Desenvolvimento

Fiema e Câmara de Vereadores dialogam sobre o desenvolvimento de São Luís

Edislon Baldez ressaltou que ainda falta diálogo em prol do crescimento das empresas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

A fim de discutir caminhos para o crescimento da indústria e parcerias para o desenvolvimento de São Luís, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, ao lado da diretoria da entidade, recebeu, nesta quinta-feira, 18, na Casa da Indústria Albano Franco, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, acompanhado de uma comitiva de vereadores. Na oportunidade, Baldez ressaltou que ainda falta diálogo entre poder público e iniciativa privada em prol do crescimento das empresas, que são geradoras de emprego e renda para a população. Na pauta também foi tratado o plano diretor e oportunidades para micro e pequenas empresas.

“Precisamos ampliar essa conversa aberta e transparente com o poder público. Se não houver parcerias não é possível avançar. O poder público já foi o grande empregador, mas isso mudou. Hoje quem emprega são as empresas. E há necessidade que esse empresário converse, que possa dizer seus anseios, que possa passar para quem de direito, para quem cuida disso, o que ele precisa e o que é mais importante para ele”, afirmou o presidente Edilson Baldez. “Estamos à disposição, todo o Sistema Fiema, para discutir qualquer pauta que envolva o setor produtivo”.

Para o vereador Osmar Filho, que esteve acompanhado da Comissão de Recesso da Câmara de São Luís, a política de geração de emprego e renda está pautada como prioritária no órgão. Parcerias para desenvolver as micro e pequenas empresas maranhenses, medidas que facilitem a implantação de indústrias em São Luís foram algumas das pautas discutidas. “Acredito que o grande desafio do setor público seja facilitar a vida do empresário e de quem quer se instalar no nosso estado. Se o empresário encontrar condições mais favoráveis em outro lugar, ele não vai abrir seu negócio aqui. Precisamos avançar com o plano diretor, pois estamos perdendo vários empreendimentos em razão dessa desatualização”.

O vereador disse ainda que, pós-recesso, vai levar o tema para a Câmara, como forma de contribuir para o avanço de São Luís e também se propôs a instituir uma frente parlamentar em defesa do pequeno empresário. “A gente acredita que, dessa forma, teremos uma cidade melhor e com mais oportunidades para as pessoas”, ressaltou.

O encontro foi finalizado com um almoço oferecido aos vereadores pela Fiema, na Casa da Indústria Albano Franco, do qual participaram os vereadores Genival Alves, Osvaldo Muller, Ricardo Diniz, Bárbara Soeiro, Pavão Filho e o procurador da Câmara Municipal de São Luís, Vítor Cardoso. Já pela Federação, marcaram presença os diretores José de Ribamar Barbosa Belo, Celso Gonçalo, Ana Rute Mendonça, Francina Rosa, João Batista Rodrigues, Pedro Robson Holanda, Benedito Mendes, o superintendente da Fiema e do SESI, Diogo Lima, a presidente do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (Sindirepa-MA), Leonor de Carvalho e o diretor do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinducon-MA), Ribamar Viana, representando o presidente Fábio Nahuz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.