Investigação

Alejandro Toledo, ex-presidente peruano, é preso nos EUA

Estados Unidos atendem a pedido de extradição do Peru, onde Toledo é acusado de receber propina da Odebrecht

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Alejandro Toledo é investigado pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro, conspiração e tráfico de influência
Alejandro Toledo é investigado pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro, conspiração e tráfico de influência (Reuters)

ESTADOS UNIDOS - O ex-presidente Alejandro Toledo foi preso nos Estados Unidos na manhã de ontem, 16, segundo informou o Ministério Público peruano.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos recebeu atende um pedido para que Toledo seja extraditado ao Peru, onde ele foi denunciado por supostamente receber propina milionária da construtora Odebrecht.

O pedido de extradição do ex-presidente foi apresentado pela Embaixada do Peru, em Washington, ao Departamento de Estado em maio do ano passado.

O ex-presidente peruano reside na Califórnia desde o fim de seu mandato, e, havia mais de dois anos, era investigado pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro, conspiração e tráfico de influência.

De acordo com as investigações preliminares, Toledo pediu propina de US$ 20 milhões aos representantes da Odebrecht no Peru para dar a eles a concessão para a construção de dois lances da estrada Interoceânica sul.

O dinheiro foi transferido para contas de empresas de seu amigo, Josef Maiman, que por sua vez criou uma empresa com a sogra de Toledo, na Costa Rica, com o objetivo de reenviar várias quantias ao Peru para a aquisição de imóveis.

Além de Toledo, são investigados pelo caso Odebrecht os ex-presidentes peruanos Alan García, Ollanta Humala e Pedro Pablo Kuczynski. Assim como a líder da oposição Keiko Fujimori, presa preventivamente por 36 meses.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.