Pressão

Flamengo: Jesus convive com primeira pressão no clube

Não que seu cargo possa estar ameaçado, pois ele acabou de chegar e conta com grande prestígio dos dirigentes, mas porque o fantasma da falta de títulos relevantes, mesmo em meio a um grande investimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Jorge Jesus agora será pressionado por títulos nas duas competições que tem pela frente ainda
Jorge Jesus agora será pressionado por títulos nas duas competições que tem pela frente ainda (pressão)

Rio de Janeiro - Logo no seu terceiro jogo oficial no comando do Flamengo, o técnico Jorge Jesus já começa a conviver com uma forte pressão. Não que seu cargo possa estar ameaçado, pois ele acabou de chegar e conta com grande prestígio junto aos dirigentes, mas porque o fantasma da falta de títulos relevantes, mesmo em meio a um grande investimento, voltar a rondar o Ninho do Urubu.

Nos últimos anos, o Flamengo foi um dos clubes que mais investiu no futebol brasileiro. Mesmo assim, sequer conseguiu passar das oitavas de final da Copa Libertadores, não conquista um Campeonato Brasileiro desde 2009 e uma Copa do Brasil desde 2013. Foi vice para o Cruzeiro neste torneio em 2017 e também, neste mesmo ano, ficou em segundo lugar na Copa Sul-Americana, sendo superado pelo Independiente da Argentina. Desde 2013, o máximo que consegue são conquistas estaduais, o que tem irritado os torcedores.

Jorge Jesus agora vai pressionado para as duas competições que tem pela frente ainda. O time vai enfrentar a partir da próxima semana o Emelec do Equador pelas oitavas de final da Copa Libertadores. A partida de ida será no Equador.

No Campeonato Brasileiro, o time é o terceiro colocado, com 20 pontos conquistados, seis a menos que o líder Palmeiras. Porém, brigando em mais de uma frente, pode ter a briga pelo caneco prejudicada.

O cenário de pressão aumenta com disputas políticas internas, como as envolvendo o vice-presidente de Relações Externas, Luiz Eduardo Baptista, e Marcos Braz, vice-presidente de futebol. O primeiro teve papel importante na contratação do técnico Abel Braga no começo do ano. Porém, seus adversários políticos são acusados por alguns de terem contribuído para o pedido de demissão do treinador.

Jesus elogia atuação

Apesar da derrota nos pênaltis e a consequente eliminação da Copa do Brasil para o Athletico Paranaense, Jorge Jesus evitou apontar vilões e saiu em defesa da atuação do Flamengo durante os 90 minutos no Maracanã. Em entrevista coletiva, o técnico português elogiou os comandados, citou “falta de sorte” na disputa decisiva e, inclusive, saiu em defesa de Diego.

"Esse momento não é fácil. Nos 90 minutos, a equipe do Flamengo foi melhor, esteve em cima e tivemos muitas oportunidades de gol. A lesão do Arrascaeta teve influência, sim, na partida. Depois de termos feito 1 x 0, estávamos mais perto do 2 x 0 do que do 1 x 1. Nas penalidades, tivemos pouca sorte”, disse Jorge Jesus, que perdeu Arrascaeta, lesionado, ainda no primeiro tempo.

“Em um grande clube como o Flamengo, o objetivo é conquistar todos os troféus, mas temos de estar preparados para, ao mesmo tempo, ganhar tudo e entender também quando as coisas não ocorrem bem, como foi hoje. Vamos controlar as emoções. O fato é que não conseguimos ser melhores. Isso dói, ainda mais por termos criado chances”, completou o treinador.

Um dos “vilões” da eliminação do Flamengo por ter perdido a primeira cobrança de pênaltis, Diego foi defendido pelo comandante luso. Em determinado momento, Jesus ressaltou que não tinha em campo nenhum de seus três principais batedores, já que, além de Arrascaeta, Bruno Henrique sequer entrou em campo por lesão e Rafinha acabou substituído por Rodinei.

“O Diego foi um dos jogadores escolhidos para bater as penalidades. Normalmente, ele não bate, mas foi a ideia que ele teve. Esperava que o goleiro poderia cair, mas não caiu. Isso faz parte. Só erra quem bate. Ter a responsabilidade de ser o primeiro também não é fácil”, finalizou Jorge Jesus.

Dentro de campo, o Flamengo volta a jogar neste domingo, às 16h (de Brasília), diante do Corinthians na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para este compromisso, o meia Gerson, que teve a documentação regularizada na CBF, fica à disposição, mas a comissão técnica vai analisar as suas reais condições físicas.

Os dirigentes tentam também colocar em condições legais de jogo o zagueiro espanhol Pablo Marí. A previsão é que ele possa ter seu nome no Boletim Informativo da CBF (BID) ainda hoje. Como ontem foi um dia marcado por um trabalho regenerativo, apenas hoje Jesus começa a definir a formação que vai utilizar. Como o duelo com o Emelec pela Libertadores é na próxima semana, no Equador, é possível que alguns jogadores sejam preservados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.