Fique atento

Alimentação saudável nas férias? Sim, é possível, afirma especialista

Nutricionista ensina receita nutritiva, saborosa e refrescante; com a flexibilidade dos horários, a alimentação dos pequenos também sofre alterações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Alimentação pode ser saudável durante as férias
Alimentação pode ser saudável durante as férias (Alimentação pode ser saudável durante as férias)

SÃO LUÍS - As férias quebram a rotina das famílias e, consequentemente, das crianças. Se não é fácil controlar a alimentação delas em dias comuns, imagine no período de férias. Com a flexibilidade dos horários, a alimentação dos pequenos também sofre alterações, e o desafio de pais e mães é manter os horários das refeições como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Segundo a nutricionista do Grupo Mateus, Caroline Veras, mesmo em dias de muita agitação dos pequenos, dá para combinar um cardápio saudável e divertido que agrade a criançada e reponha as energias gastas nas brincadeiras.

“O principal é tentar manter uma rotina alimentar, tendo sempre frutas e legumes à disposição. Procure não mudar muito os horários das refeições”, aconselha.

Para manter a rotina alimentar, frutas e legumes são bem-vindos e podem ser encontrados em muitos supermercados na promoção. “Hoje, encontramos excelentes frutas com preços bem acessíveis, sem falar nos legumes e hortaliças frescos”, destaca.

Durante as férias, as crianças também têm um pouco mais de liberdade para escolher o que consomem. Por isso, a especialista orienta que as guloseimas não devem ser oferecidas todos os dias. “São calorias vazias, só engordam e não trarão nenhum nutriente ao organismo da criança. Nem por isso significa que vamos abolir, mas a oferta tem que ser esporádica”.

Bons hábitos
Mesmo sendo uma prática constante, manter bons hábitos alimentares não significa excluir tudo o que é gostoso; o bom senso é o melhor caminho. “As crianças são mais resistentes quando o assunto são legumes e verduras, mas há como introduzir esses alimentos aos poucos durante a alimentação. Uma dica que pode ajudar o interesse da criança pelas refeições é fazer com que participe do preparo da comida”, aconselha.
Agora que já sabemos como garantir uma alimentação saudável mesmo nas férias, que tal uma receita para preparar em família? Confira ao lado todos os detalhes do Frozen de morango.

Receita - Frozen de morango

Ingredientes

1 xícara (chá) de morangos

Meia xícara (chá) de suco de laranja (ou tangerina)

1 pote de Iogurte Integral

Modo de preparo

Coloque os morangos em um saco plástico e leve ao freezer até que estejam congelados. Em seguida coloque-os em um liquidificador e bata com o suco de laranja e o Iogurte. Pronto, o Frozen de morango está pronto!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.