Eleição

Definidas as chapas que disputarão o comando do PT no MA

Augusto Lobato, presidente estadual do partido, disputará a reeleição contra Francimar de Melo, que tem apoio do deputado federal Zé Carlos; Lindberg Farias vem a São Luís em apoio a Lobato

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(PT)

A direção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão recebe hoje as inscrições das chapas que disputarão o comando da sigla no Processo de Eleição Direta (PED) 2019, que será realizado no mês de setembro.

O atual presidente estadual da legenda, Augusto Lobato, registrará chapa para a disputa da reeleição. O ato contará com a participação do ex-senador Lindbergh Farias, que vai declarar apoio ao correligionário.

Augusto Lobato também receberá o apoio do deputado estadual Zé Inácio, do ex-presidente da sigla, Raimundo Monteiro e de Henrique Sousa, primeiro suplente de deputado estadual.

Adversário de Lobato na disputa, o petista Francimar de Melo também registrará a sua chapa. Ele chega ao pleito com o apoio do deputado federal Zé Carlos.

Francimar de Melo exerce a função de vice-presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e de Serviços Públicos (MOB), que está subordinada à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), na gestão do governador Flávio Dino (PCdoB).

São Luís

Em São Luís a disputa também ficará concentrada em apenas duas chapas. A primeira será comandada pelo vereador Honorato Fernandes, que exerce o posto de presidente municipal da sigla na capital. Já a segunda chapa será comandada por Kleber Gomes.

Em 2017, quando foi realizado a última eleição interna do PT, houve suspensão do processo em decorrência de terem sido registrados 70 recursos, num total de 37 cidades do interior do estado.

Os recursos foram analisados pela comissão eleitoral e depois pela Executiva Estadual, até chegar ao Diretório Nacional e à Executiva Nacional do partido, onde as pendências foram resolvidas.

O resultado final do pleito somente foi divulgado semanas após o dia da votação.

Na ocasião do pleito, a chapa de Zé Inácio acabou sendo a vencedora. Augusto Lobato, presidente da legenda, ficou na segunda colocação. Ocorre que no processo eleitoral do PT, ainda existe o chamado “Congresso Estadual” da sigla, que acolhe votos de todos os delegados para a eleição definitiva do partido.

Zé Inácio conseguiu indicar 97 delegados para o congresso. Augusto Lobato obteve o direito de indicar 96. Francimar indicou outros 40. Foram justamente os delegados indicados por Francimar que decidiram o pleito em favor de Augusto Lobato, eleito presidente estadual da sigla no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.