Limpeza Urbana

São Luís é a primeira capital no Nordeste no ranking das que mais reciclam

De acordo com informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a taxa de reciclagem da capital maranhense já chegou à marca de 2,34%; a média nacional de reciclagem é de 3%

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Resíduos sólidos são encaminhados pela população aos diversos ecopontos de São Luís para reciclagem
Resíduos sólidos são encaminhados pela população aos diversos ecopontos de São Luís para reciclagem (Ecoponto)

São Luís ocupa o primeiro lugar no ranking das capitais do Nordeste que mais reciclam o lixo coletado. Os dados constam no último levantamento divulgado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Em 2013, a Taxa de Recuperação de Recicláveis de São Luís, conforme o SNIS, era de 0,12%. Em 2017, este índice já era 2,34%. De acordo com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Luís, o crescimento da capital neste ranking é reflexo das políticas de profissionalização da gestão de resíduos que vem sendo implantados na cidade como os Ecopontos.

De acordo com os dados do SNIS, das nove capitais nordestinas, apenas três têm taxas de reciclagem superiores a 1%, sendo São Luís a única com taxa superior a 2%. A média nacional de reciclagem no Brasil atualmente é de 3%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Em todo o Brasil, 30% das cidades não têm nenhuma iniciativa de coleta seletiva e reciclagem. No Nordeste, este índice é ainda maior e passa dos 49%.

Taxa de reciclagem
A taxa de reciclagem de 2,34% apresentada por São Luís refere-se à última publicação do SNIS, feita em 2018, tendo como base de dados o ano de 2017, portanto, segundo o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, o próximo levantamento, que será divulgado neste segundo semestre de 2019, com informações referentes ao ano de 2018, mostrará um novo crescimento da capital maranhense.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, afirma que os próximos levantamentos mostrarão São Luís superando a média nacional de reciclagem. “Já estamos com o dobro de Ecopontos que tínhamos em 2017 e encerraremos 2019 com mais de 20 equipamentos em pleno funcionamento. Estes resultados apresentados por São Luís são reflexo da gestão profissional de resíduos sólidos que começou a ser implementada desde o primeiro mandado do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Com certeza encerraremos o ano de 2020 com uma taxa de reciclagem superior à média nacional, continuando na dianteira da região Nordeste”, disse.

Ecopontos
Os Ecopontos foram a primeira política pública de coleta seletiva implantada em São Luís. O primeiro equipamento foi inaugurado pela Prefeitura de São Luís em maio de 2016. Até dezembro de 2017, ano de referência do último SNIS, a capital contava com oito Ecopontos. Atualmente, são 15 equipamentos em funcionamento. Os três últimos entregues há um mês. Outros três já estão em obras e mais dois terão os trabalhos iniciados ao longo do mês de agosto, fechando a segunda etapa do Plano de Expansão dos Ecopontos, cuja meta é encerrar 2019 com 20 em funcionamento. Mais 10 serão implantados ao longo de 2020.

De acordo com dados do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, os Ecopontos em funcionamento já recolheram 30 milhões de quilos de materiais que foram encaminhados para a reciclagem. “À medida que vamos implantando novos Ecopontos este total de recolhimento vai aumento e consequentemente o percentual de reciclagem de São Luís”, informa Carolina Moraes Estrela.

Ainda segundo a presidente do órgão, será iniciada ainda no mês de agosto a coleta seletiva porta a porta, o que vai ajudar São Luís a subir ainda mais posições no ranking nacional. “A implantação da coleta seletiva porta a porta não concorrerá com os Ecopontos, que continuarão sendo pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis e volumosos. Juntos, os equipamentos e o serviço porta a porta aumentarão a quantidade de resíduos coletados e encaminhados para a reciclagem na nossa cidade”, explica.

SAIBA MAIS

Ranking da reciclagem entre as capitais do Nordeste:

São Luís (MA) 2,34%
João Pessoa (PB) 1,39%
Aracaju (SE) 1,08%
Natal (RN) 0,83%
Fortaleza (CE) 0,54%
Salvador (BA) 0,37%
Recife (PE) 0,27%
Maceió (AL) 0,22%
Teresina (PI) 0,12%

Fonte: SNIS

Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)
O SNIS é um sistema de informações consolidado no setor de saneamento básico como o mais robusto e importante banco de dados existente no país sobre serviços de saneamento. Composto por informações sobre serviços de água e esgotos (SNIS-AE), manejo de resíduos sólidos urbanos (SNIS-RS) e drenagem e manejo de águas pluviais (SNIS-AP), o SNIS abrange os aspectos institucionais, técnico operacionais, administrativos, econômico-financeiros e de qualidade dos serviços prestados.

ECOPONTOS
Os Ecopontos são equipamentos da Prefeitura de São Luís com o objetivo de garantir à população um local para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis e volumosos. Estes resíduos não são recolhidos pelo serviço de coleta domiciliar porta a porta, cabendo ao cidadão fazer a destinação ambientalmente adequada, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal 12.305/2010 – e Lei Municipal Nº 6.321/2018.
O que são resíduos recicláveis?
Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro.
O que são resíduos volumosos?
Os chamados resíduos volumosos são aqueles que apresentam grandes volumes e dificuldade de manejo. São compostos principalmente por móveis, eletrodomésticos, pneus, sucatas, entulhos de obras, restos de poda e capina etc.
Para saber onde ficam os Ecopontos, entre em contato com a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana pelo telefone 0800 098 1636 ou acesse https://www.saoluis.ma.gov.br/comitedelimpeza.

NÚMEROS

15 Ecopontos em funcionamento
30 milhões de quilos de resíduos recicláveis e volumosos recolhidos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.