Batalha

Oposição diz ter votos para barrar Eduardo Bolsonaro em embaixada

Segundo Randolfe Rodrigues, oposição já conta com os 41 votos suficientes para impedir a nomeação

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Oposição quer impedir nomeação de Eduardo Bolsonaro
Oposição quer impedir nomeação de Eduardo Bolsonaro (Eduardo Bolsonaro)


Nos cálculos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) no Senado conta com os 41 votos suficientes para impedir a nomeação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), ao posto de embaixador nos Estados Unidos.

“O Senado deve cumprir seu papel e não passar por este constrangimento. Seria muito desgastante e vergonhoso para a instituição aprovar o filho do presidente para um dos principais postos da diplomacia. O senhor Eduardo Bolsonaro não é da carreira do Itamaraty e não tem condições técnicas nem atributos para o cargo”, afirma Rodrigues.

Randolfe Rodrigues reconhece que a situação pode mudar com a atuação do Palácio do Planalto na causa. Para evitar uma virada de mesa, a oposição planeja incentivar o voto aberto. O parlamentar acredita que assim possa constranger aqueles parlamentares que ficarem em silêncio.

Randolfe Rodrigues também afirma que, assim que a mensagem presidencial chegar ao Senado para oficializar a indicação, seu partido, a Rede, entrará com uma ação no Supremo para tentar impedir que a análise seja feita, inviabilizando a nomeação desde o início. O processo deve se basear no entendimento da corte que veda o nepotismo e nos princípios da moralidade e da impessoalidade na administração pública, previstos no artigo 37 da Constituição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.