Festas Juninas

Arraial Energia do São João encerra temporada junina

Programação estendeu as festas juninas em São Luís, proporcionando festança à população local e turistas; mais de 50 atrações passaram pelo palco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Último fim de semana do Arraial Energia do São João teve grande público e muitas atrações
Último fim de semana do Arraial Energia do São João teve grande público e muitas atrações (Arraial da Energia)

A programação da terceira edição do Arraial Energia do São João, realizado no Ceprama, encerrou de maneira memorável a temporada junina 2019 em São Luís. Ao longo de nove dias, durante três fins de semana do mês de julho, o público local e, turistas, puderam apreciar um pouco mais das festas juninas do Maranhão, uma das épocas mais esperadas no estado. Neste fim de semana, ritmos, cores e alegria tomaram conta do palco durante as apresentações. Para o público cativo e produtores do evento, além da saudade, aflora a expectativa para a próxima edição da festança.

Durante a programação, 60 atrações animaram o Arraial Energia do São João 2019, localizado no Ceprama, no coração do tradicional bairro da Madre Deus, na região central de São Luís. A festa cultural, aberta ao público e gratuita, realizadas de sexta-feira a domingo, durante o mês de julho, contou com shows de grupos musicais regionais, forró arrasta pé, bandas infantis, apresentações de brincadeiras folclóricas como Cacuriá, Tambor de Crioula, e bumba meu boi de diversos sotaques, conforme ressaltou Henrique Almeida, da Octop Entretenimento.

“O Arraial Energia do São João superou as nossas expectativas, tanto em repercussão das ações, quanto ao volume de público. O público presente foi acima de 70 mil pessoas durante os nove dias de evento. No total, 60 atrações passaram pelo palco principal. Procuramos contemplar todos os estilos artísticos”, afirmou Henrique Almeida.

Realizado com o Patrocínio do Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão e produção geral assinada pela empresa Octop Entretenimento, o sucesso do Arraial Energia do São João foi bem aceito pelo público presente. Entre eles, população local e turistas de diversos cantos do Brasil e do mundo.

Para o casal de turistas brasilienses, Luís Cláudio Lima e Catarina Lima, a festa não poderia ter sido melhor. “Foi incrível! Acompanhamos dois fins de semana e não temos do que reclamar, estão todos de parabéns”, exclamou Luís Cláudio. “Foi tudo muito bem planejado, desde o translado do hotel até a festa, às apresentações que só reforçam a beleza da cultura maranhense. Com certeza propagaremos aos nossos amigos, para que também venham, conheçam e participem do arraial”, completou Catarina Lima.

Inovação
Além das tradições culturais, o evento levou inovação ao público, principalmente no quesito de acessibilidade e lazer inclusivo, com espaços especiais, como Energia Para Todos, que ofereceu, gratuitamente, carregadores de celulares, área de fotos e estruturas com experiências sensoriais em Braile e outras ferramentas acessíveis para garantir a inclusão a cegos. No Espaço Reservado, em frente ao palco, idosos e pessoas com deficiência puderam apreciar uma visão privilegiada das atrações.

“O Espaço Sensorial da Equatorial Cemar, destinado a pessoas com deficiência, apresentava cinco estações: Zabumba, Pandeirão, Tambor de Crioula, Indumentária e Boizinho. Cada estação possuía placas em braille, fone de ouvido e um instrumento vibrando no ritmo da música, fazendo com que eles sentissem as mesmas sensações de uma pessoa sem deficiência”, explicou Almeida.

Na Arena Cultural, com capacidade para 7 mil pessoas contando com arquibancadas, pista e todo o seu entorno, uma plataforma de extensão do palco, três telões de LED transmitiam, em tempo real, as apresentações que passavam pelo palco, tornando o evento visível por todas as partes do Ceprama.

Além do feedback positivo do público, os grupos que passaram pelo palco do Arraial e proporcionaram a alegria do evento, também reconheceram o empenho da organização, dando destaque ao papel do evento para o cenário cultural do estado, como frisou Henrique Almeida. “Todos eles elogiaram a estrutura que oferecemos, reforçaram a importância do evento para a visibilidade do trabalho que desempenham. Era perceptível a empolgação com que eles se apresentavam, alguns, inclusive, estenderam o tempo de apresentação”, ressaltou.

