Literatura

Contos e poesias de infância em publicação

Livro "Zé Catucá – Contos e Poesias", do desembargador João Santana, reúne 40 contos e poesias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
O juiz João Santana
O juiz João Santana (Juiz João Santana )

São Luís - Inspirado em suas memórias de criança, o livro “Zé Catucá – Contos e Poesias”, do desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) João Santana é composta por quarenta contos e poesias, sendo quatro poesias, de autoria de uma criança que as escreveu quando tinha apenas 8 anos, chamada Caio César.

Para o autor, o livro remete àquilo que ficou gravado eu sua memória. “O que significa dizer de como é importante a presença da leitura na vida das crianças, naquele momento em que elas têm sede de saber”.

Sobre Caio César, o desembargador afirma que ficou impressionado pelo talento e qualidade das poesias do menino. A publicação também representa um incentivo à escrita pelos pequenos autores e à leitura nos primeiros anos da infância. Para o juiz de Direito Aureliano Neto, autor do prefácio do livro, trata-se de uma obra literária de muito sentimento.

“Num lamento de muita poeticidade, tanto na prosa como no verso, este contista e poeta dos sentimentos do mundo mexe no fundo de nossas vísceras, como o oleiro a fazer o tijolo do dia a dia”, exprimiu Neto.

O título da obra faz alusão a um personagem que viveu em um povoado no sertão de Grajaú, na margem direita do Rio Grajaú, oposta à margem onde nasceu João Santana, num lugar chamado “Queira-Deus”. Homem de posses, valente e temido, cuja filha vive um amor proibido. Sobre o conto “A morte de Zé Catucá”, Aureliano Neto diz: “É uma narrativa literariamente de excelente qualidade. Digna dos grandes contistas da literatura brasileira”.

João Santana publicou, em dezembro de 2015, a autobiografia “Menino Passarinheiro – o poeta dos passarinhos” e é autor de diversas publicações na Revista da Escola Superior de Magistratura do Maranhão (ESMAM), entre acórdãos e sentenças judiciais. A respeito da poesia e de sua nova obra literária, ele afirma: “Já disse noutro momento que a poesia me inspira, que ela me satisfaz, que faz a minha alegria. Neste livro continuo me divertindo com a alegria dos passarinhos”.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.