Montagem

Dança e poesia musical no palco do teatro

Pulsar Companhia de Dança homenageia uma das mais marcantes cantores brasileiras com o espetáculo "Uma Poesia Eterna: Elis". Hoje, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Trecho do espetáculo
Trecho do espetáculo (Trecho do espetáculo )

São Luís - Considerada por muitos críticos a maior cantora brasileira de todos os tempos, Elis Regina uma ganha homenagem especial na noite de hoje, com o espetáculo “Uma Poesia Eterna: Elis”, a ser apresentado às 20h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). A montagem resulta do projeto “Pulsar Jovem”, que selecionou 40 jovens de comunidades para um contato mais próximo com a dança contemporânea, o balé clássico e o jazz.

O trabalho será apresentado por 25 jovens integrantes do “Pulsar Jovem”, criado em junho do ano passado pela Pulsar Companhia de Dança, que desenvolve trabalhos artísticos há mais de duas décadas no Maranhão, levando a dança e os talentos maranhenses para o Brasil.

A ideia original de levar a obra de Elis à cena surgiu de conversas entre o coreógrafo Joilson Ferraz e o diretor da companhia, Abelardo Telles. A luta diária por conquistas na área profissional, pessoal e social travada pela cantora, foi a mola propulsora para a criação do espetáculo. Encontrar um fio condutor em toda a obra foi um trabalho denso, já que nenhum dos integrantes a conheceu em vida. Para o coreógrafo Joilson Ferraz, depois de definido que o trabalho seria sobre Elis, restava mergulhar em sua obra.

“Pelo material pesquisado e sua importância, decidimos falar da poesia contida nas letras, da forma de interpretar e sua entrega ao público. Elis se dava por completo, se ariscava e seguia em frente. Essa garra e coragem contida nela e tão necessária nos dias de hoje, estará representada em cena nas coreografias criadas”, ressalta o coreógrafo.

Mesmo pensamento compartilhado pelo diretor da companhia, Abelardo Telles. “Elis será sempre necessária. Sua obra é eterna. O espetáculo não se trata de um recorte biográfico de sua vida, mas uma interpretação livre da poesia contida nas letras, tão brilhantemente interpretadas pela ‘Pimentinha’”, disse.

Sensações

O processo de criação do espetáculo desperta sensações e mexe com as emoções dos jovens participantes. Para a bailarina Walquiria Diniz Soares, 23, que teve no projeto a oportunidade de mergulhar na dança contemporânea, a dança move um prazer absoluto e é uma realização pessoal. “Além de proporcionar experiências únicas, traz a responsabilidade de expressão por meio da arte. Esse é meu primeiro espetáculo de dança contemporânea e é imenso o prazer de poder retratar a vida e obra da eterna e majestosa Elis”, disse.

Lucas Silva, um outro integrante do projeto, continua. “Sinto muito amor e orgulho por tudo que estamos produzindo. Sou muito grato ao projeto e aos profissionais que nos instruíram durante esse período. Estou na expectativa para que o público goste”.

Fernando Saraiva, coreógrafo que também assina a direção e o roteiro com Joilson Ferraz, ressalta que, entre as mensagens propostas pela obra, está a que é levada ao palco. “Mesmo depois de 37 anos da ausência física, Elis continua símbolo feminino de luta e de inconformismo político. Suas músicas, mesmo compostas há mais 50 anos, falam de coisas bem atuais, polêmicas, que condenam e criticam todo e qualquer ataque à liberdade de expressão, a todo artista e a cada mulher”, destacou.

Os coreógrafos decidiram dividir o espetáculo em quatro momentos: Rádio, Bar, Casa e Praça. O primeiro apresentará o surgimento da cantora para o grande público, as polêmicas e manifestações. O Bar será retratado como o momento de festejo, da luxúria, do poder, dos jogos, do flerte e aproximação com o jazz. Em Praça, os coreógrafos apresentam os encontros, as relações amorosas, as paixões e a poesia.

Desfecho

Casa, momento final do espetáculo, é o mais denso dentro da obra, onde são retratadas as desilusões, as paixões estremecidas, os conflitos familiares, as perdas e reencontros, além de algumas surpresas só reveladas em cena.

“Falar de Elis é falar sobre resistência e coragem. É falar sobre não ceder ao governo, à política, às vozes que querem nos calar. E muito mais que isso: é lutar não só pelo seu espaço, mas uma luta coletiva por liberdade, por querer escrever o seu nome, por querer ganhar o seu sustento, por querer falar abertamente sobre sentimento, sobre a perversidade da sociedade, sobre falcatruas. Elis é um espetáculo encantador, para toda família, que fala de uma poesia eterna, para mães, pais e filhos, e ficará em nossa memória. Um momento de reafirmação de sua contribuição para a música brasileira para todo o sempre e todas as gerações”, concluiu Joilson Ferraz.


Serviço

O quê

Espetáculo “Uma Poesia Eterna: Elis”

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)

Ingressos: R$ 30,00 (plateia e frisa) e R$ 20,00 (camarote, balcão e galeria), à venda na bilheteria do teatro, Bilheteria Digital e Foto Sombra (São Luís Shopping e Shopping da Ilha)

Mais informações: (98) 98116-5401/988060337

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.