Educação

Palestra educativa sobre autismo em São Luís em agosto

O evento será ministrado por Nicolas Brito Sales, jovem que foi diagnosticado com autismo ainda na infância mas que hoje é autor de um livro, além de trabalhar como fotógrafo

Emmanuel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Nicolas Brito Sales proferirá a palestra, organizada pela  Escola Diante do Saber, no dia 1º de agosto
Nicolas Brito Sales proferirá a palestra, organizada pela Escola Diante do Saber, no dia 1º de agosto (Nicolas)

SÃO LUÍS - Estima-se que 2 milhões de pessoas tenham autismo no Brasil. O transtorno que leva, sobretudo, a dificuldade de interação social, será debatido em uma palestra organizada pela Escola Diante do Saber, através do projeto Uma Sinfonia Diferente. Com o título de “Autismo: ciência, família e inclusão social”, o evento será ministrado por Nicolas Brito Sales, no dia 1º de agosto, a partir das 19h, no auditório da Fiema, localizado na Cohama, em São Luís.

Nicolas Brito é um exemplo de que a superação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma realidade. Nascido em 1999, em São Paulo, o jovem foi diagnosticado com autismo e ficou sem falar, sem conseguir se expressar e não interagia socialmente.

“Eu fui em um congresso que tive a oportunidade de assistir uma palestra do Nicolas. De todos que vi, ele que me emocionou e me motivou a realizar esse encontro aqui, e esperamos que a experiência com o público maranhense seja grandiosa”, disse Allana Karen, diretora pedagógica da Escola Diante do Saber.

Cerca de 23 crianças com autismo estão matriculados na escola, e 39 fazem parte do projeto Uma Sinfonia Diferente, lançado em fevereiro deste ano. O objetivo principal é externar o talento e habilidades que muitas dessas crianças possuem, mas que se mantém tímido durante muito tempo pelo rótulo de “incapazes de se socializar”.

“Queremos realizar uma troca de ideias com inclusão. Uma coisa é um profissional que trabalha com autistas contar sobre sua experiência, outra coisa é uma pessoa autista fazer isso. O impacto é muito maior”, comenta a diretora.

O maior objetivo dessa palestra é motivar os familiares, principalmente de crianças autistas, além dos profissionais que trabalham diariamente com esse público. Como o número de casos está maior a cada ano e a sociedade ainda não sabe receber nem conviver com crianças que tem esse transtorno de espectro, essa tipo de motivação é essencial.

Uma Sinfonia Diferente
Em fevereiro desse ano, O Estado noticiou o lançamento do projeto Uma Sinfonia Diferente, de Brasília. O objetivo é promover um espaço terapêutico e artístico que apoie o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com autismo e um ambiente favorável para a conscientização da comunidade sobre suas características e potenciais.

Tendo como intenção contribuir para uma mudança de olhar da sociedade a respeito de pessoas com autismo, o projeto foi explicado a pais interessados em matricularem seus filhos no Sinfonia. O projeto teve destaque em uma reportagem feita pelo Fantástico, da TV Globo. Foi assim que Allana Karen, proprietária da escola, descobriu e criou interesse em trazer o projeto para São Luís.

A promoção da saúde, bem-estar, empoderamento e protagonismo para pessoas com autismo e suas famílias é visível ao fim de cada ano do Sinfonia, quando as apresentações dos musicais são realizadas. O Sinfonia foi desenvolvido em Brasília e implantado em 2015; em Fortaleza; em 2016; em Timóteo (MG); em 2017 em Goiânia; e em 2018, em Porto Alegre.

O palestrante
Nicolas Brito iniciou sua trajetória com apenas 12 anos, quando saiu pelo Brasil ministrando palestras sobre como é ter autismo e estar inserido na sociedade. Aos 16 anos foi coautor do livro “TEA e Inclusão Escolar – Um sonho mais que possível”. Três anos depois, lançou seu próprio livro, intitulado “Tudo que eu posso ser”, onde relata suas experiências, o que pensa, o que imagina, seus sonhos e como vive em sociedade.

Com o objetivo de disseminar mais informações sobre o autismo, a públicos diferentes, o Nicolas participou de entrevistas e gravou vários vídeos com pessoas de grande influência na mídia. Hoje, Nicolas também trabalha como fotógrafo, e já ganhou prêmios por seus trabalhos. Além disso, para 2019, o jovem prepara o lançamento de mais um livro contando suas aventuras e conquistas.

O apoio e incentivo de seus pais, Ana Brito e Alexsander Sales, tem sido de fundamental importância na superação dos mais diversos obstáculos de um neurodiverso, compondo uma trajetória pública que vem desde 2011.

SAIBA MAIS

Sobre o autismo
Mais de 2 milhões de brasileiros tem autismo. Trata-se de um transtorno do desenvolvimento que leva a pessoa a ter dificuldade de interação social, dificuldade na comunicação social e interesses restritos. Muitos pais de pessoas com autismo relatam a dificuldade em encontrar metodologias que incluam os seus filhos em atividades realizadas em grupo e que estimulem a linguagem, interação social e valorize os seus potenciais. Muitas famílias de pessoas com autismo deixam de realizar atividades sociais em virtude do comportamento do filho e o julgamento, por falta de conhecimento, de pessoas que frequentam o mesmo espaço social, levando a família da pessoa com autismo ao isolamento social.

Resultados da musicoterapia
O projeto já fez parte da vida de mais de 500 pessoas com autismo em todo o Brasil, e os resultados são bons. Com base em três edições da metodologia aplicada em Brasília, os resultados foram:

- Aumento de 67% de interações interpessoais entre as pessoas com autismo;
- Aumento de 84% de interações interpessoais entre pessoas com autismo e pessoas normativas;
- Aumento de 70% nas respostas verbais dos participantes entre 3 e 10 anos;
- Aumento de 50% da comunicação visual;
- Diminuição em 45% dos movimentos estereotipados e repetitivos nas pessoas com autismo participantes do projeto;
- Diminuição da sensibilidade auditiva e seletividade alimentar;
- Diminuição de crises comportamentais frente à frustração;
- Mais de quatro mil espectadores na apresentação final da metodologia;
- Distribuição de mais de quatro mil cartilhas de conscientização sobre o autismo;
- 430 voluntários da área da saúde, música e marketing envolvidos no processo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.