Documentário

Fatos e imagens em filme-documentário

Filme "Pelos Olhos de Lindberg Leite" será lançado hoje, às 19h, no Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Uma das cenas do documentário
Uma das cenas do documentário (Documentário )

São Luís - Um longa-metragem de 80 minutos com imagens de fatos que ocorreram no Maranhão entre meados dos anos de 1960 e final de 1970, cobrindo um período aproximado de 15 anos de registros imagéticos. Assim é “Pelos Olhos de Lindberg Leite”, uma iniciativa da Objetiva Filmes e Guarnicê Produções e apoio do Museu do Audiovisual do Maranhão (Mavam), ligado à Fundação Nagib Haickel, a ser lançado hoje, às 19h, no Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga (Centro). A pequisa é de Cinaldo Oliveira, Joan Santos, Fernando Bayma e Joaquiam Haickel e a direção, de Fernando Bayma e Joaquim Haickel.

O documentário é apresentado com comentário dos personagens contidos nas imagens e por pessoas que as identificam e falam sobre os fatos e eventos retratados e outros adicionais. As imagens são fruto do trabalho do repórter cinematográfico Lindemberg Leite e de pioneiros do cinema e da televisão maranhense, que documentaram eventos, lugares e pessoas que fizeram a história de São Luís e do Maranhão há 50 anos.

Foram pontuados cinco pontos principais: as festas de Pergentino Holanda nos anos 1970, os eventos de Carnaval nos clubes e ruas, a vinda do pasquim a São Luís, o primeiro comercial da década de 1970 e o lançamento do livro “Missa Convite”, de Edson Vidigal. Entre outros, participam do filme o publicitário Rodrigo Caracas, o escritor Américo Azevedo Neto, o tabelião Jurandir Leite, o engenheiro Luiz Raimundo Azevedo, o jornalista Pergentino Holanda e o escritor Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras.

Segundo o cineasta Joaquim Haickel, diretor do Mavam, o material que resultou no documentário foi entregue pelo já falecido radialista e deputado Mauro Bezerra, pela viúva do repórter cinematográfico Lindemberg Leite e pela direção da extinta Fundação José Sarney. Consistia em diversos rolos de filme 16 milímetros, mais de duas centenas de fitas VHS, em sua maioria mofadas e inutilizadas devido ao mal condicionamento, que continham imagens quase sempre sem áudio, captadas pelas lentes argutas de Lindemberg Leite e seus contratados.

“Conscientes da rara preciosidade que tínhamos nas mãos, tratamos de disponibilizar recursos humanos e materiais, primeiro para o salvamento do referido acervo, depois para sua preservação em meio digital, promovendo uma minuciosa e delicada digitalização das películas e das fitas, o que resultou em mais de 60 horas de imagens, nem sempre de boa qualidade, devido ao avançado estado de deterioração do suporte físico em que se encontravam”, disse Joaquim Haickel.

A direção do Mavam, em conjunto com as empresas e as pessoas que compõem o Polo de Cinema Ficcional, Documental e de Animação do Maranhão, grupo dedicado a desenvolver atividades audiovisuais em terras maranhenses, resolveu levar adiante o projeto, cujos parceiros são a Objetiva Filmes e a Guarnicê Produções.

Conforme Joaquim Haickel, a intenção no geral, entre outras coisas, é mostrar como se vivia naqueles turbulentos anos em São Luís e no Maranhão. E de forma mais restrita, possibilitar que um senhor na casa dos 70 anos possa se sentar em frente ao aparelho de televisão de sua casa, ao lado de seu filho e de seu neto, e mostrar a eles imagens que fizeram a sua juventude em sua amada terra.

“Mais que isso, guardar aquele filme, aquelas imagens, para que seu bisneto, ainda no ventre de sua neta, possa saber coisas sobre seu bisavô. O documentário significa reconhecermos o valor do trabalho e da herança que nos foi legada por este profissional competente e homem elegante, e identificarmos nela pessoas e fatos que fizeram a nossa história e preservarmos isso para as gerações futuras”, finalizou.

Serviço

O quê

Lançamento do filme “Pelos olhos de Lindberg Leite”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga (Centro)

Evento para convidados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.