Em cúpula do Mercosul

Bolsonaro rejeita ''pátria grande'' de Chávez e cita Donald Trump

Presidente pede que América do Sul eleja representantes comprometidos com ''democracia, liberdade e prosperidade''

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Bolsonaro e Macri na cúpula do Mercosul em Santa Fé: referências à Venezuela
Bolsonaro e Macri na cúpula do Mercosul em Santa Fé: referências à Venezuela (Reuters)

SANTA FÉ, ARGENTINA - Em discurso na abertura da 54º Cúpula do Mercosul , ontem, 17, o presidente Jair Bolsonaro pediu que a América do Sul eleja representantes comprometidos com "a democracia, liberdade e prosperidade".

Bolsonaro disse que não há mais espaço para "regimes autoritários" na região. Neste ano, há eleições presidenciais na Argentina , Uruguai eBolívia .

"A responsabilidade do voto de cada um de nós para eleger representantes que tenham compromisso com democracia, liberdade e prosperidade (...). Não tem mais espaço para regimes autoritários", disse o presidente brasileiro.

Bolsonaro fez uma referência à expressão "pátria grande", cunhada pelo então presidente venezuelano Hugo Chávez a fim de simbolizar a integração dos países latino-americanos, para pregar contra a esquerda. Ao mesmo tempo, sinalizou a aproximação com os Estados Unidos de Donald Trump .

"Não queremos o Mercosul uma pátria grande, mas que cada país seja grande. Como vemos o Trump falando que quer a América grande, eu quero o Brasil grande, a Argentina grande, a Bolívia grande também, Uruguai. É a nossa vocação", disse.

No discurso, Bolsonaro celebrou um Mercosul "livre das amarras ideológicas" e citou a proposta do presidente argentino, Mauricio Macri, de uma Declaração sobre o Fortalecimento da Democracia no Mercosul.

"Não há lugar entre nós para regimes autoritários. Não podemos permitir que o que está acontecendo na Venezuela se repita em nenhum país da nossa região", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.