Roubos

Violência: três pessoas mortas durante assaltos na Ilha nesta semana

Alvos são residências e coletivos, incluindo vans, de onde a jovem Mikaelly Lemos caiu durante ação de bando e morreu

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Mikaelly Ashley Rodrigues morreu durante assalto a uma van na MA-201
Mikaelly Ashley Rodrigues morreu durante assalto a uma van na MA-201 (Mikaelly)

SÃO LUÍS - Uma onda de assalto se instalou na Região Metropolita de São Luís esta semana, deixando a população assustada. Os alvos são residências e coletivos, incluindo vans do transporte alternativo. Durante essas ações criminosas, três pessoas já perderam a vida, e uma delas foi Mikaelly Ashley Rodrigues Lemos, de 18 anos. Segundo a polícia, a jovem teria caído de uma van, que estava sendo assaltada, fato ocorrido na noite de quarta-feira, 10, na MA-201, Estrada de Ribamar, no Maiobão, em Paço do Lumiar.

A polícia informou, também, que os criminosos tiveram acesso ao veículo como passageiros, no bairro da Forquilha, e nas proximidades da subestação da Cemar, no Maiobão, anunciaram o assalto. Eles portavam arma de fogo e instalaram o clima de pânico no veículo.

Mikaelly Rodrigues, ao presenciar o assalto, jogou o celular pela janela da van e, em seguida, segundo a polícia, teria pulado do veículo em movimento. Ela sofreu várias fraturas, principalmente na cabeça e morreu ainda no local. A jovem já estaria perto de sua residência. Inclusive, ela realizou uma ligação minutos antes para os seus familiares pedindo que fossem buscá-la na parada de ônibus.

Outra versão

A mãe da vítima, Sheila Barroso Rodrigues, declarou ontem em entrevista a Rádio Mirante AM que a sua filha teria sido empurrada da van por um dos bandidos. “A minha filha jogou o celular pela janela da van e caiu de costas. Um dos bandidos, provavelmente a empurrou do veículo e resultou em sua morte”, desabafou.

Ela disse que um outro filho seu foi buscar a jovem na parada e no local ficou sabendo da tragédia. Os assaltantes, além de terem ocasionado a morte da jovem, também roubaram a sua bolsa na qual estava o seu salário que havia recebido nesse dia.

Ainda segundo Sheila Barroso, a sua filha pretendia viajar ainda este ano para Curitiba, no Paraná, onde pretendia fixar residência. O corpo ele somente no período da manhã de ontem foi liberado para os familiares. “A minha filha morreu e estou sentindo a dor da perda, mas resolvi doar as suas córneas”, disse Sheila Barroso.

Guarnições da Polícia Militar realizaram diligências na localidade, mas até o começo da tarde de ontem não haviam conseguido localizar os criminosos. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Testemunhas ainda esta semana devem ser ouvidas na delegacia.

Invasão a residências

Também esta semana, três residências foram invadidas por criminosos na Ilha, resultando, inclusive, em mortes. Na tarde de quarta-feira, 10, o foragido Wellison Cordeiro Oliveira, o Nonô, de 18 anos, morreu no Socorrão I, no centro, após trocar tiros com policiais na Ponta d’Areia.

Segundo o delegado Walter Wanderley, do 20º Distrito Policial, ele e mais dois criminosos abordaram, na madrugada desse dia, um casal que estava saindo de sua residência, no Parque Araçagi. Os ladrões invadiram a casa do casal, renderam e amarraram os outros cinco moradores, que estavam dormindo.

Uma das vítimas ficou todo o tempo com uma arma de fogo apontada para sua cabeça e chegou a desmaiar. Os criminosos procuravam por dinheiro e joias. Em seguida, eles fugiram levando o veículo da vítima.

A polícia passou a realizar diligências na cidade e no começo da tarde, localizou Nonô em uma quitinete, na Ponta d’Areia. Houve confronto e um dos tiros atingiu o criminoso e foi levado para o Socorrão I, onde morreu. Ainda de acordo com o delegado, Nonô era acusado de homicídio, roubo e furto qualificado.

A outra ocorrência de roubo a residência ocorreu na madrugada do dia 7, no bairro do Anjo da Guarda. Quatro criminosos invadiram a casa de Pablo Silva Lima. Um deles teria apontado uma arma para a cabeça de uma das vítimas, ameaçando matá-la.

Após concluírem o assalto, os bandidos fugiram em duas motocicletas. Pablo Silva, então, decidiu persegui-los em seu veículo e nas proximidades da rotatória do Bacanga, atingiu a motocicleta que era conduzida por João Francisco, na qual estava uma adolescente, de 16 anos. No dia seguinte, a polícia prendeu mais um envolvido nesse assalto, identificado como José Ribamar Oliveira Júnior, de 24 anos. O outro bandido ainda está sendo procurado.

Na madrugada do dia 10, um bandido identificado como Negro, invadiu uma residência no São Cristóvão e agrediu e estuprou a dona casa, que foi socorrida e levada para a UPA da Cidade Operária. O caso está sendo investigado pela Delegacia da Mulher.

Outras ocorrências

Na terça-feira, 9, Aldenir Vieira Silva e a sua sobrinha, Vanessa Vieira Silva, quase seriam linchadas por moradores na feira do bairro do Anjo da Guarda. Segundo a polícia, eles foram acusados de terem assaltado uma mulher, portavam uma faca. Eles estavam em uma motocicleta, com registro de roubo. A polícia chegou a tempo de evitar o linchamento.

Também, nesse dia, ocorreram dois assaltos a coletivos. Um deles na Avenida dos Franceses, na Alemanha, e o outro, na Avenida da Camboa. Neste último, segundo a polícia, os assaltantes, portando armas de fogo, tiveram acesso ao coletivo, no Terminal da Praia Grande. Um deles chegou a apontar um revólver para a cabeça do cobrador, exigindo dinheiro.

O comandante da Polícia Militar, coronel Ismael Fonseca, disse ontem, durante entrevista a Rádio Mirante AM que em relação a morte de Mikaelly Rodrigues que o caso está sendo investigado pela polícia, que tenta descobrir se a jovem foi jogada ou teria sido empurrada do veículo. Segundo ele, a polícia tem feito um trabalho ostensivo e que o número de homicídios no estado está diminuindo ao londo dos anos.

Entenda

Ações de criminosos durante esta semana

Dia 7: adolescente, de 16 anos, morreu em acidente de trânsito na rotatória do Bacanga. Segundo a polícia, teria participado de um assalto a uma residência, no Anjo da Guarda, em companhia de mais três bandidos.

Dia 9: Aldenir Vieira e Vanessa Vieira Silva escaparam de ser linchados no Anjo da Guarda, após um assalto a uma mulher, na feira do Anjo da Guarda. Nesse dia, houve o registro de dois assaltos a coletivos.

Dia 10: O foragido Wellison Cordeiro Oliveira, o Nonô, de 18 anos, morreu no Socorrão I, após trocar tiros com policiais na Ponta d’Areia. Ele teria roubado uma residência no Parque Araçagi, em companhia de mais dois criminosos. Ainda nesse dia ocorreu a morte de Mikaelly Ashley Rodrigues Lemos, de 18 anos. Ela teria caído de uma van, no Maiobão, no momento de um assalto ao veículo. Foi registrado, também, um caso de estupro no Jardim São Cristóvão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.