História

Museu da Gastronomia: opção de lazer nestas férias

Inaugurado no dia 6 de junho deste ano, espaço já foi visitado por milhares de pessoas interessadas no local dedicado à tradicional culinária do Maranhão, onde também funciona o Centro de Capacitação em Culinária Típica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Museu de Gastronomia é destaque nas opções de lazer
Museu de Gastronomia é destaque nas opções de lazer (museu de gastronomia)

SÃO LUÍS- Com pouco mais de um mês com as portas abertas, o Museu da Gastronomia desponta como uma das casas de cultura preferidas do público, entre turistas e moradores de São Luís, que visitam o Centro Histórico. O livro de presença do equipamento criado no 6 de junho deste ano, registra que milhares de pessoas já passaram pelo endereço dedicado à tradicional culinária do Maranhão.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior destaca que o museu fortalece um conjunto de ações implementadas pela gestão municipal no intuito de promover a valorização do Centro Histórico da cidade. "O museu tem sido um importante espaço não só para ressaltar a gastronomia maranhense e para realização de oficinas de comidas típicas, como também para conferir maior movimento à região, se apresentando como mais um atrativo ao público na área do nosso Centro Histórico, que tem recebido atenção especial da nossa gestão. Podemos destacar iniciativas como o Feirinha São Luís, o Férias Culturais e o resgate de espaços públicos como o Complexo Deodoro e a Praça Pedro II, obras executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, em parceria com a Prefeitura, e os serviços diários de limpeza como exemplos desse cuidado", ressalta o gestor municipal.

O Museu da Gastronomia, onde também funciona o Centro de Capacitação em Culinária Típica da Prefeitura de São Luís, se destaca na rede de museus. O equipamento cultural é o único na cidade a abrir para visitação pública às segundas-feiras. "Achamos por bem abrir nas segundas-feiras justamente para receber o turista que está na cidade em busca de um roteiro interessante. Daí preferirmos fechar no domingo, quando o turista tem várias outras opções no circuito de museus, para abrirmos na segunda", destaca a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No sábado, o horário de visitação acontece das 8h às 12h.

Exposição

Dentre os pratos, bebidas tradicionais e representações da culinária local, o Museu da Gastronomia Maranhense destaca o cuxá e o arroz de cuxá, a torta de camarão e de caranguejo, o doce de abóbora e de buriti, além de bebidas diversificadas como sucos e licores de frutas típicas da região, como o bacuri, cupuaçu, buriti, murici, juçara, jenipapo, o guaraná Jesus, a cachaça tiquira e tudo o mais que compõe o leque de sabores da gastronomia local.

No museu, além de produtos da culinária típica maranhense, estão representados os diversos festivais gastronômicos que marcam o calendário maranhense, como a Festa da Juçara, por exemplo, que ocorre anualmente no bairro Maracanã. Assim como também os festejos populares, a exemplo do São João de São Luís e seus elementos folclóricos como o bumba meu boi, com suas variações de sotaques, ritmos, indumentárias e instrumentos musicais. A festa do Divino Espírito também tem espaço reservado no museu.

Também representadas no museu estão a Casa das Tulhas, maior celeiro de produtos, especiarias e artesanato do Maranhão, e a Casinha da Roça, uma representação das casas localizadas na zona rural do interior do Maranhão. A exposição traz ainda ao público objetos típicos das cozinhas locais, como o filtro de barro e a bateria, uma estrutura de ferro criada para guardar panelas e outros utensílios domésticos comumente encontrados principalmente nas casas do interior do Maranhão.

FÉRIAS CULTURAIS

Como parte do programa Férias Culturais, o Museu da Gastronomia, por meio do Centro de Capacitação em Culinária Tipica que funciona no andar superior do casarão, está oferecendo oficinas de culinária nas quais são elaborados pratos com produtos típicos maranhenses. Em parceria com o Senac, as oficinas são formas que a direção do museu encontrou de estimular a economia formal e informal capacitando pessoas para o desenvolvimento de um cardápio orientado pela tradição local.

No início do mês, o centro ofereceu curso tendo o milho como matéria prima para o preparo de doces e pratos regionais. A partir do dia 23, o Centro de Capacitação oferecerá novas oficinas onde serão trabalhados produtos derivados da macaxeira.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.