São João fora de época

Festa para os miolos do bumba meu boi

Décima quarta edição do Encontro de Miolos de Bumba Meu Boi acontece hoje, das 9h ás 20h, na Praia Grande, com a participação de cerca de 200 miolos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Os "miolos" são a alma do boi
Os "miolos" são a alma do boi (Miolo de boi)

São Luís - “Sem miolo, o boi não dança”. É essa a premissa que norteia o evento “Encontro de Miolos de Bumba Meu Boi de Todos os Sotaques”, em sua décima quarta edição, e que acontece hoje, das 9h às 20h, no Canto da Cultura, na Praia Grande. Este ano, o homenageado será o brincante Antônio Medeiros, o “Teté”, septuagenário que é miolo de boi há mais de 40 anos. A festa inclui exposição de capoeira e couros bordados. O cortejo acontecerá pelas ruas da Praia Grande.

O evento deverá reunir cerca de 200 brincantes que dançam como “miolos” nos grupos de bumba meu boi do Maranhão. Os “miolos” ficam embaixo do couro do boi e são os responsáveis pela evolução do personagem principal da festa. Ao longo do período junino, eles ficam no anonimato, pois assumem a identidade do personagem para imprimir vida e graça às apresentações dos grupos nos quais evoluem. Os “miolos” precisam ter excelente preparo físico, uma vez que as apresentações são diversas e a encenação, geralmente rodopiando nos terreiros, é uma das marcas registradas dos grupos do gênero.

A festa será embalada pelas apresentações paralelas das bandas de músicos do 24o Batalhão de Infantaria Leve (BIL), Boi Brilho do SESC, Polícia Militar, Banda do Bom Menino das Mercês e Guarda Municipal.

Segundo o produtor cultural José Reis, idealizador e organizador do evento, a iniciativa começou em 2002, no bairro Maiobão, com a participação de aproximadamente 25 miolos. “Depois, o evento ficou por três anos sem acontecer e voltou em 2006, já na Praia Grande, onde se cumpria o cortejo Praça Deodoro-Rua Grande. Devido ao crescimento do projeto, concentramos na Praia Grande, em frente a Secretaria de Cultura”, disse.

Serviço

O quê

Encontro de Miolos

Quando

Hoje, das 9h às 20h

Onde

Canto da Cultura, na Praia Grande

Participação livre

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.