Linha sucessória

Presidente do TJ assume Governo do Maranhão

Desembargador José Joaquim Figueiredo assume amanhã o cargo e fica até o próximo dia 29; governador Flávio Dino (PCdoB) está de férias

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
José Joaquim assumirá amanhã o cargo de governador do MA
José Joaquim assumirá amanhã o cargo de governador do MA (O presidente do TJMA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, assinou resolução)

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, assume interinamente o comando do Governo do Estado, amanhã, em virtude de um afastamento do cargo do governador Flávio Dino (PCdoB).
O comunista licenciou-se para um pequeno recesso até o dia 29 de julho, quando reassume. Ontem e hoje o Executivo fica sob responsabilidade do vice-governador, Carlos Brandão (PRB).
A posse do desembargador ocorrerá na quinta-feira, como cumprimento da linha sucessória, conforme determina a Constituição, em razão não apenas do afastamento do governador, mas também do vice-governador, Carlos Brandão (PRB), e, depois, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB).
Segundo a assessoria de comunicação do TJMA, o ato de transmissão do cargo de governador será prestigiado por autoridades do Poder Judiciário, Legislativos Federal e Estadual e do Ministério Público.

Agenda
O primeiro compromisso da agenda oficial do governador interino, Joaquim Figueiredo – cuja gestão no Poder Judiciário alcançou alto nível administrativo e judicial – será vistoriar obras estaduais nos municípios de São João Batista e Viana, bem como na MA 014, na baixada maranhense.
No cargo, o governador interino dará ainda especial atenção aos projetos de interesse do Judiciário e dos Poderes Executivo e Legislativo que representem benefícíos diretos para a sociedade maranhense no campo social, econômico e judicial.
Com o afastamento de Joaquim Figueiredo para assumir interinamente o Governo do Estado, o desembargador Lourival Serejo, ficará na presidência do Tribunal de Justiça, que acompanhará o governador interino nas visitas aos municípios de São João Batista e Viana.

Em maio, licença beneficiou Othelino Neto

A rápida saída do governador Flávio Dino do comando do Executivo, e a posse do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, é o segundo gesto político do tipo feito pelo comunista só neste ano.

Em maio, quando viajou ao exterior, o comunista articulou também a saída do seu vice, Carlos Brandão, para possibilitar a posse no cargo do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

Durante sua interinidade, o parlamentar sancionou de lei que instituiu o Dia Estadual do Ministério Público – 15 de Maio –, visitou municípios e fez muita política.

Numa entrevista a O Estado, por exemplo, falou pela primeira vez abertamente sobre suas pretensões para 2022, quando admitiu que pretende disputar cargo majoritário.

“Eu quero ser, e, com a benção de Deus, serei, um instrumento de unidade do grupo. Claro que como presidente da Assembleia é natural que eu olhe para 2022 com o desejo de ter uma atuação intensa, uma participação intensa na eleição. Não definindo ainda qual seria o espaço, mas sem deixar em nenhum momento de considerar a hipótese de participar da chapa majoritária”, declarou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.