PH

173 anos da Capitania dos Portos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
UMA AGRADÁVEL surpresa no almoço de sábado, no restaurante Cabana do Sol: a presença de Belita Carneiro da Rocha Mesquita, única irmã ainda viva do saudoso prefeito de  São Luís Ruy Mesquita, o engenheiro que mudou a fisionomia desta cidade.
UMA AGRADÁVEL surpresa no almoço de sábado, no restaurante Cabana do Sol: a presença de Belita Carneiro da Rocha Mesquita, única irmã ainda viva do saudoso prefeito de São Luís Ruy Mesquita, o engenheiro que mudou a fisionomia desta cidade. (ph01)

O comandante Márcio Ramalho, Capitão dos Portos do Maranhão, já está às voltas com os preparativos para a celebração, em grande estilo, no dia 29 de julho, dos 173 anos da Capitania dos Portos do Maranhão. O evento deverá movimentar todos os setores da sociedade maranhense. E de outros estados virão convidados especiais, a exemplo do Cmte Luiz Augusto Freitas, que já comandou a Capitania dos Portos neste Estado e aqui possui muitos amigos. E ele já confirmou presença com a esposa Graça.

Plano Real
Nos 25 anos do Plano Real, comemorados neste mês, os jornais estão publicando, com base em dados do IBGE, um balanço de como foi a variação dos preços nos principais grupos de despesas.
Nestas duas décadas e meia, a inflação do país soma alta de 508% – bem menos do que o acumulado apenas nos seis meses anteriores à implantação do conjunto de medidas que estabilizou a moeda e o poder de compra dos brasileiros.
Os gastos com habitação subiram forte desde então: 1.017%. Educação, despesas pessoais e saúde também pressionaram. Artigos para o lar, vestuário e alimentação tiveram aumento médio menor.
Símbolo do plano que acabou com a hiperinflação, o frango ficou 457% mais caro de lá para cá. Em julho de 1994, era possível comprar um quilo a R$ 1.
O iogurte, que ficou mais acessível à população de baixa renda, teve alta de 268% no período.

Nova PEC
Tome nota: governadores e prefeitos, que articulam a inclusão de Estados e municípios, não serão atendidos nesta reforma.
Outra proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o tema deverá ser protocolada futuramente no Senado.
Caso a aprovação do atual texto na Câmara seja confirmado nos primeiros dias de agosto, a expectativa é de que a análise por parte de senadores comece
na semana seguinte.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), projeta que a Casa poderá começar a votação em 45 dias, a partir de quando o projeto chegar da Câmara.
Tasso Jereissati (PSDB-CE) deverá ser confirmado como o relator da proposta no Senado.

Nada de hipocrisia
Sem hipocrisias, a maratona da Previdência acabou com o discurso da nova e da velha política.
Se o governo Bolsonaro e o Congresso não se atrapalharem, estará aberta a porteira para outras reformas tão importantes quanto a da Previdência.
Mudanças nas áreas tributária e administrativa estão na agenda do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
A grande questão é saber se os interesses das corporações e antigos vícios tributários serão enfrentados.
Técnicos do Ministério da Economia não escondem que medidas bem antipáticas, como congelamento de salários no setor público e alterações nas carreiras, são necessárias dentro do plano de ajuste fiscal.

Almoço no Poty
Uma tarde abençoada foi a de ontem, no restaurante Tarrafas, do Rio Poty Hotel. Reuniram-se ali para saborear quitutes deliciosos preparados por Dinalva Ferreira e a equipe de cozinheiros do hotel, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes com a esposa Melina e os filhos Luiza e Luiz Eduardo, Amaro Santana Leite e Ana Lúcia Albuquerque, Clorisval Gomes Pereira e Tiana, Itaquê Mendes Camara com a esposa Glória e o filho Rodrigo.
Todo feliz, ao lado de Dinalva, Armando Ferreira também recebia os cumprimentos pelo encontro agradabilíssimo regado a champagne da melhor qualidade e vinhos tintos idem que os comensais fizeram questão de levar.

Antecipando o futuro
Não basta ser uma empresa moderna, é preciso prever o futuro e estar com todo o staff preparado para antecipar tendências e oferecer sempre as melhores soluções de tecnologia e atendimento.
Com essa proposta, o time de gestores da TVN participou do treinamento “Provedor 9.1”, um evento exclusivo para a equipe de operadora que durante dois dias esteve reunida no Hotel Luzeiros se preparando para atuar na vanguarda do que vem a ser o novo conceito para evolução e transformação de um novo momento das empresas
provedores de internet.

TRIVIAL VARIADO

Se você não gostar de Machado de Assis ou de Nietzsche, não os leia, há oceanos de boas leituras a sua espera. Livre para ler, você será maior.

Casa de Cora Coralina… Uma mulher simples, doceira de profissão, que viveu longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.

No assunto: Cora Coralina é tema de um belo livro da escritora Sônia Helena, que faz sucesso em Brasília.
A nova política, a mesma que ajudou boa parte do Congresso a se eleger, envelheceu rapidinho.

O que para humanos é um barulho irritante – e às vezes sinal de perigo –, para mosquitos é uma canção de amor. Pesquisadores da Universidade Cornell, descobriram que, antes do sexo, um casal de mosquitos Aedes aegypti, os transmissores da dengue, ajusta o batimento das asas para produzir um zumbido na mesma frequência sonora.

