Editorial

Férias em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

Após um período auspicioso com o São João, cuja decoração no Centro Histórico, movimentou a região central da cidade e agradou comerciantes da área com a presença de turistas e ludovicenses ocupando o espaço e consumindo produtos locais, chegou o mês de julho, junto com as férias escolares.
O período é considerado forte para a vinda de turistas ao Maranhão, muitos passam pela capital maranhense, mas com o destino final contemplar as belezas dos Lençóis Maranhenses. No entanto, São Luís oferece uma gama de possibilidades aos turistas que se sentem atraídos pelas belezas naturais ou para quem sente curiosidades pela cultura maranhense.
Considerando apenas a região do Centro Histórico como oferta de opções de lazer: além das belezas arquitetônicas, é possível visitar diversos museus como a Casa de Nhozinho, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e os mais novos: Museu do Reggae e Museu da Gastronomia. Cada um correspondendo um pouco da história da cidade e tendo como belo pano de fundo a arquitetura colonial que sempre encanta os turistas. Inclusive, a Prefeitura de São Luís, com o intuito e estimular passeios pelo Centro Histórico tem realizado com frequência passeios guiados com atores representando personagens importantes da nossa história. Cada um apresentando um pouco de São Luís e fortalecendo a história dentro do imaginário coletivo da cidade. Nos passeios culturais é possível conhecer um pouco da história de Ana Jansen, Catarina Mina e muitos outros que compõem a história e a identidade dos ludovicenses.
No entanto, saindo um pouco do Centro Histórico ainda temos lacunas como atrativos turísticos que precisam ser incluídos em estratégias de trabalho para contemplar todas as potencialidades turísticas que a capital maranhense possui. Geograficamente considerada uma Ilha, quem visita a cidade pensa, além de conhecer as peculiaridades culturais, em contemplar as belas praias e aproveitar bem a orla marítima, ocupando bares e restaurantes e tomando bons banhos de mar.
Contemplar é possível, mas segundo relatórios de balneabilidade divulgados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, todas as praias estão poluídas e impróprias para banho, o que dificulta o passeio. A pessoa pode olhar, mas entrar no mar pode ser perigoso para a saúde. Recentemente na areia das praias foram registrados episódios de peixes mortos, evidenciando os sinais de socorro que a natureza vem mostrando.
Esse cenário de poluição possivelmente tem afetado um pouco os comerciantes do local e causando uma má impressão aos turistas que também desejam aproveitar o visual solar da cidade em uma praia. A poluição das praias é um problema antigo da Grande São Luís e até agora sem nenhuma solução prática.
É preciso pensar as potencialidades turísticas como um todo. Em uma cidade que tem uma forte herança cultural e também uma exuberante beleza natural é preciso preencher as lacunas e oferecendo um leque de opções tanto para os turistas quanto aos moradores de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.