Literatura

Considerações sobre economia e política em livro

Livro "Três anos insólitos", de Eden Jr., será lançado hoje, às 19h, na Livraria Amei do São Luís Shopping; evento terá palestra da jornalista de economia Adriana Fernandes, do Jornal O Estado de S. Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O economista Eden. Jr. é o autor do livro
O economista Eden. Jr. é o autor do livro (Eden Jr.)

São Luís - Reunindo mais de 60 artigos publicados em blogs e jornais impressos e abordando temas diretamente ligados a economia e política, o livro “Três anos insólitos”, do economista Eden Jr., será lançado hoje, às 19h, na Livraria e Espaço Cultural Amei, no São Luís Shopping. No lançamento, será proferida palestra pela jornalista de economia Adriana Fernandes, do Jornal O Estado de S. Paulo, que falará sobre os “Os bastidores do jornalismo econômico (2016 a 2018)”.

A obra tem 238 páginas e é escrita em linguagem acessível e expondo a visão de um economista acerca dos desdobramentos que marcaram o Brasil nos anos de 2016, 2017 e 2018. “Fui rigoroso quanto à periodicidade de publicação desses artigos que constam no livro, pois escrevia de 15 em 15 dias e passava para os blogs e jornais. São diferentes temáticas que abordo de forma analítica, o que revela a minha visão sobre os acontecimentos nacionais e locais”, disse Eden Jr.

O prefácio é assinado pelo economista José Teixeira Veras, auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União e a apresentação é de João Gonsalo de Moura, doutor em Economia e professor associado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão. A introdução tem a pena de Lino Raposo Moreira, PhD em Economia e ex-presidente da Academia Maranhense de Letras.

Entre os temas abordados, o descontrole das contas públicas, Reforma da Previdência, inflação, a crise do sistema de Previdência do Maranhão (Fepa), a “guerra comercial” entre Estados Unidos e China, as moedas digitais e desemprego. A obra, que tem o selo da Clara Editora, traz escritos publicados no período de 17 de julho de 2016 a 30 de dezembro de 2018. “A proposta é levar o leitor a uma compreensão e reflexão sobre estes acontecimentos incentivando a discussão informada sobre os assuntos econômicos conexos ao nosso estado e ao nosso país”, diz o autor.

Eden Jr. é doutorando em Administração pela Universidade da Amazônia, graduado em Economia e Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, e auditor da Controladoria-Geral da União (CGU). Nascido em São Luís, mas com raiz e fortes laços familiares com a cidade de Arari, ele é apaixonado pelas ciências econômicas, porém, nunca deixou de lado sua vertente de comunicólogo e também a paixão pela arte.

Atualmente, é conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Maranhão. Foi vencedor, em 2016, com o trabalho “A Situação Fiscal dos Municípios Maranhenses após a Lei de Responsabilidade Fiscal: uma avaliação com ênfase nas receitas próprias”, do XII Prêmio Maranhão de Economia, na categoria Dissertação de Mestrado, concedido pelo Corecon/MA.


Serviço

O quê

Lançamento do livro “Três anos insólitos”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Livraria Amei (São Luís Shopping)

Preço do livro: R$ 30,00



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.