Editorial

Violação e prejuízo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O governo estadual ganhará reforço de caixa com o leilão de mais 150 veículos aprendidos em blitze de trânsito em poder de condutores infratores, a maioria inadimplente com o erário. Marcado para esta sexta-feira (19), o leilão acontecerá nas dependências da empresa terceirizada contratada para esse fim, localizada na BR-135 (KM-7, bairro Maracanã). Será o oitavo evento desse tipo realizado este ano pelo Estado do Maranhão, que elevará para mais de 1 mil o número de veículos que tiveram essa destinação só em 2019.

Dos 150 lotes ofertados desta vez, apenas quatro são carros (dois veículos modelo Celta e dois modelo Gol). Os outros 146 lotes disponíveis são motocicletas, motonetas (Honda Biz e demais modelos) e outros veículos de duas rodas. Apesar de serem anunciados como sucatas, todos os carros e motos estão, aparentemente, em condições de circular. Os anos de fabricação variam de 2000 a 2012.

O edital do leilão, que será exclusivamente presencial, informa que os 150 veículos ofertados foram apreendidos em operações de fiscalização realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), as temidas blitze, realizadas pelo implacável Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRV).

A propósito, as blitze da Operação Lei Seca foram intensificadas no último fim de semana. As fiscalizações aconteceram em avenidas como Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche, com abordagens a centenas de carros e motocicletas. O objetivo é coibir possíveis violações à legislação de trânsito no mês de julho, reservado às férias por muitas famílias. O cronograma de blitze será mantido, em pontos aleatórios da Ilha de São Luís.

Diante da intensificação das abordagens, a tendência é que mais veículos sejam apreendidos, reforçando ainda mais a frota destinada aos leilões, caso os proprietários não procedam o devido resgate dos seus bens. Diante do alto índice de imprudência ao volante nas ruas e avenidas da capital e dos municípios limítrofes e da disposição dos órgãos de trânsito em reprimir as infrações, a expectativa é que o pátio da empresa contratada para leiloar carros e motos permaneça sempre lotado.

Sujeitos a cair em uma blitz a qualquer momento e em qualquer lugar, os motoristas de São Luís devem ficar atentos. O ideal é que além do receio de receber uma multa, os condutores estejam conscientes quanto à importância da direção responsável, condizente com o que determina a lei. Só assim a região metropolitana poderá reverter os números altamente desfavoráveis de ocorrências de trânsito, inclusive mortes, que no primeiro semestre deste ano chegaram a 30.

O foco principal da Operação Lei Seca, como o próprio nome deixa claro, é a repressão à combinação perigosa de álcool e direção. Trata-se de uma vedação antiga, mas que muitos insistem em desrespeitar, colocando a própria vida e a de terceiros em risco. Por isso, nada mais justo e oportuno do que intensificar e aumentar o rigor das blitze.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.