa principal parceira no nosso trabalho, para exigir estas recomendações quando forem transportadas e qualquer situação que ela identifique o descumprimento desses requisitos, nos avise por meio dos nossos canais de denúncia, por meio do 0800 098 8432 ou pelo site marinha.mil.br/cpma”, destacou Dutra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.