COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
NA NOITE sempre movimentada e alegre do Bistrô Alameda Trinta, foram vistos circulando em grande estilo o médico José Luís Guimarães com a esposa Mônia Maria e as filhas Maria Luíza (E) e Maria Eduarda (D)
NA NOITE sempre movimentada e alegre do Bistrô Alameda Trinta, foram vistos circulando em grande estilo o médico José Luís Guimarães com a esposa Mônia Maria e as filhas Maria Luíza (E) e Maria Eduarda (D)
REBECA MURAD com o professor Eduardo Araral, da National University of Singapore (NUS), instituição de ensino superior de Singapura, considerada a melhor da Ásia e 12ª melhor do mundo
REBECA MURAD com o professor Eduardo Araral, da National University of Singapore (NUS), instituição de ensino superior de Singapura, considerada a melhor da Ásia e 12ª melhor do mundo
O PROFESSOR Cidinho Marques diz que não é todo dia que recebe o abraço de um guru! Deepak Chopra é um dos seus Mestres favoritos e uma das suas grandes inspirações para seu modelo de Meditação
O PROFESSOR Cidinho Marques diz que não é todo dia que recebe o abraço de um guru! Deepak Chopra é um dos seus Mestres favoritos e uma das suas grandes inspirações para seu modelo de Meditação

Encontro com o famoso Dr. Chopra
Cidinho Marques aprendeu com o Dr. Deepak Chopra e com ele se certificou como professor de Meditação do Som Primordial. Hoje o maranhense se orgulha de fazer parte do seleto time mundial de instrutores que usam o método. Este é o sexto curso que Cidinho faz com ele, desta vez no Havaí.
São 470 participantes de 27 países, dentre os quais cerca de 20 professores.
Nestes 6 anos que Cidinho vem ensinando a meditar, cerca de 300 pessoas já receberam dele seus mantras individuais e a grande maioria relata mudanças significativas em sua qualidade de vida.
Ele confessa que se sente cada vez mais feliz em compartilhar com tanta gente a intenção do Mestre Deepak, uma pessoa tão simples e ao mesmo tempo tão sábia que cada vez mais surpreende com seu profundo conhecimento sobre a alma humana e com atitudes em prol do bem estar da humanidade.
Considerado pela Revista Time uma das 100 maiores personalidades do século, Deepak Chopra é conhecido como o “poeta e profeta da Medicina Alternativa” e famoso pela transformação pessoal.
Para quem não sabe, o Dr. Chopra escreveu mais de 85 livros, entre eles “A Cura Quântica”, “As 7 Leis espirituais do sucesso”, “O Poder da Consciência”, “Você é o Universo”, incluindo mais 25 Best Sellers do New York Times

Dom Bosco em Singapura e Índia
Diretora geral de gestão do Grupo Dom Bosco (Colégio Dom Bosco e UNDB Centro Universitário), Rebeca Murad esteve em missão técnica internacional voltada para a área de educação em Singapura e Índia, juntamente com gestores
de outras instituições de ensino brasileiras, em busca de experiências bem sucedidas para inspirar a educação no Maranhão.
Foram dias intensos de muitos debates, palestras e trocas de experiências docentes sobre temas atuais relacionados à educação básica e superior, além de visitas às universidades de dois países, que muito podem inspirar nos desafios de implementação da educação no Brasil.
Em Singapura, a comitiva integrada por Rebeca Murad visitou a National University of Singapore (NUS), considerada a melhor da Ásia e 12ª melhor do mundo, de acordo com o QS Top University Ranking. Os participantes da Missão tiveram contato direto com a equipe
docente da instituição para
entender melhor como ela se tornou referência mundial.
Rebeca Murad exultou ao constatar que o bem sucedido ensino superior de Singapura faz amplo uso do desenvolvimento das competências socioemocionais, mesclando habilidades acadêmicas a soft skills; modelo esse que é igualmente adotado no Grupo Dom Bosco, tanto no Colégio Dom Bosco quanto
na UNDB.

