COLUNA

Sugestões e práticas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Os números do governo do Maranhão deverão ser o contraponto às opiniões do governador Flávio Dino (PCdoB) sobre a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Após ser confrontado por um jovem do Movimento do Brasil Livre (MBL) sobre o aumento de impostos em sua gestão, Dino ontem voltou a ser confrontado devido a críticas à situação econômica no Brasil.
O governador do Maranhão, em seus perfis nas redes sociais, fez sugestões ao presidente Bolsonaro de ações que devem ser tomadas para contribuir para que a economia do país volte a crescer. Dino citou redução de juros, políticas voltadas para as famílias endividadas e mais crédito para empresas.
Exatamente tudo ao contrário do que o próprio governador fez no Maranhão no seu primeiro mandato e início de segundo agora em 2019, segundo lembrou o deputado estadual Adriano Sarney (PV).
Aumento de impostos, economia fraca com aumento de desemprego e falta de obras públicas estruturantes são críticas que o governador do Maranhão enfrenta dos seus oposicionistas no estado.
Parece que o jogo político demonstra que nem tudo que se diz, se coloca em prática. Nem em Brasília e nem no Maranhão.

Mais comparações
Adriano Sarney lembrou ainda que no Maranhão houve uma redução do Produto Interno Bruto (PIB) nos anos de 2015 e 2016 de quase 10%.
Os dados apresentados pelo deputado são contestados pelo governo estadual, que garante que o IBGE mostrou o contrário no fim de 2018.
Na verdade, o governo estadual utilizou dados municipais entre os anos de 2014 a 2016 para tentar mostrar aumento no percentual do PIB.

Cirurgia
O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um coágulo no início da noite de ontem.
O gestor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico no fim da noite da terça-feira, 23, e foi internado da UTI de um hospital particular de São Luís.
Um boletim médico ainda era aguardado até o fechamento desta edição.

Novo governador
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José Joaquim Figueiredo, assume hoje o governo do Estado.
O primeiro compromisso da agenda oficial do governador interino será vistoriar obras estaduais nos municípios de São João Batista - onde o desembargador tem familiares políticos - e Viana.
A MA 014, na Baixada Maranhense, também será vistoriada. José Joaquim fica como governador até a próxima segunda-feira, 29, quando Flávio Dino reassume o cargo.

Articulação
Vale ressaltar que as férias do governador Flávio Dino - pelo menos nos primeiros dias - têm se resumido a compromissos políticos com foco claro nas eleições de 2022.
O comunista se reuniu com membros do PSB, que faz oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), em um claro gesto político após polêmica com o chefe do Governo Federal.
Essa licença de Dino demonstra que o governador do Maranhão está realmente focado em antecipar a campanha de daqui há três anos.

Ministros em SL
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha, trará a São Luís um ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e dois ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os ministros Reynaldo Fonseca (STJ), Tarcísio Vieira e Sergio Banhos (TSE) proferirão palestra na tarde do dia 20 de setembro, na Corte Eleitoral.
O tema do painel será “Aspectos polêmicos do Direito Eleitoral, reformas e democracia”. O evento será aberto ao público, porém com vagas limitadas.

Último prazo
Amanhã é o último dia para que as chapas que disputarão os comandos do PT no Maranhão e nos municípios sejam inscritas.
O atual presidente estadual da legenda, Augusto Lobato - que busca a reeleição - terá o apoio de seu adversário no último Processo de Eleição Direta (PED), o deputado Zé Inácio.
Do outro lado, o deputado federal Zé Carlos decidiu que caminhará ao lado de Francimar, outro candidato a presidente estadual do PT.

DE OLHO
9,7% foi a queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão nos anos de 2015 e 2016, segundo informações divulgadas pelo IBGE em 2018.

E MAIS

• O deputado federal Zé Carlos, que apoiou a candidatura de Zé Inácio no PED de 2016, vai apoiar a candidatura à reeleição do presidente municipal da sigla, Honorato Fernandes.

• O PED do PT tem previsão para acontecer no mês de setembro, e somente após a homologação do resultado, que costuma demorar mais de 30 dias é que o partido iniciará debate sobre posicionamentos para as eleições de 2020.

• Por enquanto, segue confirmada a vinda do presidente Jair Bolsonaro a São Luís em agosto, para inauguração da obra de requalificação da Rua Grande.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.