Guerra nas telas: há 22 mil trabalhos científicos registrados no Google sobre efeitos nocivos da maconha.
Por outro lado, mais de 1 mil grupos nas redes sociais se comunicam, defendendo a maconha.

Os debates sobre a Previdência revelaram parlamentares especializados em Economia da boca para fora. Capricharam na demagogia e precisam voltar logo à caverna. Se continuarem exibindo os conhecimentos, é possível que recebam propostas de grandes consultorias…

No entorno do microfone de apartes estavam provocadores da situação e da oposição. Teve um deputado que ao ouvir frase depreciativa, atacou: “Deixo claro que estou falando apenas para os que têm cérebro.”

DE RELANCE

Verdade e hipocrisia
Concordo com os que dizem que só a hipocrisia salva casamentos e impede a guerra do fim do mundo. E que o contrário da hipocrisia não é a pureza da verdade, é a sinceridade grosseira e, em geral, inconveniente. A não ser que se use o bom humor. O “filósofo” e centromédio Vampeta foi quem proferiu a frase que talvez seja a mais honesta e genial a respeito da hipocrisia. Ao falar acerca dos atrasos de salário no clube em que jogava, o Flamengo, Vampeta asseverou: “Eles fingem que me pagam e eu finjo que jogo”.

Verdade e hipocrisia 2
A hipocrisia é muito mais útil em sociedades imperfeitas, como a nossa, mas não me venham esses ricos do Primeiro Mundo se exibir com suas certezas, que sei muito bem como eles, às vezes, têm de sacar desse que é o mais humano dos predicados. Os americanos, inclusive, logo eles, com suas raízes puritanas, que sentem tanta ojeriza à mentira, eles não raro precisam se socorrer do analgésico da hipocrisia. Foi o caso de Bill Clinton com Monica Lewinsky, nos anos 1990. Para que Clinton pudesse continuar na presidência, teve de “provar” aos americanos que felação não é sexo.

Verdade e hipocrisia 3
Os americanos, por sua vez, para aceitar a manutenção de Clinton na presidência, tiveram de dizer que acreditavam nisso. Foi um debate risível, que se deu apenas para fornecer sustentação moral à hipocrisia. No fim, todo mundo aceitou, mas todo mundo sabia o que aconteceu. A hipocrisia, como comentou naquela época o sagaz e experiente jornalista Ribamar Corrêa, salvou as aparências.

Verdade e hipocrisia 4
No fim de semana li um interessante comentário de David Coimbra em que ele afirma que no Brasil, o atual debate nacional também só se sustenta graças a nossa proverbial hipocrisia. Porque nós, como os americanos, sabemos qual é a verdade, mas preferimos a discussão parnasiana a fim de aproximar a realidade do desejo, o que é muito mais conveniente. Nós sabemos, por exemplo, que Moro agiu em coordenação com o Ministério Público para colocar políticos poderosos e empresários bilionários na cadeia. E sabemos, ainda, que não é ético. Mas não nos escandaliza, porque sabemos que, se ele não fizesse assim, não conseguiria prender ninguém e a corrupção continuaria grassando.

Verdade e hipocrisia 5
A propósito dessas mensagens, nós sabemos que nenhuma delas absolve alguém que foi condenado. Todos são culpados, inclusive o mais famoso deles, Lula. Já os defensores de Bolsonaro vociferam que sua maior qualidade é não ser hipócrita. Nada mais equivocado. Bolsonaro é um campeão da hipocrisia. Critica o que chama de “velha política” da qual ele e os três filhos são produtos. Critica governos que privilegiavam apoiadores e quer nomear o próprio filho embaixador nos Estados Unidos. Você pode ser a favor ou contra qualquer um deles. Mas você sabe muito bem quem eles são.

Cachaça fortalece mercado
O Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) brindou o acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia como forma de expansão do mercado do produto nacional que movimentou US$ 7,8 milhões em 2018 em exportação. Um dos recentes movimentos do setor foi o lançamento do Manifesto da Cachaça, que tem entre seus objetivos a ampliação dos esforços de promoção da cachaça como produto exclusivo e genuinamente brasileiro, a reavaliação da carga tributária e o combate à clandestinidade e à informalidade. No Maranhão, o valor estimado chega a menos de 5% do total produzido nacionalmente.

É amanhã o Encontro Mercado
Tudo pronto para a realização nesta terça-feira, pela TV Mirante, do ‘Encontro Mercado’, com uma manhã repleta de conteúdo sobre o meio televisão e suas oportunidades, no Hotel Luzeiros. O evento reforça o compromisso da TV Mirante de contribuir para o crescimento do mercado publicitário maranhense. E para esta edição a TV Mirante traz a São Luís o Diretor de Planejamento de Marketing da Rede Globo, Roberto Schmidt, e o Executivo de contas da regional Nordeste da Kantar Ibope Media, Gilberto Araújo Júnior.

Encontro em Portugal
Os advogados maranhenses Daniel Blume e Thiago Bhranner lançaram em Portugal o livro “Aspectos Polêmicos do Direito Penal Luso-Brasileiro”, no rooftop do Hotel Mundial, em Lisboa. A foto que registra o encontro dos dois com o Doutor Guilherme Figueiredo, Bastonário da Ordem dos Advogados de Portugal, pode ser conferida nas redes sociais.

Para escrever na pedra:
“Você não será feliz com mais até ser feliz com o que você já tem”. De Viki King, escritor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.