Casca de banana?

Bolsonaro afirma que pai do presidente da OAB foi morto por guerrilha

De acordo com presidente, Fernando Santa Cruz foi assassinado por membros do grupo de guerrilheiros chamado Ação Popular

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Presidente causou polêmica ao se referir ao sumiço do pai do presidente da OAB, Fernando Santa Cruz
Presidente causou polêmica ao se referir ao sumiço do pai do presidente da OAB, Fernando Santa Cruz (Bolsonaro)

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, o pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, foi assassinado por membros da Ação Popular. A declaração foi dada horas após Bolsonaro afirmar que sabia o paradeiro de Fernando Santa Cruz, pai do advogado.

“O pai do Santa Cruz integrava a Ação Popular de Recife, o grupo terrorista mais sanguinário que existia. Esse pessoal tinha algumas ramificações pelo país e tinha uma grande no Rio de Janeiro. O pai dele, bastante jovem ainda, veio para o Rio de Janeiro. […] E o pessoal da AP [Ação Popular] no Rio de Janeiro ficaram (sic), primeiro, estupefatos: como pode esse cara vir de Recife para conversar conosco, aqui? O contato não seria com ele, mas sim com a cúpula da Ação Popular de Recife. Então, eles resolveram ‘sumir’ com o pai do Santa Cruz”, disse o presidente.

Jair Bolsonaro ainda afirmou que obteve as informações com pessoas ligadas ao regime militar na época. “Conversava com muita gente, eu estive na fronteira, conversava. Essa foi a informação que eu tive na época sobre esse episódio. […] Isso foi o que aconteceu. Mas não foram os militares que mataram ele não, tá? É muito fácil culpar os militares por tudo o que acontece”, opinou.

A polêmica entre Jair Bolsonaro e o presidente da OAB ocorreu após o presidente queixar-se da atuação da OAB na apuração sobre o atentado cometido por Adélio Bispo.

“Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB? Um dia se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto pra ele”, reclamou Bolsonaro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.