Liberação

Justiça solta Policial Militar envolvida em milícia armada no interior

Walmara Mourão foi presa com um grupo de militares que seriam responsáveis por vários crimes na região dos Cocais

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Walmara Mourão Carvalho foi liberada pela Justiça
Walmara Mourão Carvalho foi liberada pela Justiça (Militar)

SÃO LUÍS - O Poder Judiciário liberou na última segunda-feira da cadeia, a policial militar Walmara Mourão Carvalho, que em companhia dos militares Evandro Oliveira dos Santos, Sérgio Adriano Gomes Nunes, Raimundo Nonato Lima e Enedito Silva, foram presos durante a Operação Balaiada, ocorrida no dia 30 de abril deste ano, nas cidades de Caxias e Aldeias Altas. O grupo é acusado de integrar uma milícia armada que teria participado de pelo menos 14 assassinatos na região dos Cocais e no estado do Piauí.

A decisão judicial foi assinada pelo desembargador Vicente de Castro, que considerou não haver provas suficientes para manter a policial custodiada no presídio militar, no Calhau. “Destrate, constato que a paciente está a padecer de constrangimento ilegal, causado por sua manutenção no cárcere, porquanto não verificada na hipótese presente a existência de indícios suficientes de autoria da conduta que lhe foi imputada”, pontou o desembargador.

Ele também entendeu que no relatório conclusivo do inquérito da Polícia Civil que tanto a Walmara Mourão, Sérgio Adriano, Evandro Silva e Raimundo Nonato não fazem parte de organização criminosa, que atua no interior do estado.

Série de assassinato

O delegado Jeffrey Furtado, da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), informou que durante os últimos dois anos vinha ocorrendo uma série de assassinatos na Região dos Cocais, nas cidades de Caxias e Aldeias Altas. A delegacia regional de Caxias deu início às investigações, mas devido à complexidade dos casos, o trabalho foi transferido para a SHPP.

No decorrer da investigação ficou constatado que os crimes estavam sendo praticados por um grupo de policiais dessa localidade e tendo como líderes Evandro Oliveira, Sérgio Adriano Gomes, Enedito Silva, Raimundo Nonato Lima e Walmara Mourão Carvalho.

No dia 30 de abril deste ano, uma equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), com apoio da Polícia Militar, realizou a Operação Balaiada nas cidades de Caxias e Aldeias Altas, que resultou na prisão dos militares. Com eles, foram apreendidos armas de fogo, munições de calibres diversos e uma balaclava.

O delegado Jeffrey Furtado, da SHPP, afirmou que esses criminosos teriam participado de pelo menos 14 assassinatos na Região dos Cocais e no interior do estado do Piauí. Esses crimes eram motivados por vingança, encomenda ou queima de arquivo. Eles também são acusados de crimes de extorsão, milícia, pistolagem, lavagem de dinheiro e roubo.

RÁPIDA

Segurança baleado em assalto

Um dos seguranças de um parlamentar, identificado como Antônio Francisco Rodrigues de Sousa, de 38 anos, foi baleado no pescoço e no queixo durante uma tentativa de assalto ontem no Cohajap. A polícia informou que a vítima foi levada primeiramente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais e, logo depois para o Hospital Municipal Socorrão I, no centro. Não foi levado nenhum objeto de valor da vítima. Os acusados fugiram em um veículo Fiat vermelho, de placas OIZ-0137, que foi abandonado na área do centro. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.