COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
NA PLATEIA da comédia Pão com Ovo na Praça Deodoro, Pablo Rebouças com Ana Amélia Sekeff, mais a irmã e o filho dela: Andréa Sekeff, que mora em Brasília e está circulando em São Luís, e Thiago Sekeff
NA PLATEIA da comédia Pão com Ovo na Praça Deodoro, Pablo Rebouças com Ana Amélia Sekeff, mais a irmã e o filho dela: Andréa Sekeff, que mora em Brasília e está circulando em São Luís, e Thiago Sekeff
A EX-MISS MARANHÃO Lorena Bessani era uma das belas a bordo. Ela estava no passeio de barco que marcou o lançamento do projeto “A Dona do Samba”, cujo propósito é levar, a cada 15 dias, uma roda de samba itinerante a um bar diferente de São Luís
A EX-MISS MARANHÃO Lorena Bessani era uma das belas a bordo. Ela estava no passeio de barco que marcou o lançamento do projeto “A Dona do Samba”, cujo propósito é levar, a cada 15 dias, uma roda de samba itinerante a um bar diferente de São Luís

Letras no Rio
Setenta e quatro trabalhos científicos do Curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão participam do XL Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, que este ano tem como tema “As Letras das Favelas: Construções e Identidades Insurgentes”.
O evento está em andamento na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o curso de Letras da UFMA tem expressiva participação nesse evento.
Este ano, uma delegação de aproximadamente cinquenta estudantes contribui para as atividades políticas, culturais e científicas do encontro.

Participativo
O Orçamento Participativo entrou em fase de votação. Trata-se de um importante instrumento onde a população decide as prioridades de investimento dos recursos públicos.
Este ano, mais de 20 mil maranhenses já se envolveram nas audiências públicas ou em plataformas digitais, opinando sobre a destinação dos investimentos do governo.
Mas de acordo com os especialistas, é necessário um envolvimento maior por parte de todos como exercício de cidadania.

Doação de sangue
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão está sempre à procura de doadores de sangue, para que o estoque possa atender à demanda.
Nesse período de férias, o número de coletas diminui pela metade, o que prejudica ainda mais o atendimento aos pacientes que esperam doações.
Por isso, o Hemomar está em constante campanha para chamar a atenção da população sobre a necessidade desse ato solidário.

Congresso
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) realiza, hoje, o X Congresso de Profissionais do Maranhão.
O evento reúne professores, graduandos, sociedade em geral e profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências.
E acontece no Auditório Florise Pérola, do campus do IFMA do Monte Castelo.

Turismo
Publicado na semana passada o edital da premiação que elegerá as melhores iniciativas turísticas do Maranhão, o Prêmio do Turismo do Maranhão 2019, tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas e práticas inovadoras e casos de sucesso do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do setor.
A premiação será concedida na forma de selos. Aos finalistas, serão entregues certificados e ao primeiro colocado de cada categoria, passagens aéreas para a Feira Nacional ABAV 2020.

Poesia eterna no TAA
O projeto “Pulsar Jovem” apresentará amanhã, no Teatro Arthur Azevedo, o espetáculo “Uma Poesia Eterna: Elis”. O trabalho faz parte da conclusão do projeto que selecionou 40 jovens de comunidades para um contato mais próximo com a dança contemporânea, balé clássico e jazz, possibilitando a eles uma vivência e formação técnica na área. Elis Regina é considerada por muitos críticos a maior cantora brasileira de sempre. Ela morreu em 1982 e deixou um legado musical que influencia até hoje a MPB.

TRIVIAL VARIADO
Quarta-feira está se aproximando. E Raíssa Braúna Moreira Lima reservou esse dia especial para compartilhar a alegria de viver ao lado das pessoas que ela reputa fundamentais em sua vida: a família e os amigos. E os receberá em sua casa no Quintas do Calhau, a partir das 20h.

O Hospital Universitário Presidente Dutra prepara-se para atender mais de 100 pacientes no Mutirão Nacional de Colonoscopia. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

A maioria dos governos estaduais não consegue sair da crise financeira. As soluções buscadas andam sempre em círculos e voltam aos mesmos lugares.
O deputado Adriano Sarney, em parceria com a Associação Maranhense dos Escritores Independentes (Amei), já anunciou o concurso “Novos Poetas Maranhenses - Prêmio Gonçalves Dias”.

As declarações do presidente Jair Bolsonaro a respeito dos mecanismos de peneira das produções cinematográficas brasileiras geraram reações no Brasil inteiro. No Maranhão, os cineastas também alfinetaram o chefe de Estado.

