Por Caxemira

Trump se oferece para mediar disputa entre Índia e Paquistão

Região é disputada desde 1947 pelos dois países, que já se enfrentaram três vezes por causa da Caxemira; ambos têm armas nucleares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Manifestante salta para atirar uma pedra no para-brisa de um camburão da polícia indiana durante confronto
Manifestante salta para atirar uma pedra no para-brisa de um camburão da polícia indiana durante confronto (Reuters)

WASHINGTON - O presidente Donald Trump se ofereceu ontem,22, para fazer a mediação da longa disputa entre Índia e Paquistão pela região da Caxemira, revertendo a tradicional postura dos Estados Unidos de que o conflito deve ser resolvido bilateralmente.

"Se eu puder ajudar, adoraria ser um mediador", disse Trump na Casa Branca, onde recebeu o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan. "Se eu puder fazer algo para ajudar, me avise", insistiu.

O presidente também afirmou que o Paquistão anteriormente não respeitava os Estados Unidos, mas agora está ajudando no processo de paz no Afeganistão.

"Eu não acho que o Paquistão tenha respeitado os Estados Unidos (no passado), mas agora eles estão nos ajudando muito" no Afeganistão, enfatizou Trump.

Índia e o Paquistão disputam a Caxemira desde antes de suas independências do Reino Unido, em de 1947. O governante local da década de 1940 escolheu anexar o território à Índia. Houve uma guerra que durou dois anos. Houve uma segunda guerra em 1965. E uma terceira, breve, em 1999 –então, os dois já possuíam armas nucleares. Os muçulmanos são maioria na região, diferentemente do resto da Índia, onde os hindus são majoritários.

Ataques no começo de 2019

Em fevereiro, houve um ataque na região que matou mais de 40 soldados indianos. A Índia afirmou que os autores eram grupos terroristas que tinham campos de treinamento no país vizinho.

Os indianos afirmaram então que bombardearam o campo de treinamento no território paquistanês.

O Paquistão derrubou dois caças e capturou um piloto da Força Aérea indiana –posteriormente, entregue ao país vizinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.