Política | Votação

Bancada ignora orientação de Dino na votação da Reforma da Previdência

Apenas três aliados do governador votaram de forma contrária ao texto-base da reforma na Câmara Federal: Bira do Pindaré, Márcio Jerry e Zé Carlos
Ronaldo Rocha da editoria de Política12/07/2019

O governador Flávio Dino (PCdoB) não obteve êxito na articulação política junto à bancada maranhense na Câmara Federal na votação do texto-base da Reforma da Previdência, aprovado na última quar­­ta-feira, 10.
Apenas três dos aliados de Dino foram contrários ao texto que abriu caminho para a efetivação da reforma no país: Márcio Jerry (PCdoB), Zé Carlos (PT) e Bira do Pindaré (PSB), este último, contudo, com relação já abalada desde o início do ano com o Palácio dos Leões.
Contrário à Reforma da Previdência, Flávio Dino se posicionou diversas vezes nacionalmente pela rejeição da matéria no Congresso Nacional. Ele chegou a se reunir com outros governadores da Região Nordeste para tentar impulsionar um movimento contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) e reuniu os seus aliados da Câmara Federal para tratar da matéria.
Apesar disso, o comunista acumulou sucessivas derrotas na articulação do tema. Primeiro: governadores do Nordeste, que antes eram contrários à reforma, passaram a defender a inclusão dos estados no novo modelo previdenciário. Dino ficou isolado.
Em seguida, Dino não conseguiu assegurar votos contrários o suficiente – na bancada maranhense – para mostrar força política em Brasília, uma vez que ele já se posiciona como pré-candidato a presidente da República.
Entre os aliados do Palácio dos Leões que votaram de forma favorável à reforma estão: Gil Cutrim (PDT), Gastão Vieira (PROS), André Fufuca (PP), Juscelino Filho (DEM) [coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional]; Cléber Verde (PRB); Josimar de Maranhãozinho (PL); Júnior Lourenço (PL); Marreca Filho (PATRI) e Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte