Simpósio

Sinal verde para as tecnologias digitais em evento internacional

Programação do I Simpósio Internacional e do IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação terá início hoje, às 8h, na Universidade Federal do Maranhão, reunindo convidados nacionais e internacionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
A palestrante Ana Amélia Carvalho
A palestrante Ana Amélia Carvalho (Ana Amélica Carvalho )

São Luís - Com o tema “Jogos e Tecnologias Digitais”, começa hoje, às 8h, e se estende até o dia 26, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o I Simpósio Internacional e o IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, com a presença de 17 palestrantes, entre nacionais e internacionais. O evento visa estimular a discussão sobre o uso pedagógico das tecnologias na educação, assim como a apresentação de trabalhos originais relacionados às temáticas.

A programação inclui apresentações de trabalhos, resumos, conferências, palestras, mesas-redondas e minicursos. Hoje, no turno matutino, haverá minicursos e apresentações de pôsteres. A solenidade de abertura acontecerá das 14h às 16h, tendo à frente o professor João Batista Bottentuit Júnior, coordenador do evento.

“Estamos dando início a um dos maiores eventos sobre tecnologias digitais da região Nordeste, evento este que chega à sua quarta edição, sempre ampliando suas palestras e possibilidades de oficinas, oportunizando a alunos e professores cada vez mais conhecimentos sobre tecnologias digitais na educação. É, sem dúvida, uma oportunidade única de conhecer de perto novas ferramentas e metodologias didáticas em tempos de convergência digital”, destaca o professor João Batista Bottentuit Júnior.

Para ministrar a primeira palestra, sobre o tema “Jogos e Aprendizagem”, no Auditório Central, foi convidada a professora doutora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra. Ela é catedrática na área de Ciências da Educação e tem lecionado na área de Tecnologia Educativa com particular destaque na formação de professores, formadores e educadores, incidindo sobre comunicação presencial e online; recursos educativos online; educação à distância; jogos digitais e gamification.

Na sequência, serão ministradas as palestras “Avaliação da Aprendizagem com Dispositivos Móveis no Ensino Superior”, por Perla Maria Berwanger, no Auditório José Ribamar Caldeira, no CCH “Pensamento Computacional e os Quatro C’s: trabalhando as habilidades e competências necessárias para o Educador no Século XXI”, por Thaynara Ribeiro e Mairiane Bastos, no Auditório Mário Meireles, no CCH, e “Gamificando o ensino de ciências de forma fácil”, pela doutora Maria das Gracas Cleophas Porto (UNILA), na Sala 2 do PGCult, localizada no Centro de Ciências Humanas (CCH).

Amanhã, a programação constará de apresentações de comunicações orais, pôsteres, mesa-redonda, palestras e minicursos. A Mesa-Redonda, sobre “Aplicativo TecTeca: interação e gamificação como ferramentas para incentivo à leitura literária online”, será apresentada pela professora doutora Cássia Furtado, da Universidade Federal do Maranhão. As palestras serão sobre temas variados, a exemplo de “Gamificação para o engajamento de comunidade de leitores” e “Literatura, criatividade e interação”.

A palestra sobre o tema “Metodologias Ativas no Ensino Superior” será ministrada pela professora Elaine Sousa, da Faculdade de Negócios Faene. Na quinta-feira, também haverá lançamentos de livros, entre eles, “Ensaios sobre Educação”, de autoria do doutor Raimundo Dutra. No último dia do evento, a Conferência de encerramento terá como tema “Tecnologias Móveis e Experiências Pedagógicas”, a ser ministrada pela doutora Adelina Moura, de Portugal. l

Serviço

O quê

I Simpósio Internacional e o IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação

Quando

De hoje até o dia 26

Onde

Universidade Federal do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.