VAQUINHA on line

Maranhense pede apoio para ir a evento na Suiça

Rogério Cardoso foi um dos 20 brasileiros selecionados para a Semana de Física de Língua Portuguesa, realizado no Centro Europeu de Energia Nuclear, e criou Vaquinha Online para arrecadar valor da viagem

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Rogério Cardoso não conseguiu apoio financeiro dos gestores públicos para custear a viagem internacional
Rogério Cardoso não conseguiu apoio financeiro dos gestores públicos para custear a viagem internacional (vaquinha virtual)

O professor de Ensino Médio de Pinheiro, interior do Maranhão, Rogério Cardoso, está entre os 20 docentes brasileiros, selecionados, em todas as regiões do país, para integrar a Semana de Física de Língua Portuguesa do Centro Europeu de Energia Nuclear (CERN), que será realizada de 29 de agosto a 8 de setembro, na Suíça. Os brasileiros participarão, junto com professores de escolas secundárias portuguesas, de aulas de Física de Partículas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN, na Suíça. Na corrida para arrecadar a quantia necessária para custear a viagem à Europa, o educador maranhense abriu uma Vaquinha Online e busca apoio da população.

Para a edição de 2019 do evento, foram selecionados 14 professores da rede pública federal, estadual e municipal de ensino e seis professores de escolas particulares. Dos selecionados, 12 vem da região Sudeste, 2 do Sul, 1 do Norte, 1 do Centro-Oeste e 4 do Nordeste, sendo um maranhense, o professor Rogério Cardoso, que vem buscando apoio financeiro por meio de uma ferramenta de arrecadação online.

“Tive o prazer de ser um dos 20 professores brasileiros selecionados para participar da Semana de Física de Língua Portuguesa do CERN. Esse evento proporciona palestras sobre física de partículas e visitas ao maior acelerador de partículas do mundo. Mesmo sendo o único professor maranhense entre os selecionados este ano, e o primeiro da baixada maranhense, não tive apoio financeiro dos gestores públicos e como o custo da viagem é alto, tenho buscado apoio da população para transformar esse sonho em realidade”, declarou o educador em suas redes sociais.

A meta é arrecadar R$ 12 mil, que deverão custear as despesas com passagens aéreas, hospedagem e alimentação de Rogério Cardoso na Suíça, onde ocorrerá o evento, durante 11 dias. Além da Vaquinha Online (disponível no endereço eletrônico https://www.vakinha.com.br/vaquinha/semana-de-fisica-do-cern), a ajuda ao professor pode ser feita por meio de transferências ou depósitos bancários.

Contas

Banco do Brasil
Agência 4445-8
Conta Corrente: 137384-6
Banco Bradesco
Agência 1024-3
Conta Corrente: 0023370-6

SAIBA MAIS

Centro Europeu de Energia Nuclear

O CERN é um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no Mundo. Dentre os seus diversos programas, o CERN mantém um de Educação, destinado a professores de diversos países da Europa, do qual constam visitas a suas instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.

No âmbito deste programa de Educação, desde 2007 o CERN tem mantido em suas instalações uma Escola de Física destinada a professores de escolas secundárias portuguesas, na qual são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN, iniciativa que acontecerá também em 2019.

A Escola de Física CERN é uma realização da Sociedade Brasileira de Física (SBF) em colaboração com a Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE) e o São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE).

Grande Colisor de Hadrões

O LHC (sigla em inglês para Large Hadron Collider) da CERN é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 TeV (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV (92,0 microjoules) por núcleo.

O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo, na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça. O LHC começou a ser construído em 1998 com a colaboração de mais de 100 países, conta com um túnel de 27 km de circunferência, ao custo de aproximadamente 7,5 bilhões de euros em 2010. Está funcionando desde 10 de Setembro de 2008.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.