Artigo

A surpresa do inverno

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

No inverno, a preocupação quando se fala em conforto térmico passa a ser como aquecer os ambientes. Muitos recorrem aos aquecedores elétricos esquecidos nos armários, outros recorrem aos fogões à lenha, lareiras, espiriteiras e etc. Na ânsia por resolver um problema as pessoas acabam se esquecendo de outro: o custo energético e a conservação de energia.

Sem delongas, conservar energia significa reduzir o consumo energético. Tratando-se de aquecimento, pode-se reduzir o consumo utilizando-se o rejeito de calor de outro processo, direcionando-o para as áreas que precisam ser aquecidas, como fazem aqueles aquecedores de água dos fogões à lenha ou a água quente da caldeira de um hotel, que acaba aquecendo os ambientes também. No entanto, nem sempre isso é possível, principalmente quando se fala de uma residência que não foi preparada para ser energeticamente eficiente. É nessa hora que temos que recorrer ao uso de algum aparelho que tenha o aquecimento como função principal.

É aí que vem a surpresa… o mais eficiente energeticamente é o condicionador de ar! Por incrível que pareça a um leigo em termodinâmica, o condicionador de ar transfere o calor do ambiente externo, que está mais frio, para o ambiente interno, que está mais quente. E como a função do aparelho é transferir calor ao invés de gerar calor, como seria a função de um aquecedor elétrico, o aparelho condicionador de ar consegue transferir calor na ordem de três vezes a energia que ele consome para fazer isso.

Portanto, fazendo uma conta rápida, um condicionador de ar de 12.000 Btu/h, isto é, aquece o equivalente a 3.516 W, consome cerca de 1000W para realizar a tarefa. Ou seja, consome menos do que um aquecedor elétrico que gera 1.500W de calor e que, obviamente, consome os mesmos 1.500 W. Temos aproximadamente o dobro da capacidade de aquecimento, com dois terços do consumo energético. Na dúvida, consulte a etiqueta do seu aparelho, nela constam os dados de capacidade de aquecimento e potência elétrica.

Isso não quer dizer que esta é a maneira mais barata de se aquecer um ambiente, conforme comentado anteriormente, o ideal é recuperar de algum processo que esteja produzindo rejeito de calor. Algumas vezes a fonte de energia é tão barata que, um processo mesmo sendo mais ineficiente, continua sendo vantajoso em termos de custo. Mas certamente, o ar-condicionado Quente e Frio é uma excelente opção para gerar conforto térmico em uma residência.

Valem ainda dicas como abrir a casa para a entrada de ar quente e abrir as cortinas para a entrada de radiação solar e fechá-las antes de começar a esfriar. Melhorar as vedações de portas e janelas. Colocar cortinas nas janelas para evitar a circulação do ar frio por convecção natural nos cômodos. Este é um fenômeno particularmente interessante, quando está frio na face de uma janela, o ar esfria e se torna mais denso, deslocando-se em direção ao piso, formando uma corrente descendente de ar frio. Por esta razão, nas regiões frias as pessoas têm o costume de colocar os aquecedores logo abaixo das janelas.

Evidentemente o seu aparelho precisa ter a função aquecimento para isso e cada caso é um caso, sendo que cada um deve utilizar dos recursos que estão disponíveis da forma mais inteligente possível. Mas se você tem um condicionador de ar Quente e Frio instalado e, ainda assim, prefere usar um aquecedor elétrico para se aquecer, está na hora de rever seus conceitos.


Felipe Brochier

Engenheiro de Sistemas da Midea Carrier

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.