Os municípios do Litoral Norte continuam à espera do desenvolvimento que poderia vir com uma política de Estado. A movimentação da economia se restringe aos meses de verão. Nos demais, há mão de obra ociosa e quase nenhuma produção.
Dono de um dos escritórios de advocacia mais famosos do Maranhão, morreu ontem o advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho. O jovem advogado Thiago Brhanner deverá ser o seu sucessor no comando da banca.

No dia que marca os cinco anos da morte de Ariano Suassuna, 23 de julho, o Canal Brasil exibe, às 15h15, o filme “O Auto da Compadecida”, adaptação para o cinema de uma das principais obras do dramaturgo, romancista e poeta paraibano.

O cantor Marcone Rezende será a atração do almoço do Dia dos Pais que o Blue Tree São Luís está organizando para o próximo dia 11 de agosto. Já o menu será assinado pelo chef Rilson Tiburtino.

DE RELANCE

Sobre registro civil
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, proferiu a palestra de encerramento do IX Seminário Nacional do Registro Civil ARPEN Brasil e o II Seminário Estadual do Registro Civil ARPEN Maranhão, realizado na semana passada, no Fórum Desembargador Sarney Costa. Com o tema “O Princípio da Dignidade e a Realidade Social”, o corregedor traçou histórico, trajetória e perspectivas a partir do debate de assuntos da atualidade relacionados à dignidade humana.

Circuito Saúde
Em parceria com a rede de farmácias ExtraFarma, uma equipe dos Cursos de Saúde do Instituto Florence de Ensino promoveu, no fim de semana, o projeto “Circuito Saúde”, com ações voltadas para uma vida mais saudável, oferecendo orientação nutricional, aferição de pressão arterial, teste de glicemia para grupos de risco e avaliação de bioimpedância, que atesta o percentual de gordura e massa magra no organismo e outras taxas.

A lei não funcionou
A falta de transparência nas contas públicas foi o que levou ao crescimento do déficit, que hoje inviabiliza as gestões da União, dos Estados e dos municípios. A Lei de Responsabilidade Fiscal, criada em 2000, mostrou-se insuficiente. Os Tribunais de Contas, aos quais cabe controlar, também é gerador de despesas. Por esse motivo, em muitas ocasiões, deixou de aplicar a lei.

Dados preocupantes
O número de pacientes notificados com casos de hepatites virais no Brasil aumentou 20% de 2008 a 2018, de acordo com o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2019, divulgado pelo Ministério da Saúde. Em 2008, foram registrados 35.370 casos. Dez anos depois, esse número saltou para 42.383. Apesar do aumento, o levantamento apontou queda de 9% no total de mortes, saindo de 2.402 em 2007 para 2.184 em 2017.

Barreirinhas em alta
A coisa vai muito bem (obrigado!) lá para as bandas de Barreirinhas, cidade que é o portal de entrada para a região dos Lençóis Maranhenses. É que a maior parte dos hotéis já tem ocupação completa até o fim desta temporada de férias. Turistas de todo o Brasil para lá se deslocam em busca de um dos cenários mais deslumbrantes do globo terrestre. Basta saber se a questão da infraestrutura não nos tem feito vergonha.

Controle de documentos
Vejam só: um estudo inédito do Conselho Nacional de Justiça apontou que apenas cinco estados brasileiros têm controle da documentação pessoal das suas respectivas populações carcerárias. Ou seja, 80% dos presos, calculados em 797 mil pessoas, não têm documentos básicos necessários para o exercício da cidadania. O CNJ considera documentos básicos carteira de trabalho, registro de identidade, certidão de nascimento, título de eleitor e CPF.

Oportunidade à vista
Já pensou ter um espaço inspirador, acompanhamento e mentorias para desenvolver sua startup? Se você tem um projeto que traz inovação e solução para o mercado, o Black Swan, maior centro de inovação aberta de iniciativa privada do norte-nordeste, oferece uma excelente oportunidade. O edital do programa de residentes foi aberto para selecionar uma segunda turma. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de julho. serão selecionados 7 projetos de negócio que terão entre os benefícios, a mentoria da Creative Pack, plataforma de inovação que tem foco em resultados.

Mega evento no SL Shopping
O evento mais esperado destas férias de julho está na iminência de ser o mais concorrido desta temporada. Será realizado nesta sexta-feira, no estacionamento do São Luís Shopping. O Show das Férias 4Mãos reunirá os cantores Michael Wesley, Jonas Esticado e a dupla Zé Neto & Cristiano. Os ingressos vendem como água e já estão no segundo lote.

Para escrever na pedra:
“A verdade e a liberdade, ou caminham juntas, de mãos dadas, ou morrem juntas.” De Karol Wojtyla , o Papa Santo João Paulo II.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.