COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Na semana passada, esteve em Nova York (EUA) o engenheiro agrônomo maranhense e palestrante Luiz Thadeu, Na Big Apple, ele gravou uma entrevista para o programa “Globo Notícia América”, que foi ao ar na Globo Internacional. O globe trotter ainda foi recebido na bancada do prestigiado “Manhattan Connection”, oportunidade na qual o apresentador Lucas Mendes destacou suas andanças pelo mundo e o fato de ele ter visitado 130 países. Em agosto, Luiz Thadeu seguirá para mais dez países da Europa, Ásia e África, Na foto, Luiz Thadeu com Pedro Andrade, do programa “Pedro pelo mundo?”, da GNT
Na semana passada, esteve em Nova York (EUA) o engenheiro agrônomo maranhense e palestrante Luiz Thadeu, Na Big Apple, ele gravou uma entrevista para o programa “Globo Notícia América”, que foi ao ar na Globo Internacional. O globe trotter ainda foi recebido na bancada do prestigiado “Manhattan Connection”, oportunidade na qual o apresentador Lucas Mendes destacou suas andanças pelo mundo e o fato de ele ter visitado 130 países. Em agosto, Luiz Thadeu seguirá para mais dez países da Europa, Ásia e África, Na foto, Luiz Thadeu com Pedro Andrade, do programa “Pedro pelo mundo?”, da GNT

Santo Amaro em festa
O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, já tem seus 50 finalistas. E entre eles, um projeto de Santo Amaro do Maranhão.
Marco Aurélio Costa, da Escola Municipal Brigadeiro Cunha Machado, está na disputa pelo título da 22ª edição. Ele concorreu com quase cinco mil projetos que passaram pelo olhar criterioso da Academia de Selecionadores.
A equipe de Selecionadores é composta de grandes especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país,
orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas.
Além da leitura dos cases, foram realizadas entrevistas com os educadores e solicitados materiais para a comprovação dos avanços de aprendizagem dos estudantes
em suas escolas.

Sobre o Prêmio
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.
O Prêmio tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e o patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação.

Encontro Mercado
A TV Mirante realiza no dia 16 de julho, no Hotel Luzeiros, o ‘Encontro Mercado’. Uma manhã repleta de conteúdo sobre o meio televisão e suas oportunidades.
O evento reforça o compromisso da TV Mirante de contribuir para o crescimento do mercado
publicitário maranhense.
E para esta edição a TV Mirante traz a São Luís o Diretor de Planejamento de Marketing da Rede Globo, Roberto Schmidt, e o Executivo de contas da regional Nordeste da Kantar Ibope Media, Gilberto Araújo Júnior.
O evento é voltado para o mercado publicitário são-luisense e tem na lista de convidados
agências e principais clientes da emissora e, além do conteúdo exposto, terá, também, um espaço aberto para perguntas.

Show das Férias
O cantor sertanejo Michael Wesley está na concentração para o mais esperado evento das férias de julho em São Luís.
Ele se apresenta dia 26, ao lado de Zé Neto & Cristiano e Jonas Esticado, no “Show das Férias 4Mãos”, no estacionamento do São Luís Shopping.
O cantor desembarca um dia antes e cumpre também outros compromissos nesta Capital.

Luau no Olho d’Água
O fim de semana promete ser bem movimentado na Cozinha Massari, no bairro Olho d’Agua. Hoje, o espaço abrirá as
portas para o “Luau do Massari”, apresentando a balada eletrônica mais concorrida de São Luís. Desta edição, participam os DJs Santti e Turkez. A festa começa às 22h e vai até o sol raiar. No sábado à noite, nos jardins da Cozinha Massari, acontece a tradicional feira de gastronomia e artesanato “Sabor & Arte”, incluindo comidas variadas e música ao vivo.

TRIVIAL VARIADO
A reforma só se justificará se representar o começo de uma nova Previdência. Exigirá controle dos maiores interessados, os atuais e os futuros aposentados. Não dá mais para deixar que o dinheiro das contribuições continue sendo saqueado por governantes irresponsáveis.

Mesmo sem apresentar números para justificar sua tese, o governo obteve 71 votos a mais do que o necessário na Câmara dos Deputados para aprovar a reforma da Previdência. A oposição também não trouxe dados suficientes para convencer os indecisos. Insistiu em chavões políticos surrados.

A maioria dos deputados não quis perder a oportunidade. Sabendo que a TV Câmara transmitia ao vivo e o assunto gerava interesse, ocorreu uma sucessão cansativa de discursos. Quem acompanhou o primeiro orador governista e logo depois um da oposição ouviu tudo. Os argumentos se repetiram até a exaustão.

No entorno de cada orador estavam sempre deputados conhecidos pelo jargão de papagaios de pirata. Queriam aparecer com chance de um sorriso e abanos aos familiares.

Rodrigo Maia foi à tribuna para fazer agradecimentos, após o anúncio do resultado da votação. Elogiou a articulação do ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Desmentiu a versão de que o entendimento entre os dois estava trincado, como muitos insistiam.

