COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
ORio Poty Hotel By Tarrafas Hotéis recebe o  General 4 estrelas  do Exército, Paulo Sergio Nogueira de Oliveira, Comandante Militar Norte acompanhado do General de Brigada, Luiz Viana Filho e demais Comandantes do Exército no Maranhão, Tocantins e Amapá. Na foto, os dois com Dinalva e Armando Ferreira
ORio Poty Hotel By Tarrafas Hotéis recebe o General 4 estrelas do Exército, Paulo Sergio Nogueira de Oliveira, Comandante Militar Norte acompanhado do General de Brigada, Luiz Viana Filho e demais Comandantes do Exército no Maranhão, Tocantins e Amapá. Na foto, os dois com Dinalva e Armando Ferreira
Engenheiros, arquitetos e empresários do mercado imobiliário definiram vasta programação conjunta para este semestre. Na foto, os presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão, Marcelo Rodrigues, da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Maranhão, Claudio Calzavara, do Clube de Engenharia do Maranhão, Emanuel Miguez, e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Maranhão, Virgínia Nunes Freire, com o diretor do CEM, José Henrique Campos Filho
Engenheiros, arquitetos e empresários do mercado imobiliário definiram vasta programação conjunta para este semestre. Na foto, os presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão, Marcelo Rodrigues, da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Maranhão, Claudio Calzavara, do Clube de Engenharia do Maranhão, Emanuel Miguez, e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Maranhão, Virgínia Nunes Freire, com o diretor do CEM, José Henrique Campos Filho

Lista Tríplice
Na manhã de ontem, foi realizada a votação que compôs a lista tríplice dos candidatos a reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão.
O Colegiado Eleitoral Especial, composto pelo Conselho Universitário e o Conselho Diretor, ratificou a ordem do resultado da consulta prévia realizada dia 26 de junho.
Os conselheiros confirmaram a indicação, para o cargo de reitor, em primeiro lugar, com 42 votos, do professor
Natalino Salgado.
Em segundo, com 18, do professor João de Deus e em terceiro, com quatro votos, do docente Ridvan Nunes.

Lista Tríplice 2
Para vice-reitor, Allan Kardec, com 52 votos, seguido de Luciano Façanha e Marcos Fábio, com sete votos cada.
O critério de desempate para o cargo foi o tempo de serviço na Universidade, e por esse motivo o segundo lugar ficou com Luciano Façanha e o terceiro, com
Marcos Fábio.
O próximo passo será o encaminhamento da lista tríplice que elencou os três nomes mais votados para o Ministério da Educação, para fins de aprovação, nomeação e posse para o quadriênio 2019-2023.

Corrida São Luís
Começa hoje e vai até sábado, no Golden Shopping Calhau, a entrega do kit corredor aos participantes da VIII Corrida São Luís, promovida pela TV Mirante, e acontecerá neste domingo, com percurso pela Avenida Litorânea.
A Corrida São Luís terá concentração às 5h40, com largada e chegada no Golden Shopping Calhau.
A prova será realizada em duas quilometragens: 5 km e 10 km.

Corrida São Luís 2
No local da concentração, será montada uma grande estrutura, para oferecer total segurança e conforto aos participantes, com tendas de hidratação, frutas e ambulância.
Ao final do percurso, todos os participantes receberão medalhas e os três primeiros colocados, nas categorias masculino e feminino, receberão também troféus e prêmios em dinheiro.

Sem atualização
Sem correção desde 2015, a falta de atualização da tabela do Imposto de Renda tem levado o brasileiro a pagar mais a cada ano.
Segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, desde 1996, a defasagem inflacionária acumulada já chega a quase 95,46%.
Voltando no tempo: a 19 de julho de 1991, o governo anunciou a correção de 50% na tabela para o cálculo do Imposto de
Renda na fonte.

Feira de artesanato no Sebrae
Sinal verde para a Feira Internacional de Artesanato e Decoração, que começa nesta sexta-feira e vai até o dia 28 de julho, no Multicenter Sebrae. A Feincartes é
diferente de tudo o que o público maranhense já viu. Não se trata de uma feira em que produtos importados são comprados e apresentados. Pelo contrário, os expositores são os próprios artesãos, que vêm representando a terra natal e sentem o maior orgulho de falar da cultura, da história e da origem de cada peça.

TRIVIAL VARIADO

Quem comemora nova idade hoje é a bonita e charmosa Luisla Bottino que, em companhia do marido Augusto Bottino, vai reunir amigos na área de lazer do edifício Endros Gabriel, na Ponta do Farol, para uma grande festa.

O Sebo do Arteiro, em São Luís, está doando livros nas férias para incentivar a leitura. São publicações de várias áreas do conhecimento: Direito, livros didáticos e paradidáticos.