Férias culturais
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem utilizado com eficácia as redes sociais para divulgar o Programa Férias Culturais, criado com o objetivo de revitalizar, dinamizar e reocupar os espaços públicos do Centro Histórico de São Luís.
Ontem, a programação foi no Complexo Deodoro, o Sarau Histórico.
Até o dia 31 muita coisa vai rolar em vários espaços públicos do Centro, como shows de blues, jazz e programação infantil, além dos já tradicionais, Passeio Serenata, Roteiro Reggae e o Conheça São Luís.

Volta ao mundo
Fazer uma viagem por diversos países e dar um mergulho profundo na cultura dos mais diferentes povos.
Essa é a proposta da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), que será realizada pela primeira vez em São Luís, entre os dias 19 e 28 de julho,
no Mulicenter Sebrae.
O artesanato maranhense terá um espaço de destaque na mostra.

Na Expoimp
O tesoureiro do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec-MA), Osvaldo Serra, vai proferir, hoje, palestra durante o II Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa.
O evento, organizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), integra a programação da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).

Vinhos em todos os sentidos
O número de apreciadores de vinho em São Luís só cresce. Para incentivar e fomentar ainda mais esse mercado, no último fim de semana, o Grupo Mateus realizou mais uma edição do curso de vinhos para iniciantes, no Atelier Don’Anna. O curso contou com técnicas de degustação ensinadas pela primeira sommelière do Maranhão, Raquel Aciole, acompanhada pelo também sommelier e gerente da adega do Spazio Mateus Renascença, Miro Fernandes. Durante a aula, o público recebeu dicas e aprendeu a degustar os vinhos em todos os sentidos.

TRIVIAL VARIADO
Desde a Constituição de 1988, foram aprovadas seis emendas constitucionais sobre a Previdência Social. A primeira em 1993. Seguiram-se as de 1998, 2003, 2005, 2012 e 2015. Todas com tons de maquiagem. Nenhuma com a rofundidade da atual.

Análise do balanço do governo federal mostra que, desde 1º de janeiro deste ano, 57 por cento das despesas, excetuando o pagamento de juros para rolar a dívida, deram-se com a Previdência. No mesmo período, os setores de Saúde e Educação, juntos, somaram 17 por cento.

Há governadores e prefeitos achando que ocorrerá uma espécie de milagre no último momento com a inclusão de Estados e municípios na reforma da Previdência. Para eles, ficar fora do projeto será o mesmo que saltar de um avião, sabendo que o paraquedas não funcionará.

Foi rezada ontem à noite, na Igreja São Luís Rei de França, no Calhau, a missa de sétimo dia do falecimento de Dona Maria de Lourdes de Carvalho Costa, mãe do desembargador do Trabalho Gerson de Oliveira Costa Filho.

Um dos mais famosos artistas do Maranhão, Fernando Mendonça andou circulando ontem aqui pela Redação. Hoje ele regressa ao Rio de Janeiro feliz por ter passado as festas juninas conferindo as brincadeiras folclóricas maranhenses.

O dentista Fernando Fialho deu uma pausa no seu consultório, colocou o pé no jato e foi com a esposa e os filhos curtir alguns dias de férias no Beach Park, o belo complexo turístico do litoral do Nordeste do Brasil, na praia de Porto das Dunas, em Fortaleza.

Hoje, às 19h30, na Igreja São Marcos, na Ponta d´Areia, será rezada a missa de sétimo dia do falecimento de Raimundo Nonato Castelo Cordeiro.

DE RELANCE

A morte de um trovão
Comovente e poético o registro de Fabrício Carpinejar sobre a morte do jornalista Paulo Henrique Amorim: “Triste ter que me despedir, no mesmo ano, de dois locutores de nossos pensamentos tão pessoais e inconfundíveis: Amorim e Boechat. Jornalistas com quem nos acostumamos tornam-se vozes interiores, vozes de aeroporto em nossas cabeças, conversando conosco, permitindo a decolagem e a aterrissagem de nossas ideias. Eu sentirei falta de Paulo Henrique Amorim, que faleceu na juventude de seus 77 anos, de infarto. Não há como apagar o som grave e seu sotaque carioca-cosmopolita de minha cabeça, dissolver os seus textos de correspondente na Veja e de suas aparições na Record e na Globo”.

