COLUNA

Dino vira alvo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

As declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em relação ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), ainda rendem. O comunista passou a ser alvo de aliados do presidente da República, e fatos relacionados à gestão estadual estão sendo expostos em redes sociais.
Dois exemplos marcaram o início desta semana: a postagem da deputada federal Joice Halssemann (PSL-SP) com reportagem do Bom Dia Brasil sobre o aluguel de prédios com proprietários com cargos na gestão e a de um jovem que, no aeroporto, questionou o governador sobre aumento de impostos no Maranhão.
E a promessa dos defensores de Bolsonaro é de que “novos” fatos serão expostos. Na lista, há a circular da Polícia Militar determinando fichamento de adversários políticos do governador, as operações da Polícia Federal que terminou em prisão de membros do governo num esquema que, segundo a PF, desviou R$ 18 milhões da Saúde e ainda as denúncias de “grampos” a desembargadores e políticos determinados pelo secretário de Segurança, Jefferson Portela.
A tudo isso, serão postados ainda os dados sociais e econômicos no Maranhão, como o índice de extrema pobreza, que alcança mais de 50% da população do estado.
As munições já são conhecidas do governador e seus aliados. As estratégias para combater as informações não poderão ser a de silêncio, como ocorreu no Maranhão quando os problemas foram expostos.
O fato é que Dino não poderia esperar somente o bônus do confronto com o presidente da República. Haverá o ônus, e não deve ser pouco.

Resposta
Sobre o vídeo do jovem Gustavo Carvalho - membro do Movimento Brasil Livre (MBL) -, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) até tentou defender Dino, mas acabou rebatido também.
Ao afirmar que o jovem foi grosseiro e desrespeitoso em sua abordagem ao governador, Jerry acabou recebendo a resposta com mais fatos sobre o governo estadual.
Gustavo Carvalho respondeu citando o caso do concurso da Polícia Militar em que mais de 1,8 mil aprovados nunca foram chamados para serem efetivados.

Dados
Sobre a postagem da deputada Joice Halssemann, Márcio Jerry classificou de fake news e mostrou dois dados sobre o Hospital de Traumatologia.
O problema é que a reportagem mostrou documentos e dados do próprio Portal da Transparência.
E foi devido às revelações sobre o aluguel que o hospital passou a funcionar de fato no Maranhão.

Meta
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão tem a meta de incluir todos os eleitores do estado no sistema biométrico até o fim de 2019.
Até dezembro, o tribunal precisa recadastrar quase 900 mil eleitores.
Se conseguir alcançar a meta, o Maranhão passa a ser o 10º estado com todos os eleitores já com título de identificação por meio da impressão digital.

Projeto-piloto
E para alcançar a meta estabelecida na gestão do presidente do TRE, desembargador Cleones Cunha, um projeto-piloto foi lançado.
Eleitores de Alcântara poderão se recadastrar em São Luís. A ideia é facilitar aos eleitores que são de Alcântara, mas trabalham na capital, ir à Justiça Eleitoral para o recadastramento.
Serão 30 dias de teste e, se o resultado for positivo, o TRE deverá expandir a ideia para outras cidades como Imperatriz e Caxias.

Muito lixo
A Prefeitura de São José de Ribamar não sabe mais o que fazer com o lixo da cidade. Com o pagamento em atraso do Aterro da Titara, a gestão de Eudes Sampaio reduziu o recolhimento do lixo.
O atraso é responsabilidade do governo estadual, que está há seis meses sem repassar o pagamento ao aterro. Devido a isso, o prefeito já até cogitou reativar o lixão de Ribamar.
Como é aliado do governo, Eudes Sampaio prefere não cobrar e anda pressionando o seu aliado, o secretário Luis Fernando Silva, que foi quem fez o convênio com o governo quando comandava a cidade.

Fortalecimento
O PSL estadual iniciou uma série de ações para aumentar os quadros de filiados do partido e também para formar uma lista de candidatos para as eleições de 2020.
A agenda faz parte de uma estratégia designada pelo presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, e do vice-presidente Antônio Rueda, que determinaram o fortalecimento do partido em todo o estado.
Em São Luís, o partido também busca um nome forte para a disputa pela Prefeitura da capital.

DE OLHO

R$ 1,4 milhão é o valor do débito do governo estadual com a empresa que recebe o lixo urbano de municípios da região metropolitana de São Luís.

E MAIS

• Sobre o Aterro, o governo estadual garante que não há atrasos e o que havia de pendências já foi solucionado. Com isso, o recolhimento do lixo será normalizado.

• O problema de recolhimento de lixo em São José de Ribamar vem no mesmo período em que São Luís comemora quatro anos do fim do aterro da Ribeira.

• O prefeito Edivaldo Holanda Júnior comemora a data. Já o prefeito de São José de Ribamar amarga mais um ponto negativo de sua gestão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.