Encerramento
As programações de ontem (21), sábado (20) e sexta-feira (19) marcaram o encerramento da temporada 2019 do arraial, com casa cheia. Na sexta, a festança ficou por conta do Tambor de Crioula Arte Nossa, Orquestra Jovem do Vale, e Bois Brilhoso do Sol e Mar, Santa Fé, Upaon-Açu e Maracanã.

No sábado, a Dança do Lelê de São Simão levou todo seu molejo ao palco, seguido pelo colorido do Boi de Nina Rodrigues, Boi de Morros - que escolheu o evento para ser palco da gravação de seu DVD. Os bois Pirilampo, Barrica e da Maioba encerraram o penúltimo dia de apresentações e animaram o público que cantou, dançou e aplaudiu de pé os grupos.

Ontem, o fechamento da edição coroou a festa e reforçou o sucesso do evento que prolonga a temporada junina na capital. A Companhia Vem Bebê levou a nova geração da cultura maranhense ao palco do Arraial Energia do São João e a festa seguiu ao som e coreografia do Boi Lendas e Magias, Boi de Presidente Juscelino, seguido pelos anfitriões Boi da Madre Deus. O Boi de Axixá comandou o encerramento da noite.


SAIBA MAIS

EXPRESSO ENERGIA DO SÃO JOÃO

Para fomentar o turismo, uma Van com capacidade para até 17 Pessoas fará transfers de ida e volta gratuitos de turistas em horários específicos, nos hotéis cadastrados. Para mais informações, o turista deve procurar a recepção do hotel, e efetuar a reserva gratuita do seu transfer. Durante o trajeto, serão apresentados vídeos sobre a história e a cultura maranhenses.

PRAÇA DE COMIDAS TÍPICAS E ARENA FOOD TRUCK

Foram instaladas 20 Operações de Alimentação, Bebidas, Bombons, Canecas, Balões e Produtos Infantis. A infra-estrutura oferece bares espalhados por toda a área, além da Praça de Alimentação com 06 Barracas de comidas típicas, churrasco e doces caseiros. Já a Arena Food Truck conta com operações de hamburger artesanal, tapioca, pizzas, sorvetes e outros tipos de lanches.

CORREDOR DO ARTESANATO

Serão 08 Operações com um mix de produtos diversificados; gerando renda para a comunidade de artesãos. Neste ano o espaço teve sua infra-estrutura aumentada, e contará com uma tenda de 5 x 10 metros e piso easy floor.

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE / ESPAÇO ENERGIA PARA TODOS

Oferece gratuitamente carregadores de celulares, espaço para fotos e principalmente acessibilidade a todos, graças à estrutura com experiências sensoriais, com Braille e outras ferramentas acessíveis para garantir segurança, conforto e inclusão a pessoas com deficiência. No Espaço Reservado para idosos e pessoas com deficiência (PCD) em frente ao Palco, a visão é privilegiada das atrações. Um corredor de acesso feito com disciplinadores permitirá que idosos e portadores de necessidades especiais cheguem sem tumulto ao espaço reservado.

STAND SEMUS (Secretaria Municipal de Saúde)

Equipes farão abordagens voltadas para a prevenção de DST´s/AIDS e Hepatites Virais, realizando Testes para HIV/ Sífilis e Hepatites Virais no local.

STAND SETUR (Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Maranhão)

Contará com ações, atendimento e material informativo sobre o turismo no Estado do Maranhão.

ACESSIBILIDADE

Espaço Reservado para idosos e pessoas com deficiência (PCD) em frente ao Palco, com visão privilegiada das atrações. Um corredor de acesso feito com disciplinadores permitirá que idosos e portadores de necessidades especiais cheguem sem tumulto ao espaço reservado.

AÇÃO “CONHECER PARA VALORIZAR”

Testemunhais contando um pouco da história, curiosidades e todos os detalhes a respeito da respectiva atração que for se apresentar.

ArraiaL Energia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.