Cultura

Encontro de Miolos de Bois reúne mais de 200 brincantes na Praia Grande

A 14ª edição do evento levou diversão a turistas e populares durante toda a sexta-feira (12), com apresentações que duraram das 8h às 20h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Este ano, mais de 50 miolos mirins participaram do encontro
Este ano, mais de 50 miolos mirins participaram do encontro

SÃO LUÍS - Um dos integrantes mais importantes dos grupos de bumba meu boi é o miolo. E os responsáveis por dar os movimentos e evolução a uma das figuras mais icônicas das festas juninas do Maranhão ganharam, ontem, 12, um dia inteiro de homenagem. A 14ª edição do Encontro de Miolos de Bumba Meu Boi foi realizada no Canto da Cultura, cruzamento da Rua Portugal e Rua da Estrela, na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

Mais de 200 miolos levaram seus bois, que ficaram expostos durante todo o dia no calçadão das duas populares vias. Turistas e locais se deslumbraram com os coloridos bordados do couro dos bois.

O exercício é majoritariamente representado por homens, mas no Bumba Meu Boi Estrela d’Alva essa realidade é diferente. Maria Antônia, estudante de 16 anos, é miolo há dois. “Me interessei por causa de um primo que já era miolo. Eu adoro ser responsável por isso e a cada ano estou me esforçando mais”, conta, em entrevista para O Estado.

O ano de 2019 também foi recorde em número de miolos mirins. Mais de 50 crianças ficaram responsáveis pela evolução do boi nas companhias de todo o estado. O pequeno Dudu é miolo desde os 3 anos de idade. “Ele nasceu no boi. Hoje, com 6 anos, ele miolo, mas já sabe tocar pandeiro, dançar como índio e como vaqueiro”, contou a mãe, Rosângela Silva.

Público foi conferir o encontro, na Praia Grande
Público foi conferir o encontro, na Praia Grande

Edição 2019
Neste ano, o homenageado foi o brincante Antônio Medeiros, o “Teté”, septuagenário que é miolo de boi há mais de 40 anos. A festa incluiu exposição de capoeira e couros bordados.

Com cerca de 10 mil pessoas passando pelo local durante todo o dia, o produtor cultural José Reis, idealizador e organizador do evento, contou sobre a felicidade do evento já ser consagrado na Ilha.

“Essa iniciativa começou em 2002, no bairro Maiobão, com a participação de aproximadamente 25 miolos. Depois, o evento ficou por três anos sem acontecer e voltou em 2006, já na Praia Grande, onde se cumpria o cortejo que sai da Praça Deodoro. Temos que homenagear esses brincantes que são tão importantes no nosso São João”, reforçou o produtor.

A festa foi embalada pelas apresentações paralelas das bandas de músicos do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), Boi Brilho do SESC, Polícia Militar, Banda do Bom Menino das Mercês e Guarda Municipal.

Bois e seus bordados expostos na Praia Grande
Bois e seus bordados expostos na Praia Grande

Quem são os miolos
Os miolos ficam embaixo do couro do boi e são os responsáveis pela evolução do personagem principal da festa. Ao longo do período junino, eles ficam no anonimato, pois assumem a identidade do personagem para imprimir vida e graça às apresentações dos grupos nos quais evoluem.

Os miolos precisam ter excelente preparo físico, uma vez que as apresentações são diversas e a encenação, geralmente rodopiando nos terreiros, é uma das marcas registradas dos grupos do gênero.

Mais de 200 miolos participaram da edição deste ano
Mais de 200 miolos participaram da edição deste ano

Encontro de Miolos de Bois reúne mais de 200 brincantes na Praia Grande

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.