FOCO NO ENEM

Férias: estudantes esquecem o lazer e mantêm foco no Enem 2019

Cursinhos pré-vestibulares dedicam-se a revisões nesta reta final de estudos para as provas; exame será realizado nos dias 3 e 10 de novembro

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Estudantes abdicam das férias na preparação para o Enem
Estudantes abdicam das férias na preparação para o Enem (Enem)

SÃO LUÍS - Faltando pouco mais de quatro meses para o Exa­me Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, estudantes de São Luís têm substituído o lazer e descanso das férias pelos estudos, muitos com o objetivo de ingresso em graduações concorridas nacionalmente, como Medicina e Engenharias. Buscando melhor desempenho dos alunos, cursinhos preparatórios estão desenvolvendo atividades que vão além dos conteúdos programados para a prova, com foco no alinhamento emocional e psicológico dos vestibulandos. No Maranhão, cerca de 220 mil pessoas devem participar do exame, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro.

É necessário muita determinação para abrir mão de um período tão esperado pelos alunos, como são as férias escolares, mas esta tem sido a escolha mais comum entre os estudantes que almejam um bom desempenho no Enem 2019. Com foco em cursos de intensa concorrência em todo o país, alguns vestibulandos, entre os 218.082 maranhenses inscritos, já se preparam há mais de um ano, como Isidorio Bispo, que pretende cursar Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mantém uma rotina intensa de estudos.

“É preciso ter uma rotina de estudos diários e sabemos que se conseguirmos manter esse foco, chegaremos lá. Às vezes, é complicado manter o ritmo que desejamos, porque surgem imprevistos, mas é importante repor e, para isso, há dias em que entro pela noite estudando para compensar um dia que não estudei e evitar que isso não altere o conteúdo que já adquiri e não me prejudique na hora da prova”, explicou o estudante

Para alcançar o objetivo, Bispo optou, em 2017, por trancar a matrícula no curso de Direito pela UFMA e, desde então, abre mão de festas, saídas com amigos e momentos de lazer com a família para dedicar-se exclusivamente à preparação do Enem. “O que não falta são tentações, principalmente porque eu já iniciei uma graduação e o pessoal já está se formando. Então, eu recuso muitos convites de festas de formatura, saídas à noite, principalmente nesse período de férias. Não dá para arriscar, porque Medicina é o curso mais concorrido do Brasil. É necessário ter muita força de vontade”, reafirmou.

Apesar da dificuldade em manter o foco diante da tentadora rotina de diversão vivida pela maioria dos adolescentes, o objetivo é posto à frente, servindo como motivação para os estudos, como afirmou Vinícius Barbosa, estudante do terceiro ano do ensino médio, que ainda tem dúvida entre os cursos de Medicina e Engenharia Robótica para o ingresso no ensino superior.

“Nas férias, eu tento aproveitar o tempo livre para colocar as matérias em dia e até relaxar um pouco, mas sem perder o foco nos estudos. Eu prefiro pensar que aquilo que eu estou abdicando agora, vou ser recompensado depois. Então, é preciso focar, ‘perder’ um ano para ganhar muitos lá na frente”, declarou Barbosa.

Provas
Composto por 180 questões de múltipla escolha, divididas igualitariamente entre Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, além da temida redação sobre temas de ordem social, científica, cultural ou política, o Enem é conhecido entre a grande maioria dos estudantes como uma prova desgastante e cansativa, fator que requer atenção.

De acordo com os professores, nesta reta final de preparação, o objetivo é revisar os conteúdos abordados durante o ano e buscar fortalecer as fragilidades por meio de atividades práticas. Para não esgotar os alunos, é necessário, também, a associação de dinâmicas, temas leves e descontraídos, além da preparação emocional e psicológica dos estudantes com
auxílio de jogos e outas estratégias adotadas pelos cursos e escolas.

“No cursinho, nesse momento, estamos revisando a última bateria de conteúdos, faltando apenas um mês para entrarmos na revisão geral, com os conteúdos estudados durante todo o ano. Além dos estudos, nesse período nós trabalhamos o lado emocional do aluno, mostran­do a importância das questões consideradas fáceis, mostrando que eles são capazes de respondê-las e, a partir daí, exercitar exercícios mais complexos. Nesta reta final, é preciso unir os estudos e o lazer. O aluno não pode focar, somente, nos estudos, porque a mente cansa, atinge um esgotamento. Por isso, finalizamos a preparação no mês de setembro e dedicamos o período restante apenas para revisões práticas, com resolução de exercícios e tira-dúvidas”, esclareceu o professor de matemática, Marcônio Nobrega.

Desde 2017 as provas do Enem são realizadas em novo formato. Deixaram de acontecer em um único fim de semana (sábado e domingo) e passaram a ser feitas em dois domingos seguidos. Neste ano, o exame será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, o que oferece pouco mais de quatro meses de preparação de agora em diante. Apesar do tempo relativamente curto, ainda há tempo para quem deixou os estudos para a última hora, como destacou Nobrega.

“O aluno precisa ter consciência do tempo que dedicou. É aquela velha história de colher aquilo que plantou, mas ainda dá tempo sim de repor o tempo perdido, aproveitando as revisões de todos os conteúdos abordados durante o ano”, reiterou.

