Estado Econômico

Contratação de pessoas exige perfil adequado

Sucesso da contratação depende de uma série de fatores
13/07/2019

Escolher a pessoa certa para ocupar um cargo na empresa é fundamental para o sucesso dos negócios e tem sido o grande desafio da área de Recursos Humanos. O que se quer são colaboradores que façam a diferença dentro da organização. Para isso, é necessário que o recrutador conheça profundamente a empresa, as competências e os comportamentos desejados para as vagas.
Segundo Ivan Corrêa (foto), diretor da Posiciona Educação & Desenvolvimento, tudo começa com: eu preciso preencher uma vaga na organização e identificar um bom candidato. Recebo currículos, os leio e na verdade eu não consigo enxergar muita diferença entre eles. Parto para as entrevistas. Neste momento, é necessário entender que é um momento de compra e venda. Não se está falando de produtos e sim de pessoas, mas de certa forma o candidato está vendendo a qualificação dele e você está comprando esta qualificação. Você também venderá os benefícios da função e seus desafios.
Se é este momento de troca de informações, é preciso conhecer exatamente os requisitos para a vaga, além de ter perguntas e testes muito bem preparados para escolher a pessoa certa, afinal, as características e habilidades presentes na atuação destes profissionais formam o perfil de vendas e poderão impactar diretamente nos resultados da empresa.
O sucesso da contratação depende de uma série de fatores, e entre eles, estão habilidades técnicas e emocionais. E um dos pontos importantes para serem avaliados em um processo de contratação é o alinhamento dos valores individuais com os valores organizacionais. “A divergência de valores é um dos principais motivos de turnover. Além disso, uma má comunicação dos valores organizacionais gera falta de motivação, impactando o rendimento da empresa, o que gera mais custos. É fundamental que no momento da entrevista seja aplicado testes que identifiquem esse alinhamento, como testes de personalidade, valores, integridade”, afirma.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte