Devoção

Festa do Carmo será encerrada hoje

Na festa litúrgica desta terça, 16, estão previstas missas às 7h, 8h, 12h e às 17h na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na Praça João Lisboa, no Centro, em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Nossa Senhora do Carmo será homenageada hoje pelos seus devotos
Nossa Senhora do Carmo será homenageada hoje pelos seus devotos (Divulgação)

SÃO LUÍS - Acontece hoje, 16, o encerramento da festa consagrada a Nossa Senhora do Carmo, que tem como tema, este ano, " Maria modelo de santidade". O evento foi iniciado no dia 7 deste mês na Igreja do Carmo, na Praça João Lisboa, no Centro, em São Luís.

Nesta terça, estão previstas missas às 7h, 8h, 12h e às 17h - com coroação e procissão. A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo constou de temas diários, destacado-se a virtude da esperança, vida de oração, humildade, prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, caridade e santidade de Maria, que é padroeira da Ordem Carmelita. Ainda como parte da programação, diariamente, a partir das 16h, houve a adoração eucarística, bênção com o santíssimo, missa, novena e imposição do escapulário..

Devoção

Desde o século XV, a devoção popular a Nossa Senhora do Carmo está centrada em seu escapulário, também conhecido como escapulário marrom, um sacramental associado às promessas de ajuda feitas por Maria para a salvação do devoto portador. Segundo a tradição, Maria entregou o escapulário a um carmelita chamado Simão Stock.

Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo é o título dado à Maria, mãe de Jesus. Os primeiros carmelitas eram eremitas que viviam no Monte Carmelo, na Terra Santa, entre o final do século XII e meados do século XIII. Eles construíram, no meio de seus eremitérios, uma capela que dedicaram à Santíssima Virgem.

A festa foi realizada, pela primeira vez, na Inglaterra, no final do século XIV. O objetivo era agradecer a Maria pelos benefícios concedidos nos tempos de dificuldades dos primeiros anos da Ordem do Carmo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.