Ampliação

Projeto resgata cidadania de jovens do bairro Jaracati com ações de esporte

O Fórum de Desenvolvimento Local e Sustentável da Vila Jaracaty, fundado há 10 anos, está mudando a vida de centenas de pessoas por meio do esporte; sede passa por reforma e ampliação para aumentar atendimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Jeane Pires (Cemar), Marcelo Lamar (Kamaha Eng.), Sec. Rogério Cafeteira (SEDEL), Carlos Hubert (Cemar) e Cássia Melo (Grupo 8) em visita às obras da reforma do projeto social Fórum Jaracaty.
Jeane Pires (Cemar), Marcelo Lamar (Kamaha Eng.), Sec. Rogério Cafeteira (SEDEL), Carlos Hubert (Cemar) e Cássia Melo (Grupo 8) em visita às obras da reforma do projeto social Fórum Jaracaty. (Projeto social)

SÃO LUÍS - Há 10 anos, um projeto social vem transformando a vida de milhares de crianças e jovens, na faixa etária de 4 a 18 anos, por meio do esporte, no bairro Jaracati. É o Fórum de Desenvolvimento Local e Sustentável da Vila Jaracaty, em cuja sede são ofertadas atividades esportivas como judô e tênis de mesa, além de aulas de informática e acesso à brinquedoteca, que beneficiam toda a comunidade e não apenas os atletas. Pelo menos 300 jovens são beneficiados atualmente e, há seis anos, o projeto conta com o apoio da Lei Estadual de Incentivo.

As ações do Fórum Jaracaty já mudaram centenas de vidas, pois, por meio do esporte, o projeto contribui para evitar que os jovens da comunidade se envolvam com drogas ou marginalidade e se mantenham na escola. Uma das exigências para integrar as atividades é estar regularmente matriculado e cumprindo o ano letivo. Além de formar futuros atletas de judô e tênis de mesa, o projeto garante oportunidades de capacitação profissional para as famílias dos jovens contemplados.

As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, na sede do projeto, no bairro Jaracati. E a boa notícia é que, a partir de agosto, a sede estará reformada e ampliada, oferecendo mais conforto e novas possibilidades para a comunidade atendida.

A reforma, aos cuidados do Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, contempla a construção de uma quadra poliesportiva, troca de piso das áreas de judô e tênis de mesa, ampliação da brinquedoteca que ganhará climatização, construção de um banheiro, climatização da sala médica e a construção de um auditório para 40 pessoas.

O engenheiro Marcelo Lamar, responsável pela obra, lembra que a reforma prevê climatização e ampliação da sala de informática, troca de todo o telhado e proteção térmica, revitalização da fachada, reforma dos vestiários masculino e feminino e implantação de mini-horta comunitária. “Com as novas instalações concluídas, as ações do projeto só tendem a crescer ainda mais”, disse.

Visita
As obras realizadas pela Kamaha Engenharia, que também é apoiadora do projeto, estão em fase avançada de execução e devem ser entregues até o final deste mês. Na semana passada, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, visitou as obras e ficou satisfeito com os resultados. Ele estava acompanhando de Carlos Hubert, gerente de Comunicação Externa, Marketing e Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia Cemar e sua assessora, Jeane Pires.

O secretário ressaltou a importância do projeto para minimizar a situação de exclusão social e econômica existente na comunidade, utilizando o esporte como ferramenta principal e construindo um espaço de convivência e desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental para todos da comunidade.
“Essa obra, assim que finalizada, vai melhorar a qualidade das ações nesse projeto, que já é considerado pelo governo como uma referência de sucesso. E deve servir de modelo para multiplicar essa bem sucedida fórmula de resgate social, usando o esporte para garantir cidadania, além de lazer e aprendizagem profissional”, enfatizou o secretário.

Para Carlos Hubert, do Grupo Equatorial Energia Cemar, esse projeto é vitorioso e deve servir de modelo para outras comunidades. “A conclusão dessas obras do Fórum Jaracaty vêm coroar a realização de um sonho nosso, enquanto empresa apoiadora e principalmente da comunidade, que merece as novas instalações e toda a inserção social que o projeto oferece. O Fórum é um projeto exemplar e essa evolução é mais que merecida”.

A diretora executiva do Fórum de Desenvolvimento Local da Vila Jaracaty, Márcia Assunção, resume a enorme relevância do projeto, na promoção de iniciativas pela melhorar a qualidade de vida das crianças e jovens da área. “Esse é um projeto de imenso significado social e que garante também cidadania, esporte e lazer”, enfatizou ela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.