COLUNA

Maranhão é o que vale!

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Como antecipou a coluna, o senador Weverton Rocha não tem qualquer interesse que o deputado federal Gil Cutrim seja expulso do PDT. A O Estado, o presidente estadual do partido no Maranhão e também membro da Executiva Nacional da legenda disse que na reunião de ontem da direção nacional pedetista se posicionou contrário à expulsão de Cutrim e de outros sete deputados.
Apesar de não ter falado abertamente os motivos pelos quais ele não concorda com a expulsão, é simples a explicação: Weverton Rocha perde não somente Gil Cutrim como aliado e correlegionário. Ele perde também o deputado estadual Galubert Cutrim, irmão de Gil.
A expulsão do deputado federal deixaria o PDT de Weverton sem representante na Câmara dos Deputados e também reduziria a tamanho da bancada na Assembleia Legislativa, e ainda desconstruiria a costura que Rocha fez na presidência da Assembleia Legislativa de olho em 2022.
Então, dentro de toda a estratégia de Weverton Rocha, perder os Cutrim pode representar prejuízo não somente na disputa eleitoral para o Governo do Estado em cerca de 3,5 anos. Para o próximo ano, nas eleições municipais, uma eventual expulsão do aliado pode gerar problemas.

Discurso frágil
Claro que a posição de Weverton Rocha é contraditória, já que ele mesmo é um dos mais críticos, no Senado, da reforma da Previdência.
O pedetista tem dito que a reforma vai prejudicar milhões de brasileiros, principalmente, os mais pobres.
Mas ao pregar apenas a suspensão dos deputados pedetistas que votaram a favor da proposta, o senador deixará frágil a sua posição a ser defendida na Casa quando tiver que ser votada por lá.

Outro tom
Weverton Rocha pode acabar tendo que se posicionar como fez o governador Flávio Dino (PCdoB), que depois de criticar demais a reforma, acabou por mudar suas considerações sobre a proposta.
Com nove dos 12 deputados federais aliados seus votando a favor da reforma da Previdência, Dino disse que o texto foi melhorado.
Ele acabou substituiu o discurso do “caos social” usado durante todos os dias que antecederam a votação.

Novo aliado
E enquanto o presidente estadual do PDT defende a todo custo Gil Cutrim, o deputado federal fala pelos corredores da Câmara que tem um novo líder: o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Será o democrata que Cutrim deverá seguir agora nas votações na Câmara dos Deputados. Ele já deixou isso claro para os seus aliados.
Pelo que tudo indica, esse não deverá ser o único problema partidário que Cutrim deverá causar durante o seu mandato.

Pagamento
Os servidores públicos municipais receberão amanhã a primeira parcela do 13º salário. O pagamento é comemorado pela Prefeitura de São Luís.
O motivo da comemoração é que a gestão consegue pagar o benefício em um momento em que outras cidades estão atrasando até o salário do mês.
O prefeito Edivaldo Júnior garante que vem deixando as contas do Município equilibradas, seguindo na contramão da crise econômica nacional, honrando com o pagamento dos servidores municipais em dia.

PED
Os interessados em comandar as direções estadual e municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) terão até a próxima semana para registrar as chapas que entrarão na disputa no Processo de Eleição Direta (PED) do partido.
Por enquanto, para a presidência estadual três nomes estão colocados até o momento: Augusto Lobato (que vai tentar a reeleição), o ex-presidente Raimundo Monteiro e Francimar.
Na disputa pela direção de São Luís – até o momento – há somente o vereador Honorato Fernandes, que vai tentar a reeleição.

Burocracia
O PED acaba sendo decisivo para que o PT se posicione para as eleições 2020. Somente após esse processo os petistas discutirão as teses para o pleito.
Dependendo da ala que conseguir ganhar - não somente a presidência da legenda, mas também direito a espaços da Executiva -, o PT decidirá se terá candidatura própria ou apoiará candidato de outro partido.
É o PT com seu jeitão burocrático - os petistas dizem democrático - de definir posições para as disputas eleitorais. Geralmente o partido chega tarde na mesa de discussão e acaba ficando sem qualquer espaço de destaque.

DE OLHO
R$ 3,7 milhões é o valor gasto pelo governo estadual em organização agrária, que representa pouco mais de 0,079% do valor total do orçamento.

E MAIS

• A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) celebrou este mês convênios com nove prefeituras maranhenses para investimentos de aproximadamente R$ 8 milhões.

• O recurso será investido em pavimentação de ruas, recuperação de estradas vicinais e estruturação de atividades de pequenos produtores.

• Receberão os convênios os municípios de São Bernardo, Buritirana, Loreto, Bom Lugar, Fortaleza dos Nogueiras, Campestre, Nina Rodrigues, Vitória do Mearim e Formosa da Serra Negra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.