A sessão plenária de quarta-feira demonstrou que a Câmara não precisa de mais do que 400 deputados federais. Seria o número suficiente para representar os eleitores. Não se formariam longas filas na tribuna para apenas fazer brilhatura, ainda que pobre.

O Brasil tem a 15ª carga tributária mais alta do mundo, entre os 193 países signatários da ONU. Resultado de levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.

Enquanto boa parte da população se aproveita da ampliação do crédito e das facilidades de pagamento para realizar sonhos de consumo, os idosos encontram cada vez mais dificuldades para fazer operações financeiras.

Acontece que, para os bancos e financiadoras, pessoas com mais de 65 anos são clientes de alto risco de morte e, por esse motivo, acabam tendo prazos curtos para quitar
as dívidas.

No assunto: muitas vezes as instituições financeiras se negam a fazer negócio, ou impõem condições tão difíceis para liberar o dinheiro que acabam inviabilizando a operação.

Programa imperdível neste fim de semana no Teatro Arthur Azevedo: o espetáculo Cabaré do Pão com Ovo, cujo elenco é liderado pelos experientes César Boaes e Adeilson Santos. Sábado e domingo terão duas sessões. Vou lá!

O presidente José Sarney e Dona Marly, que estão passando alguns dias em São Luís, comemoram hoje, na intimidade da família, seus 67 anos de feliz união matrimonial. Este é um amor que faz história.


DE RELANCE

Gestão de recursos
Foi lançado ontem o e-book “Mais Itapecuru: subsídios ao planejamento e a gestão de recursos hídricos”, projeto proposto pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos e produzido em parceria com 28 pesquisadores da comunidade acadêmica maranhense e dedicados ao estudo do tema. A bacia do rio Itapecuru abrange 56 municípios do Maranhão, contabilizando mais de 1,2 milhão de habitantes, em uma área de 53.216,84 Km², o que representa 16% da área do Estado. Dividido em sete partes, o livro faz uma ampla análise da grandiosidade e da importância ambiental, social e econômica da bacia do Itapecuru.

Corpo e Alma no Basa Clube
Neste sábado tem a primeira Mostra Coreográfica Corpo e Alma, no Basa Clube Calhau, com a participação de alunos da Escola de Dança Corpo e Alma e convidados. O mestre de cerimônia será o campeão da Dança dos Famosos, Marcelo Granjeiro, que dançou com Viviane Araújo no Domingão do Faustão. A coordenação é do professor Hidelfonso Loyola, que lidera um dos grupos de dança moderna mais atuantes de São Luís.

Bruno Shinoda e homenagem
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, ontem, no plenário Deputado Nagib Haickel, sessão especial para a entrega da Medalha do Mérito Legislativo “João do Vale” ao cantor maranhense Bruno Patrício de Abreu Ferreira, conhecido nos palcos como Bruno Shinoda. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Adriano Sarney.

Bruno Shinoda e homenagem 2
O artista, que recebeu dos fãs e admiradores o título de “Imperador”, contabiliza resultados surpreendentes no ramo da música local. Começou a carreira em 2011, com o Grupo Swingart. Desde então, conquista o público com os ritmos swingueira, axé, pagode, forró, reggae e sertanejo. Hoje, ele lidera o ranking da agenda de shows no Maranhão, faz várias apresentações em São Luís, no interior e no Estado do Piauí, sempre com recordes de público. O homenageado nasceu em São Luís e realiza trabalhos sociais, principalmente no bairro Santa Cruz, onde passou boa parte de sua vida.

Museu no shopping
O Museu do Videogame Itinerante, que estará a partir deste sábado, até o dia 28, na praça de eventos do Shopping da Ilha, resgata os 46 anos de história dos videogames. São mais de 300 consoles de todas as gerações em exposições, dezenas de consoles antigos para jogar, além de Palco Just Dance, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes e outras áreas, além de concurso de cosplay e o encontro K-POP.

Museu no shopping 2
O museu, que recebe cerca de 5 milhões de visitantes por ano, é o primeiro do gênero no país registrado pelo Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do Brasil. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris.

Férias culturais
O programa Férias Culturais continua agitando o Centro Histórico da Capital. Ontem foi realizado o roteiro guiado Conheça São Luís. A iniciativa tem como finalidade proporcionar, no mês das férias escolares, opções para que moradores e turistas conheçam mais sobre a riqueza e as belezas que fazem esta cidade ser reconhecida como Ilha do Amor, Atenas
Brasileira e Jamaica Brasileira.

Férias culturais 2
Personagens marcantes da história de São Luís, vividos por atores maranhenses, acompanham o público contando a história da cidade passando pela fundação, monumentos e pontos referenciais. Nomes como Ana Jansen, Daniel de La Touche, Gonçalves Dias e Benedito Leite, encenados por atores, contam curiosidades de São Luís na passagem pelos casarões seculares, prédios, praças, igrejas e centros históricos.

Para escrever na pedra:
“Quando uma porta da felicidade se fecha, outra se abre, mas costumamos ficar olhando tanto tempo para a que se fechou, que não vemos a que se abriu”. De Helen Keller.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.