PH

Desejo de Catirina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
EM VISITA à família e aos amigos no Maranhão, Márcia, Sandra e sua mãe Norma Duailibe Forte, que moram em Belém, e Rosa e João Bugarin, que moram em Brasília, foram vistos em noitada de confraternização, com a prima e sobrinha Silvia Duailibe Costa
EM VISITA à família e aos amigos no Maranhão, Márcia, Sandra e sua mãe Norma Duailibe Forte, que moram em Belém, e Rosa e João Bugarin, que moram em Brasília, foram vistos em noitada de confraternização, com a prima e sobrinha Silvia Duailibe Costa (PH)

O bom humor da divertida comédia “O Desejo de Catirina” está de volta aos palcos maranhenses. Com apresentação de Uimar Júnior, a partir de livre adaptação do texto do escritor Wilson Chagas, a comédia será reapresentada nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto, no Teatro Alcione Nazaré. O espetáculo é baseado na história tragicômica mais popular dos festejos juninos maranhenses: O Auto do Bumba meu Boi. No elenco, Júlio Fernandes, Tony Costa, Danilo Barnu, Tony Ferraz, Cristina Gomes e Uimar Júnior.

Giovanni no Jornal Nacional
Galã da TV Mirante, Giovanni Spinucci foi sorteado entre os apresentadores de telejornais locais para comandar a bancada do “Jornal Nacional”, em rodízio, aos sábados, a partir de 31 de agosto.
A iniciativa faz parte das comemorações dos 50 anos do telejornal, lançado em 1º de setembro de 1969.
Giovanni está entre os 27 apresentadores, dos 26 estados e do Distrito Federal, que vão participar do rodízio.

Exemplo e sucesso
Trajetória de sucesso e superação de desafios, assim é a jornada empreendedora de Davi Braga, um jovem brasileiro de apenas 18 anos que encara o empreendedorismo como estilo de vida.
Ele começou sua trajetória aos 13 anos de idade e criou a startup List It, que simplifica a compra de materiais escolares, e que foi recentemente vendida por 600 mil reais.
Davi que é autor do livro: “Empreender grande, desde pequeno”, recebeu da revista Forbes o título de Forbes Under 30, como um dos mais relevantes jovens talentos do Brasil abaixo dos 30 anos de idade.
Ele estará em São Luís no dia 30 de julho, às 9h, no espaço Black Swan, a convite do educador Rodrigo Marques, quando falará sobre carreira, foco, empreendedorismo e desenvolvimento de criatividade. para alunos da escola COC e para seus pais.
Com certeza, Davi será inspiração para muitos outros jovens despertarem o interesse a empreender.

Com tecnobrega
As Óticas Diniz, maior rede de varejo óptico do Brasil, retorna à TV com a campanha “Enjoei, Troquei”.
Desta vez, o mote é a promoção para os consumidores renovarem ou ampliarem a coleção de óculos de grau e de sol na qual os acessórios antigos valem R$ 200,00 de desconto na compra dos novos nas mais de mil lojas da marca em todo o país.
Em ritmo tecnobrega, bastante popular entre os brasileiros, o filme apresenta situações nas quais o acessório está deixado de lado, como no meio do sofá, na estante ou na penteadeira junto com a maquiagem, com muito humor.

Em São José
Ficou engarrafado o trânsito sábado à tarde na entrada de São José de Ribamar, por conta da caminhada dos jovens integrantes do projeto Missão Calebe, um programa de voluntariado, serviço social e evangelismo desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
O evento contou com a presença do líder mundial de universitários, pastor Jiwan Moon, e do líder sul-americano de jovens, o argentino Carlos Campitelli.
A concentração de jovens começou na Praça da Bíblia, quando eles formaram a mão símbolo da Missão Calebe e a mão de “like” das redes sociais.
Em seguida, caminharam até a orla do município para a programação que contou com a participação do grupo musical Ministério F4CES, da gravadora Novo Tempo.

Não se mexem
O anúncio, em janeiro deste ano, foi de que embaixadas e consulados brasileiros se tornariam centros de captação de investidores nos países desenvolvidos.
A ideia só será posta em prática quando for cortado o suprimento de café enviado pela mala postal.
Para os diplomatas é mais confortável ficar nos gabinetes saboreando o autêntico sabor da nossa bebida do que sair com uma pasta debaixo do braço a visitar empresas.

Só promessa
Esta semana, o rompimento da represa de Brumadinho completou seis meses.
Os dias que se seguiram à tragédia foram de manchetes, anunciando medidas dos governos para aumentar a fiscalização em todo o País.
Até agora, quase nada mudou. Ficou a memória de 248 mortos e 22 ainda desaparecidos.

TRIVIAL VARIADO

Um pedaço da Índia estará em São Luís a partir do dia 2 de agosto, no Shopping da Ilha. A Feira Expo Índia traz uma grande variedade de itens de moda e decoração que poderão ser adquiridos pelos maranhenses. O horário de funcionamento é o mesmo do shopping.

Em tempo: a Feira Expo Índia foi idealizada pelo indiano Tasaduq Hussain Baba, que veio de Kashmir há 15 anos e, desde então, traz um pouco da cultura do seu país para o Brasil.

Antes da votação da reforma da Previdência em segundo turno, vamos rever o desfile de desinformação e ingenuidade na tribuna e nos microfones de apartes da Câmara dos Deputados.
Analistas políticos da Argentina estão convictos: o centro afunda e os extremos estão se reforçando. A eleição presidencial ocorrerá a 27 de outubro.

