Turismo

Lagoa Coroatá: uma opção no roteiro para as férias no Maranhão

Pequeno paraíso de águas cristalinas fica há cerca de 100 quilômetros de São Luís, no município de Cachoeira Grande; saiba como chegar este balneário maranhense ainda pouco explorado

Monalisa Benevenuto/ Da Equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

CACHOEIRA GRANDE - Ah, férias! Nesses dias de folga dos compromissos profissionais e estudantis, nada melhor que aproveitar para descansar o corpo e a mente. E que tal curtir este momento em um pequeno paraíso natural com águas cristalinas, pouco explorado, há cerca de 100 quilômetros de São Luís? O Estado te convida a embarcar nessa aventura e conhecer a Lagoa Coroatá, localizada no município de Cachoeira Grande, região conhecida como Baixada Oriental do Maranhão.

Cercada por mata nativa, a nascente de águas claras e esverdeadas mede aproximadamente dois metros de profundidade na parte mais funda e possui fundo de areia branca compõem a singularidade do local que chama atenção pela beleza e tranquilidade que proporciona, tornando-se uma alternativa excelente para quem busca por calmaria, aventura, descobertas e, principalmente, contato com o meio ambiente.

A sensação de estar conectado à natureza é, inclusive, constantemente relatada por visitantes e moradores da região, que utilizam o balneário nos momentos de lazer e, também, para atender a necessidades básicas como banho e lavagem de roupas. Ainda assim, o espaço paradisíaco não está inserido em roteiros turísticos, sendo, praticamente, desconhecido pelos moradores da capital e cidades mais afastadas do local.

Apesar do quase anonimato, a notícia sobre a existência deste paraíso de águas límpidas tem sido cada vez mais propagada, principalmente por meio das redes sociais. De boca em boca, post em post, chegou à família de ludovicenses que atualmente residem em Brasília e, nestas férias, visitou a capital maranhense e aproveitou a viagem para dar uma esticadinha até a região do Munim.

“Nossa, é muito bonita e água é muito cristalina mesmo e refrescante. É uma sensação ótima, para quem quer fugir dos roteiros de praia é uma ótima opção. Vale muito a pena conhecer”, declarou a turista Jasmine Lima, enquanto desfrutava do banho.

Estrutura
Por se tratar de um destino pouco explorado, a Lagoa Coroatá não conta com estrutura de hotel, bar ou restaurante. Os visitantes devem estar prevenidos e levar o que desejar consumir no passeio. Bóias e acessórios simples para mergulho são bem vindos (principalmente para àqueles que levam crianças).

É imprescindível, também, recolher o lixo produzido durante o passeio, mantendo, assim, a beleza do local, permitindo que outras pessoas desfrutem desta maravilha natural sem que haja incidentes ou incômodos com resíduos descartados de forma incorreta, além de, claro, proteger o meio ambiente e as espécies que ali residem.

Esticada
Quem estiver com mais tempo disponível, pode optar por esticar o passeio e aproveitar outros balneários distribuídos pela Baixada Oriental do estado. Em Morros, o Rio Una é uma boa pedida, mas é preciso ter cuidado e atentar-se às correntezas. O município conta com bons hotéis, restaurantes e um parque aquático com piscinas rústicas. Em Icatu, município vizinho, a Cachoeira do Boqueirão - formada por duas quedas d’água -, no povoado de mesmo nome, é uma excelente alternativa para quem curte trilhas e aventuras. O acesso, apesar de simples, exige veículos traçados e pode ser orientado por moradores da região.

SAIBA MAIS

Localizando…
Chegar até a Lagoa Coroatá é fácil, podendo realizar a viagem em carro de passeio e, até mesmo, em motocicleta, mas, por ficar às margens da MA-020 e não possuir sinalização que identifique o local, é preciso manter-se atento. Seguindo pela MA-402, deve-se pegar a primeira saída à direita na rotatória, que dá acesso aos municípios de Icatu, Barreirinhas e Morros, direcionando-se para a MA-020, estrada que leva a Cachoeira Grande.

A via é asfaltada e possui, no geral, boas condições de infraestrutura. A lagoa fica localizada ao lado esquerdo da pista, após uma curva leve à esquerda, e o estacionamento pode ser feito no acostamento, próximo às residências. Para ter mais precisão, é possível seguir mapas virtuais disponibilizados em aplicativos de navegação, pesquisando por Lagoa Coroatá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.