COLUNA

No centro do debate

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Quando retornarem do recesso, daqui a duas semanas, os três senadores do Maranhão - Eliziane Gama (Cidadania), Roberto Rocha (PSDB) e Weverton Rocha (PDT) - estarão, assim como seus pares, no centro de praticamente todos os principais debates da nação.
Logo na volta dos trabalhos, o Senado deve se preparar para iniciar a discussão da PEC 110/19, da Reforma Tributária. O relator será o tucano maranhense.
A proposta é tida como a mais importante após a aprovação da Reforma da Previdência, e, segundo analistas da equipe econômica do governo Jair Bolsonaro, complementa esta segunda como vetor para a retomada efetiva do crescimento da economia brasileira.
Além disso, os senadores analisarão, após votação em segundo turno na Câmara, a própria Reforma Previdenciária.
Outra pauta: se confirmada a intenção do presidente da República de nomear um dos seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), como embaixador do Brasil nos Estados Unidos, este é mais um tema que terá participação do Senado, já que o indicado precisa passar por uma sabatina na Casa.
São temas, cada um a seu modo, de relevância para a política e a economia locais.
Que os senadores maranhenses tenham independência e sabedoria para se posicionar nesses debates.

Aliás…
O Maranhão terá protagonismo no debate sobre a Reforma Tributária também na Câmara dos Deputados.
Lá, é o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) o responsável por presidir a comissão especial que tratará do tema.
O parlamentar acredita que Câmara e Senado devem entrar em um acordo sobre o texto da reforma “em algum momento”.

Bateu...
Comunistas do Maranhão ficaram chateados com uma “patada” que o presidente Jair Bolsonaro deu no governador Flávio Dino (PCdoB). E de tabela.
Ao chegar para um café da manhã com jornalistas, sem perceber que o microfone já estava ligado, disse a Onyx Lorenzoni: “O governador da Paraíba é pior que esse do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara.”
A choradeira de dinistas foi geral nas redes sociais.

...levou
A reação do governador maranhense foi quase instantânea. Também nas redes sociais, ele comentou o episódio.
- O presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da Federação - escreveu.
Para o comunista, a frase “não tem que ter nada para esse cara” representa “orientação administrativa gravemente ilegal”.

Atraso
Estagiários da Secid andam reclamando de salários atrasados depois que se iniciou a gestão Rubens Júnior no órgão.
Relatam que isso nunca havia ocorrido antes.
Reclamam, ainda, da proibição para aqueles que possuem veículos estacionarem nas vagas privativas da secretaria, o que era permitido anteriormente.

Biometria
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador Cleones Cunha, concede entrevista na segunda-feira, 22, para anunciar projeto-piloto para facilitar o atendimento de eleitores das cidades onde o recadastramento biométrico está ocorrendo de forma obrigatória.
A ideia do TRE-MA é, com isso, confirmar se as ações planejadas de fato vão responder às expectativas e que, se dando certo, serão estendidas a outros municípios do estado.
A biometria será o sistema de identificação do eleitor nos 217 municípios do Maranhão nas eleições 2020.

Saiu
O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto (PCdoB), anunciou durante a semana que não será candidato a prefeito de Imperatriz.
- Não serei mais candidato a prefeito. Vou apoiar o nome escolhido pelo grupo do governador Flávio Dino - declarou, em entrevista concedia a uma rádio local.
Com a decisão, Noleto abre caminho para uma possível candidatura do deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB). Rildo Amaral, do Solidariedade, corre por fora.

DE OLHO

3,6 milhões de eleitores já realizaram o recadastramento biométrico no Maranhão. O número representa pouco mais de 80% do eleitorado local.

E MAIS

• Embora Rildo Amaral (SDD) ainda alimente sonhos, comunistas de Imperatriz garantem que o governador Flávio Dino já bateu o martelo pelo apoio à candidatura de Marco Aurélio.

• O deputado federal Aluisio Mendes (Podemos) segue em Brasília na luta por melhorias para a BR-135 no Maranhão.

• Oficiais de Justiça da Central de Mandados de São Luís homenagearam os desembargadores Joaquim Figueiredo (presidente do TJMA) e Marcelo Carvalho Silva (corregedor-geral da Justiça).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.