DICAS DE ESTUDO

ESTUDE OS TEMAS QUE MAIS CAEM NO ENEM
Procure saber quais são os temas que mais se repetem nas provas do Enem e foque neles. Assim, você garantirá boas chances de acerto mesmo que não consiga concluir todo o conteúdo. Afinal, seu foco principal é passar no vestibular e não estudar o conteúdo programático. Lembre-se sempre: mais importante que a velocidade é a direção das suas ações.

SIMULE!!!
Como diz uma frase: “Seu melhor professor é seu último erro”. Responda muitas listas de exercício e faça muitos simulados. Não tenha medo de errar! Toda habilidade em aprender é obtida pelo método das tentativas. Fazemos uma tentativa e erramos, corrigimos o erro na tentativa seguinte até conseguirmos uma tentativa bem sucedida. Então, esse caminho é registrado pelo cérebro, rememorado e imitado nas futuras situações de teste. “A hora de errar é agora. Por isso, investimos forte na realização de simulados pelos nossos alunos ao longo do ano, sendo mais de 40 simulados anuais, além das listas de exercício fornecidas pelo Curso e pelo Sistema Anglo de Ensino. Afinal, treino é treino e jogo é jogo”, conta o Professor Henrique Paiva, Diretor Geral do Curso One Pré-Vestibular. Não se esqueça: o Enem é mais uma prova de resistência do que uma prova de conteúdo. Por isso, os simulados fazem grande diferença no preparo de quem quer passar. Então,
simule!

DESCANSE!
Vença o cansaço e a fadiga mental realizando intervalos de estudo. Cada organismo tem o seu próprio ritmo, caso ainda não tenha o seu, indicamos o Método Pomodoro, famosa técnica de gerenciamento de tempo. Faça uma lista de tarefas que precisa concluir e com o auxilio de um cronômetro, marque intervalos de 25 minutos de foco total, intercalados por 5 minutos de intervalos para realizar coisas não relacionadas com a tarefa (como ir ao banheiro, beber água ou fazer uma ligação). Após ciclo de 4 intervalos de 25 minutos, faça um intervalo maior de 15 a 30 minutos. Isso ajudará você a “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental. Além disso, durma! Segundo pesquisa cientifica realizada na Alemanha, dormir está intimamente associado ao aprendizado, pois favorece a consolidação na memória de novas informações adquiridas. Segundo os pesquisadores, essa consolidação é um processo ativo que ocorre com a ajuda de neurotransmissores e neuro-hormônios secretados durante o sono. Mas o mais interessante desse estudo é a descoberta de que as pessoas se lembram melhor de informações depois de uma boa noite de sono quando sabem que elas serão úteis no futuro. Mas se você ainda assim pensa que dormir é perda de tempo, saiba que seu cérebro não para de trabalhar durante o sono. É exatamente nesse momento que o mecanismo criador do cérebro fica livre para trabalhar sem a interferência do consciente. Famosas são as sonecas que Thomas Edson tirava quando bloqueado por alguma dificuldade. Ele se deitava na sua oficina, e meio dormindo, obtinha de sua mente a ideia que o ajudava a resolver o problema. Por isso, não se espante se a solução de uma questão lhe vir à mente no meio da noite: é o seu mecanismo criador trabalhando muito enquanto você dorme. Durma para aprender mais, mas somente depois de colocar o seu cérebro para estudar muito.

SAIBA MAIS

O Maranhão registrou 218.082 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, considerando apenas a região Nordeste, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Estado perde apenas para a Bahia (395.438), o Ceará (294.992) e Pernambuco (275.326). Sergipe ficou em último lugar, com 78 mil pessoas. O Nordeste registrou 1,74 milhão inscritos nesta edição, 34,2% do total.

Esta edição do Enem obteve 5,09 milhões de inscrições confirmadas, mas o número é o menor desde 2010, quando 4,6 milhões de pessoas garantiram a participação. A situação escolar revela que 28,8% devem terminar o Ensino Médio em 2019. Os treineiros, que vão concluir a educação básica nos anos posteriores, representaram 12,1% dos inscritos. A maioria, no entanto, já finalizou a educação básica nos anos anteriores (58,7%).

As mulheres equivalem a 3.031.798 de participantes, representando 59,5% do total. Em termos de cor e/ou raça, os autodeclarados pardos chegaram a 2,3 milhões de pessoas e são a maioria (46,4%), seguidos dos brancos (36%) e pretos (12,7%) e amarelos (2,3%).

Nesta edição, a taxa de inscrição custou R$ 85 e os pagantes equivalem a 41,5% do total de pessoas confirmadas. Estudantes isentos ainda são maioria: 2.980.502 participantes, que representam (58,5%), o número é menor do que o registrado no Enem 2018, quando 63,8% foram dispensados de realizar o pagamento.

Faculdades e universidades do Maranhão que utilizam a nota do Enem

Sisu

Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Prouni

Faculdade de Balsas (UNIBALSAS)

Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA)

Faculdade de Imperatriz (FACIMP)

Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP)

Faculdade do Estado do Maranhão (FACEM)

Faculdade do Maranhão (FACAM-MA)

Faculdade do Vale do Itapecurú (FAI)

Faculdade Estácio de São Luís

Faculdade Laboro (LABORO)

Faculdade Santa Luzia (FSL)

Faculdade Santa Terezinha (CEST)

Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA)

Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF)

Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM)

Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA)

Instituto Florence de Ensino Superior (IFES)

Instituto Maranhense de Ensino e Cultura (IMEC)

Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)

Universidade Ceuma (UNICEUMA)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.