Ministros e parlamentares avaliam que Sérgio Moro extrapolou suas funções ao quebrar sigilo de operação da Polícia Federal. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Os piratas e criminosos eletrônicos, com as interceptações, queriam criar uma instabilidade emocional no País para levar à crise institucional. Salto demasiado para amadores.

As agências poderiam deixar à disposição dos clientes para consultas o Código de Defesa do Consumidor Bancário. É o que já ocorre em lojas comerciais que oferecem exemplares do Código de Defesa do Consumidor.

Hackers lambem os dedos quando constatam que a população mundial é de 7 bilhões e 60 milhões de habitantes, dos quais 5 bilhões e 100 milhões possuem smartphone; 4 bilhões e 300 milhões têm acesso à internet e 3 bilhões e 200 milhões usam redes sociais. Não ligaram as antenas

Advogados ligados a Glenn Greenwald chamam de AI-5 a portaria do Ministério da Justiça que permite a deportação sumária de estrangeiros considerados perigosos ou que tenham praticado ato "contrário aos princípios e objetivos dispostos na Constituição".

DE RELANCE

Julho Amarelo
A cor deste mês é amarela. Afinal, estamos no “Julho Amarelo”, que visa combater as hepatites virais. O ápice da ação foi ontem, 28, dia mundial de luta contra a patologia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 0,7% da população, entre 15 e 69 anos, teve contato com o vírus da hepatite C no ano de 2018, o que corresponde a, aproximadamente, 1 milhão de pessoas. A campanha propõe-se a conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e, também, do tratamento das hepatites virais. A patologia é provocada por diferentes vírus que apresentam características distintas.

Mulheres negras
Na última sexta-feira, a Assembleia Legislativa do Maranhão sediou on “Seminário Estadual de Políticas Públicas para Mulheres Negras”, idealizado em alusão ao mês de julho. No dia 25 foi comemorado o “Dia da Mulher Negra”. Os participantes do evento debateram questões fundamentais por meio de painéis e ainda celebraram a resistência das mulheres negras no Maranhão. A abertura contou com a apresentação da cantora Milla Camões, que interpretou sucessos como “Olhos Coloridos”, sucesso na voz de Sandra de Sá, e “A Carne”, de Elza Soares.

Uma antiga amizade
Antigos alunos do Colégio Maristas homenagearam ontem, 28, o professor Antônio Alves Monteiro com uma missa de Ação de Graças pelos seus bem vividos 80 anos. A celebração religiosa ocorreu na Igreja Menino Jesus de Praga, na Cohama. O professor Monteiro, como é conhecido, lecionou português para diversas turmas do Maristas, tornando-se grande referência educacional para a tradicional Turma de Irmão Itaici, nos anos 1960. O ato religioso foi marcado por um clima de confraternização e ótimas lembranças.

Aos pés do Cristo Redentor
Depois de defender artigo universitário em encontro acadêmico de Letras, na UFRJ, o quase graduando Pedro Salim Rosa foi agradecer o sucesso do feito ao Cristo Redentor. Os pais-avós Yeda e José Salim, meus afilhados de casamento, em São Luís, vibraram, durante a comemoração dos 49 anos de comunhão matrimonial, transcorridos ontem, dia 28.

A velha tática em ação
O país que precisa enfrentar o índice cruel de desemprego se vê, subitamente, mergulhado num varejo pantanoso de mensagens capturadas de autoridades. É um escândalo, mas que põe água abaixo os propósitos imediatos de encarar os graves e reais problemas nacionais. A política volta a se transformar num espetáculo barato. O recomeço da atividade no Senado e na Câmara dos Deputados, quinta-feira, será tomado pelo episódio. Por trás de tudo, existe a tática de desfigurar a Operação Lava Jato. O combate à baixa qualidade do sistema escolar, à violência, à corrupção endêmica e sistêmica, ao desperdício do dinheiro público, tudo sai por algum tempo do cenário.

Só vai no empurrão
O que mais se ouve, nos últimos 30 anos, é que o país só voltará a crescer quando ocorrerem todas as reformas. Esse virou o argumento dos escapistas. O desenvolvimento, até nos países em que governos atrapalharam, veio com a determinação dos empreendedores. Não adianta esperar pelo setor público, que está com as finanças quebradas e se preocupa com o conjunto insano da burocracia. Só a iniciativa privada terá condições de pôr o pé no acelerador e percorrer uma estrada esburacada para fazer ressurgir números positivos na Economia.

Dia de decisão
Terça-feira, o Comitê de Política Monetária do Banco Central abrirá a quinta reunião do ano para avaliar se manterá a taxa básica anual de juros. Está em 6,5 por cento desde março do ano passado. Fontes do Ministério da Economia preveem que cairá para 5 por cento até dezembro.

Rompeu barreiras
Em Los Angeles, há 20 anos, ocorreu um fato comentado até hoje. Jovem de 16 anos, que havia feito exame para um curso de alta especialização em Informática, ligou para a Faculdade, perguntando quando poderia fazer a inscrição. A secretária disse que o resultado ainda não tinha sido divulgado. Diante da insistência do candidato, passou para o diretor que perguntou como ele tinha tomado conhecimento da lista. O jovem deu a rota e obteve como resposta: “Venha correndo para cá.” Foi aceito não como aluno, mas como profissional. Era um hacker nato.

Comparação
Escrivães das naus espanholas e portuguesas, que percorriam os mares na era das descobertas, usavam a expressão “longe de amainar, o tufão redobra” em seus relatos. Não é outra a circunstância vivida hoje na gestão pública de países latino-americanos, a começar pelo Brasil.

Para escrever na pedra:
“Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem… A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.” De Karl Marx

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.