Coluna

Cartagena - o cartão-postal da Colômbia

A coluna aborda o destino perfeito do país que ganhou o prêmio de melhor destino para lua de mel na América do Sul

Sheila Dureles, sheila@dureles.com.br

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

A Colômbia foi eleita no último dia 13 como o principal destino da América do Sul na 26º edição do World Travel Awards (WTA), considerado o “Oscar” do turismo. O país superou Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Escolhemos o cartão-postal perfeito do país que ganhou o prêmio de melhor destino para lua de mel na América do Sul: Cartagena.

A cidade

Cartagena é uma cidade portuária na costa caribenha da Colômbia. À beira-mar, fica a cidade amuralhada antiga, fundada no século XVI, com praças, ruas de paralelepípedos e coloridos prédios coloniais. Com um clima tropical, a cidade também tem praias muito procuradas.

Imortalizada por Gabriel Garcia Marques, talvez o seu mais ilustre cidadão; a cidade conta com boa oferta de voos diários e malha hoteleira para todos os tipos de público. Faz calor o ano todo, mas de agosto a novembro há chance de pegar chuva. O período de janeiro a abril tem a melhor relação preços dos hotéis/clima (seco e ensolarado).

O que fazer

As muralhas circundam a cidade velha em que seu casario colonial colorido, suas praças floridas, suas igrejas, monumentos e casarões transformados em hotéis boutiques com lindos pátios internos, cafés, lojinhas e restaurantes.

Sugiro ficar hospedado dentro do Centro Histórico já para sentir o clima. Em Bocagrande, parte nova da cidade tem prédios grandes e falta o charme histórico.

A sua vontade de caminhar e se perder em suas ruelas será automática, ao chegar. E você não vai se decepcionar pois ela vai te envolver e seduzir.

Comece pela Catedral Basílica Menor, obra barroca ornada com muito ouro, o Palácio de la Inquisición y Museo Histórico de Cartegena(considerado o mais bonito por Gabriel Garcia Marques, o Museo del Arte Moderno e a Plaza de los Coches. Dica passeie em uma de suas carruagens.

Depois a Puerta del reloj que é o portão da cidade. Uma torre de 30 metros de altura, de cor mostarda. Após vá a Las Bóvedas, local onde anteriormente 47 arcos da construção colonial branca e amarela que já serviu de prisão, depósito de armas e quartel, hoje estão enfileiradas lojinhas de souvenir e artesanato, com as famosas bolsas coloridas da tribo Wayuu, quadrinhos, chaveiros, bonecas, roupas e outros acessórios e objetos de decoração.

O pôr do sol tem que ser em cima das muralhas, escolha se vai sentar no muro ou se será em uma das mesas do famoso Café Del Mar. Será um fim de tour 5 estrelas.

No outro dia vá conhecer o maior forte da américa colonial o Castillo de San Felipe de Barajas. Fundado em 1657 antes suas galerias eram usadas no deslocamento de munições. Hoje dá para aproveitar sua vista panorâmica.

Alugue uma bicicleta, pedale na orla de Bocagrande e conheça a parte moderna da cidade. Se resolver zanzar pelo Shopping ao ar livre Pierino Gallo, dê uma conferida nas famosas esmeraldas colombianas. Outra lojinha imperdível para conhecer é a da designer colombiana Silvia Tcherassi. Ela faz lindas bolsas de palha e tem também dois hotéis boutiques na cidade.

Em relação a gastronomia tem muito o que provar. Desde um café, e olha que os cafés colombianos são considerados um dos melhores do mundo.

Se quer algo para nunca mais esquecer vá ao Restaurante 1621. Quem leu “Do Amor e outros Demônios”, de Gabriel García Márquez, vai curtir a ambientação: o restaurante fica no hotel Sofitel Santa Clara, antigo Convento de Santa Clara de que Gabo fala no livro. O lugar conserva a construção histórica com um banho de loja de hotel cinco-estrelas- procure as mesas que ficam no pátio, cercado por um belo jardim. O menu é francês, com toque do chef catalão e usa frutos do mar locais em opção degustação ou à la carte, e a carta de vinhos tem 250 títulos. Tem também o bom La Cocina de Pepina, um restaurante simples e autêntico para conhecer a culinária da região.

Agora se quer algo sofisticado o MAREA by Rausch. Os irmãos Rausch são os Alex Atala da Colômbia. O restaurante fica no bonito Centro de Convenções da cidade, 200 metros para fora das muralhas, ladeando um espelho d’água. O cardápio é baseado em, adivinha, frutos do mar, em versões elaboradas (prove o “pescado do dia com crosta verde”), e o ambiente é arrumadinho.

Para conhecer a noite e tentar acompanhar o gingado local vá ao Bar Discoteca Tu Candela. Dá tanto para provar drinques sentado nas mesas quanto encarar a pista e tentar acompanhar o gingado local na salsa, merengue e afins.

As Praias

As praias não são tão bonitas mas como tudo pode ser remediado passe o dia em um dos tours a Islas del Rosário (45 minutos de barco)com o Oceanário da Ilha de San Martin de Pajares, centro de pesquisas marinhas que tem golfinhos saltitantes. Outra ideia é tomar um tour de barco DIRETO a Playa Blanca (certifique-se que é direto e não para em nenhum outro lugar antes), uma bela faixa de areia com mar turquesa para passar o dia. Só evite fins de semana e feriados locais, quando ela fica pior do que Copacabana no Carnaval. Os barcos partem do Muele, perto da Torre del Reloj, onde várias agências ficam vendendo os mesmos passeios – não precisa reservar com antecedência.

Divirta-se e quando tiver de se despedir lembre-se da frase de Gabriel Garcia Marques: “Não chore porque acabou, sorria porque aconteceu”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.