A morte de um trovão 2
Carpinejar lembra que Paulo Henrique Amorim tinha uma inclinação de timbre própria, como uma metralhadora, a exemplo da lábia ferina de Paulo Francis. Nem precisávamos conferir a imagem para saber que era ele falando na televisão. Amorim é aquela figura longe da neutralidade, com a mesma facilidade que fazia amigos, criava inimigos e convertia depois os inimigos novamente em amigos, para ninguém entender mesmo o que tinha acontecido nos seus laços afetivos.

A morte de um trovão 3
Para o bom poeta gaúcho, Paulo Henrique Amorim talvez tenha sido somente cúmplice e confidente da notícia, de mais ninguém, mudando juntamente com ela, quando trocava de lado e de argumento. Foi um homem de rompantes, de curto-circuitos, de rasgos de luz. E arremata: “Triste ter que me despedir, no mesmo ano, de dois locutores de nossos pensamentos tão pessoais e inconfundíveis: Amorim e Boechat. Morre um trovão. Agora vem a chuva”.

Reforma robusta
Estados e municípios viraram o grande nó da mais robusta reforma da Previdência já votada pela Câmara. E o motivo é eleitoreiro. Nem mesmo o lobby dos policiais para tentar assegurar regras de transição mais vantajosas mobilizou tanto as conversas e a energia dos presidentes da Câmara e do Senado. Governadores, com a ajuda de prefeitos, se instalaram no plenário para tentar convencer os deputados de que uma reforma sem mudanças para servidores estaduais e municipais é capenga.

Reforma robusta 2
Muitos parlamentares não estão dispostos a enfrentar as corporações locais e desperdiçam a chance de promover um ajuste fiscal de fato. Falta responsabilidade e dimensão política a esses deputados. Afinal, aquelas medidas de real impacto na vida do trabalhador já foram aprovadas, como idade mínima e tempo de contribuição para acesso ao teto do INSS. A saída desenhada pelo próprio Rodrigo Maia é deixar as mudanças para o Senado, onde o projeto começa a ser debatido em agosto.

Defender Sergio Moro
Uma questão está em jogo nos vazamentos e nas condutas de Sergio Moro e de integrantes do Ministério Público. Mais uma vez, é preciso desfocar da árvore para perceber a floresta. Boa parte do meio jurídico e da opinião pública insiste que as conversas entre o ex-juiz e a acusação nada têm de anormais. Miram em um alvo mas, sem querer, acertam outro. Ao ouvir que o alinhamento entre magistrado e acusadores é tão natural como a luz do dia, os cidadãos brasileiros são convidados a concluir: “Ah, então é assim que a Justiça funciona”.

Defender Sergio Moro 2
Seria legítimo deduzir que os julgamentos são todos combinados antes. O problema não é julgar Sérgio Moro e os procuradores. Isso é insignificante diante do abalo de confiança no Judiciário – o mais poderoso dos poderes, justamente pela prerrogativa da palavra final. Essa corrosão da autoridade e da credibilidade vai engrossando um caldo que já conta com elevadas doses de radicalismo político, fermentado pela violência das redes sociais.

Defender Sergio Moro 3
Ao defender equivocadamente um dos seus integrantes, boa parte da magistratura e do MP brasileiro descuidam de algo bem maior. O que o ex-juiz Sergio Moro e seus aliados do MP fizeram é errado e precisa ser criticado, dentro dos padrões estabelecidos pela civilidade e pela lei – nunca em nome de revanches ou de mágoas políticas, mas sim na defesa de algo infinitamente valioso: a credibilidade da nossa Justiça.

Para escrever na pedra:
“Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém… Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim…E ter paciência para que a vida faça
o resto…” De William Shakespeare.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.