Votos na reforma

Possível saída de Gil Cutrim do PDT será discutida hoje

Edital de convocação foi emitido no dia último dia 11 e acontecerá às 10h, em Brasília, e contará com direção nacional e da comissão de ética da legenda

Thiago Bastos/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Gil Cutrim e outros sete deputados do PDT votaram a favor da reforma da Previdência, confrontando o partido
Gil Cutrim e outros sete deputados do PDT votaram a favor da reforma da Previdência, confrontando o partido (Gil Cutrim)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) discutirá hoje, em reunião deliberativa a ser realizada na sede nacional da legenda, às 10h, a possível saída do deputado federal Gil Cutrim (PDT) dos quadros da sigla após o parlamen­tar ter votado a favor da Reforma da Previdência, na semana passada. Caso a maioria decida pela expulsão do parlamentar, será instaurado procedimento administrativo e prazo para defesa.
Além da situação de Gil Cutrim, a Executiva Nacional também abordará outros assuntos como a análise do resultado da votação da Previdência. A O Estado, on­tem, o deputado maranhense dis­se estar tranquilo. “Não tenho interesse em sair. Todos sabem da minha predileção ao PDT. Mas é um direito que respeito”, afirmou.
Ele informou ainda que, antes da votação, a direção estava ciente de sua posição diante da PEC 006, que trata da Previdência. “Expliquei à direção do partido e a outros membros importantes, como o senador Weverton [Rocha]. Não votei para contrariar a minha legenda e sim para seguir as minhas convicções”, disse o deputado.
O deputado maranhense não é o único que pode deixar o partido. Outros colegas, como a deputada federal Tábata Amaral (PDT/SP), terão suas situações discutidas. Sobre Gil Cutrim, após a votação, representantes do partido manifestaram contrariedade ao posicionamento do deputado.
Em nota, a Juventude Socialista do PDT manifestou repúdio com “o voto favorável do deputado Gil Cutrim”. Segundo a entidade, o posicionamento “configura uma traição aos princípios do Partido e ao povo trabalhador brasileiro”.

Outras legendas
A O Estado, Gil Cutrim deu indícios de que outras legendas já o procuraram, em eventual saída do PDT. “Isso é natural, quando acontecem estas especulações”, disse.
Ele não revelou quais partidos estão interessados em sua futura filiação. O deputado informou ainda que, após fechamento de questão partidária, também era contrário à reforma.
A posição de Gil Cutrim mu­dou, após tramitação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. “Após a revisão de regras e mudanças em casos específicos, como a aposentadoria rural e o BPC [Prestação Continuada], analisei que o texto, após nova análise, seria positivo para a sociedade”, disse Gil Cutrim.

Expliquei à direção do partido e a outros membros importantes, como o senador Weverton [Rocha]. Não votei para contrariar a minha legenda, e sim para seguir as minhas convicções”Gil Cutrim, deputado federal (PDT)

Dino admite avanços na
Reforma da Previdência

Nas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), admitiu melhoras no texto da Reforma da Previdência, aprovado em primeiro turno na Câmara dos Deputados. De acordo com o gestor, é preciso ainda tratar de outros pontos, o que deve acontecer no Senado, após o recesso.
Segundo Flávio Dino, é preciso melhorar as regras da pensão por morte. “Sublinho que a Câmara melhorou a absurda proposta de reforma da Previdência enviada pelo Governo Federal. Mas ainda há o 2º turno na Câmara e o Senado para tratar de outros pontos, como os que mencionei, por exemplo, a dureza dos cortes na pensão das viúvas”, escreveu.
O comunista é um dos principais críticos da tramitação do texto desde sua configuração. Segundo ele, a reforma ainda é considerada “injusta”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.