Projeções do Tribunal de Contas da União mostram que, este ano, as isenções tributárias do governo federal chegarão a 306 bilhões e 400 milhões de reais.

O NOW colabora para a criatividade na missão de manter a criançada ocupada durante as férias. Para esta semana, a plataforma da Claro separou vários filmes infantis, que agradam a família toda. Entre os lançamentos, “O Parque dos Sonhos” e “Homem-Aranha no Aranhaverso”.

A partir de agora, a NET está na Claro. Os serviços residenciais de TV por assinatura, telefonia e banda larga da NET passam a ser incorporados ao portfólio da Claro, consolidando a oferta multisserviço da marca que nasceu no Brasil e hoje está presente em vários países.

A Igreja Evangélica Casa de Oração Jeová Jireh promove, hoje, a VI Vigília Madrugada da Vitória na NF Recepções, na Estrada de Ribamar. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

A liberação do FGTS dominou o noticiário dos dois últimos dias. Remédio de efeito imediato, fará a roda da Economia voltar a girar. Não será, porém, uma solução.

Explico: nos bastidores de Brasília, o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, acelera o exame de pontos da reforma tributária, para concluí-la até o final deste mês. Inclui a simplificação no sistema de impostos, que reduzirá custos das empresas.

O Congresso silencia diante de mais de 500 Organizações Não-Governamentais que ficam bisbilhotando sem controle a região amazônica. Provavelmente, os grupos, na maioria estrangeiros, não tem interesse nas reservas de madeira, ouro, nióbio, manganês, diamantes, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata…

Ou seja: é a maior biodiversidade do planeta avaliada em 14 trilhões de dólares.

DE RELANCE

Olha o vento!
A Marinha do Brasil divulgou alerta de ventos de até 60 quilômetros por hora no litoral sul de São Luís, entre a noite da última quarta-feira e hoje. Os ventos fortes estão previstos para ocorrer do litoral da capital maranhense até o estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, as condições meteorológicas devem ocorrer por conta da passagem de um sistema frontal que provoca ventos fortes de direção sudoeste a sudeste que segue em direção ao litoral da Bahia,
om ventos de até 74 km/h.

Olha o vento! 2
O mau tempo pode provocar ondas com altura de 3 a 4,5 metros na Bahia. Em relação ao Maranhão, a Marinha não emitiu alerta em relação ao nível das ondas. A recomendação, no entanto, é de que pescadores, navegantes e banhistas evitem o mar por conta do risco de acidentes.

Oficinas nas férias
As Oficinas do Espaço Conceito do Colégio Dom Bosco, na sede da escola, no Renascença II, estão abertas ao público em geral. Trata-se de uma programação diferente a cada dia, até 24 de julho, para vivenciar, na prática, o conceito de “Escola Exponencial”, com muitas vivências lúdicas e protagonismo à espera dos participantes.

Férias na Biblioteca
A Biblioteca Pública Benedito Leite promove, de 23 a 26 de julho, colônia de férias voltada para filhos de servidores públicos estaduais e crianças da comunidade. Com atividades que estimulam exercitam a criatividade, imaginação e interação, a programação faz parte do projeto “Lendo as Férias na Biblioteca” e é destinada ao público infantil, de 6 a 12 anos.

Ajuste de percentagem
O Ministério Público do Maranhão expediu recomendação orientando o município de Imperatriz a ajustar a porcentagem de vagas destinadas a pessoas com deficiência em seletivo realizado pelo Executivo municipal. O documento foi elaborado pela 4ª Promotoria de Justiça do Idoso e da Pessoa com Deficiência. O motivo foi a manutenção do percentual de 5% destinado a este público, apesar de a porcentagem de no mínimo 10% das vagas já estar disciplinada em lei.

Dinheiro extra
Começa a ser pago na quinta-feira da próxima semana o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exercício 2019/2020. A liberação do dinheiro para os cadastrados no PIS vai considerar a data de nascimento e os do Pasep, o dígito final do número de inscrição. Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro receberão o abono do PIS ainda este ano. Já os
nascidos entre janeiro e junho, terão o recurso disponível para saque em 2020.

Café e pressão alta
Estudo feito na Universidade de São Paulo mostra que o hábito de consumir mais do que três xícaras de café por dia aumenta em até quatro vezes a chance de pessoas geneticamente predispostas apresentarem níveis elevados de pressão arterial. A pesquisa foi publicada na revista Clinical Nutrition, da Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo.

Cabeça e Pescoço
No dia 26 de julho, será comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, mas o mês é todo voltado para campanhas de conscientização. Referência no estado, o Hospital de Câncer do Maranhão realiza atividades permanentes e trabalho é para garantir a prevenção dos casos de câncer e um melhor atendimento à população.

Para escrever na pedra:
“Todos somos reféns de nossos preconceitos”. De Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.